Redução de custos na empresa: saiba por onde começar!

Redução de custos na empresa: saiba por onde começar!

Redução de custos na empresa: saiba por onde começar!

Você já parou para pensar no quanto uma simples redução de custos na empresa pode gerar um aumento significante nos lucros? Ou então, abrir oportunidades para que se realizem novos investimentos que podem trazer algum retorno para a organização?

Além disso, se feita da maneira correta uma economia pode ser a solução para possíveis crises financeiras no empreendimento. E você sabe como fazer isso afinal? Como reduzir os custos sem comprometer o capital da empresa?

É exatamente sobre isso que vamos falar nesse post. Confira a seguir!

Por onde começar na redução de custos?

O primeiro passo para quem quer iniciar uma redução de custos na empresa, é criar um bom planejamento financeiro. Para isso, é preciso acompanhar de perto todas as atividades realizadas na dentro da organização para ter um certo controle financeiro.

Por exemplo, você precisa saber exatamente a quantia de dinheiro que sai e a quantia de dinheiro que entra, quais decisões que têm algum impacto financeiro são tomadas, como anda o fluxo de caixa e assim por diante.

Ter noção dessas informações ajuda a manter um senso de discernimento sobre o que pode ou não ser feito na empresa em cada momento. Além disso, ao fazer um planejamento financeiro é possível entender qual é a melhor área para iniciar a redução de custos.

Enfim, além de auxiliar na hora de começar a poupar dinheiro, fazer um planejamento financeiro garante maior estabilidade e segurança para a empresa, já que as surpresas ao final do mês serão eliminadas.

Quais são as outras formas de reduzir custos?

Se para sua empresa já está um pouco tarde demais e você precisa de medidas de redução de custos para mais curto prazo, trouxemos algumas dicas de como economizar em tempos difíceis:

  1. Antes de mais nada, saiba exatamente quais são os gastos essenciais da empresa. Para ter uma ideia, os gastos essenciais são os salários, impostos etc;
  2. Analise o fluxo de caixa constantemente e esteja ciente de todas as saídas e entradas;
  3. Após analisar o fluxo de caixa elimine todos os gastos desnecessários, ou seja, todos aqueles que não acrescentam nada à empresa;
  4. Procure por seus fornecedores e tente renegociar com eles. Caso não seja possível, busque por novos com qualidade equivalente e preços mais acessíveis;
  5. Faça elisão fiscal para reduzir os tributos pagos ao Governo;
  6. Otimize a gestão de compras e estoque;
  7. Reveja as políticas de horas extras da empresa;
  8. Se possível, faça investimentos para que tenha bons retornos futuramente;
  9. Quite todas as dívidas da empresa e pague as contas em dia para evitar juros.

Em resumo, para uma redução de custos empresarial bem sucedida é preciso fazer uma análise financeira profunda e cautelosa, entenda quais gastos podem ou devem ser eliminados e faça isso.

No entanto, não deixe de criar um bom plano financeiro para que a empresa continue a prosperar e obter lucros a longo prazo. Afinal, a redução de custos não deve ser algo apenas temporário, ela deve ser feita sempre pois quanto menos a organização gasta em coisas desnecessárias, mais dinheiro ela lucra ao final do mês.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: