5 tipos de testes psicológicos para o recrutamento e seleção

5 tipos de testes psicológicos para o recrutamento e seleção

Os tipos de testes psicológicos são ótimas ferramentas para garantir contratações de sucesso.

Quer conhecer quais são as principais e como elas podem ser utilizadas na sua empresa? Então, confira a lista com 5 testes psicológicos para Recrutamento e Seleção!

  • Metodologia DISC

Nossa primeira metodologia avalia 4 aspectos da personalidade do trabalhador:

  • Dominância;
  • Influência;
  • Estabilidade; e
  • Conformidade;

Conforme for a frequência desses aspectos na personalidade da pessoa, cria-se perfis como planejador, executor, analista e comunicador.

Esse teste pode ser até online, podendo ser usado logo na triagem. Além disso, o teste pode ajudar a criar equipes mais eficientes através de uma gestão por competências.

  • Habilidades sociais

Esse é um dos tipos de testes psicológicos voltados para medir a capacidade de relacionamento.

Assim, é um bom teste para cargos que precisam trabalhar em equipe, ou seja, que requerem inteligência emocional

Também é importante para funcionários do atendimento ao clientes e fornecedores. Afinal, essas posições requerem muito equilíbrio emocional e profissionalismo.

  • Atenção Concentrada – AC

O teste AC visa medir a capacidade de concentração da pessoa por um período de tempo. Pode ser aplicado em grupo ou individualmente e tem diversas versões.

Assim, é um dos melhores tipos de testes psicológicos para funções que seja necessário que o trabalhador se mantenha concentrado durante a tarefa. Por exemplo, funções de programação, redação, eletricistas, etc.

Diria que é um dos tipos de testes psicológicos mais essenciais para funções com alto grau de risco de acidentes.

  • Teste de Lipp

O estresse é considerado por muitos como o mal do século. Por isso, o teste de Lipp se faz presente nos processos de recrutamento e seleção.

Ademais, o estresse pode ser um fator para conflitos e afastamentos. Por isso, identificar candidatos propensos e adotar medidas para melhorar o bem-estar é fundamental.

Assim, esse tipo de teste psicológico avalia como o trabalhador lida com situações de estresse.

  • Administração de Tempo

Especialmente em cargos de gestão, ser proativo e gerir bem o tempo são características fundamentais para um bom profissional.

Esse tipo de teste psicológico é exatamente para isso. Ele é composto por 96 questões distribuídas em 16 categorias relacionadas de alguma forma com a administração do tempo.

Dessa forma, é mensurado o nível de produtividade e sua organização. Essa característica também pode ser analisada em dinâmicas de grupo, em que possibilita avaliar o trabalho em equipe.

Por que utilizar algum dos tipos de testes psicológicos?

Com esses 5 tipos de testes psicológicos já é possível fazer uma boa filtragem de profissionais no Recrutamento e Seleção.

O uso de testes psicológicos são úteis para identificar as características do trabalhador e ter sucesso na contratação. Afinal, como profissional de RH, não basta preencher a vaga se 3 meses depois terá que fazer tudo de novo, pois o candidato selecionado não encaixou na equipe.

Ou seja, uma contratação sem avaliar o perfil cultural e comportamental apenas leva a:

  • Queda de produtividade nas equipes;
  • Redução na satisfação dos colaboradores;
  • Deterioração da cultura organizacional;
  • Aumento de custos;
  • Queda nos resultados da empresa como um todo.

Enfim, quer aprender a fazer Recrutamento e Seleção do jeito certo? Nós do Lugarh criamos um eBook gratuito, baixe ele aqui, para você saber tudo sobre R&S e apenas contratar os melhores talentos.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: