Régua de cobrança: entenda o que é e para que serve

Régua de cobrança: entenda o que é e para que serve

Régua de cobrança: entenda o que é e para que serve

A inadimplência é um dos maiores motivos que fazem as empresas terem problemas financeiros. Porém, há medidas capazes de reduzir essas adversidades, como: ter um controle maior na concessão de crédito, oferecer formas de cobrança válidas e claro, ter uma régua de cobrança eficiente.

Saiba que essa é uma ferramenta que auxilia a empresa a cobrar os clientes, desde a notificação antes do vencimento até mesmo o protesto de um título.

Neste artigo você irá aprender tudo sobre o tema e como essa opção é eficaz para reduzir a inadimplência. Boa leitura!

O que é régua de cobrança?

Como dito acima, a régua de cobrança é uma estratégia feita para diminuir a inadimplência. Ela é usada pelas empresas para fazer a cobrança devida dos seus clientes, além de definir datas específicas para enviar mensagens, disponibilizar pagamentos, informar sobre fatura atrasada e outros.

Seu maior objetivo é criar um processo de cobrança organizado e eficiente. Para elaborar a régua de cobrança, você deve pensar na linha do tempo que envolve o pagamento de seus serviços. Ou seja, desde o recebimento do boleto; sendo cartão de crédito, débito automático ou outra forma escolhida, até um possível atraso ou situação inadimplente.

Como funciona  a régua de cobrança?

Resumidamente, a régua de cobrança funciona da seguinte forma:

Em primeiro lugar, você deve mapear todos os processos que fará para cobrar seus clientes.  Em segundo lugar, você deve determinar se deseja notificá-los sobre as faturas em aberto e quais os dias adequados para o aviso, após isso deve definir uma mensagem de lembrete antes do vencimento da fatura. Também poderá lembrá-lo caso a fatura não seja paga. E, por fim, se mesmo com toda essa estratégia o pagamento não for efetuado, sua empresa pode optar por uma ligação de cobrança, suspensão dos serviços ou até mesmo o protesto desse título.

Como a régua de cobrança pode diminuir a inadimplência das empresas?

Você deve estar imaginando o quanto a régua de cobrança pode facilitar o seu dia a dia na hora de cobrar os serviços prestados, não é mesmo? Então, para te convencer de uma vez por todas, listamos alguns benefícios que a ferramenta traz. Confira.

  • Recebimento facilitado

Como você já pode perceber, a régua de cobrança facilita no recebimento de prestação de serviços. Ou seja, ela impacta positivamente nas finanças do seu negócio. Assim que a empresa entende o processo de cobrança com a ferramenta, e passa a notificar o cliente nos momentos certos, receber tudo em dia fica mais fácil.

  • Melhor organização das contas

A gestão financeira deve conciliar as contas a pagar e as receber, e isso pode ser um desafio. Porém, com a régua de cobrança, o processo fica mais eficiente e os pagamentos são feitos no prazo, facilitando a empresa a sempre ter dinheiro em caixa.

  • Redução da inadimplência

Toda empresa lida com inadimplência, mas com o uso da ferramenta esse problema pode ser diminuído. Pois, há sempre uma notificação lembrando seu cliente do pagamento, o que evita com que ele simplesmente esqueça de realizá-lo.

  • Deixa a cobrança profissional

Todo o processo de cobrança feito pela régua de cobrança pode passar a imagem de uma empresa realmente séria, pois se preocupa com os pagamentos de seus serviços antecipadamente.

Como fazer uma régua de cobrança

Para fazer uma régua de cobrança é preciso avaliar os pontos de comunicação com o seu cliente. Defina os canais de mensagens, data de corte dos serviços nos casos de não pagamento. Mas, lembre-se, a régua de cobrança tem objetivo de evitar ao máximo que a situação chegue ao ponto de negativar os clientes. Por isso, o plano é tentar negociações amigáveis.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: