Retorno ao trabalho: como minimizar os impactos da pandemia?

Retorno ao trabalho: como minimizar os impactos da pandemia?

Retorno ao trabalho: como minimizar os impactos da pandemia?

O mundo inteiro está enfrentando as consequências trazidas pela pandemia do novo coronavírus. Apesar de muitos empreendimentos terem fechado as portas, alguns já estão voltando às atividades presenciais. Essas empresas que já estão planejando o retorno ao trabalho precisam tomar algumas medidas dentro da empresa para minimizar os impactos da pandemia e reduzir a possibilidade de contágio do vírus.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas e orientações para te ajudar!

Orientações para o retorno ao trabalho

Visando minimizar os impactos que o novo coronavírus pode causar nas empresas, preparamos algumas orientações para serem seguidas nas organizações. É importante frisar que cada empreendimento possui uma realidade diferente e que as medidas tomadas devem ser adaptadas à maneira que a empresa funciona. Vamos lá?

Crie um comitê de combate ao coronavírus

Crie um comitê de combate ao coronavírus para o retorno ao trabalho. O papel do comitê deve ser estipular medidas e ações de prevenção e conscientização dentro da empresa.

Oriente os colaboradores sobre contato físico

O contato físico deve ser evitado durante a pandemia. Isso porque essa é uma das principais formas de contágio entre as pessoas. Portanto, é preciso orientar que os colaboradores mantenham distância de pelo menos um metro entre si e evitem qualquer tipo de contato físico, até mesmo para se cumprimentar.

Oriente os colaboradores sobre a higiene

A higiene é importante não só para o retorno ao trabalho, mas para todos os momentos independente do ambiente. É por isso que os empregadores devem orientar os colaboradores a como manter uma boa higiene pessoal.

Adote políticas de flexibilização de horário

Muitos funcionários precisam usar transporte público e sabemos que no horário de pico, há uma grande aglomeração de pessoas nos ônibus e metrôs. Sendo assim, adotar políticas de flexibilização de horário pode ser uma medida importante para evitar o contágio do coronavírus.

Realize ajustes para melhor circulação de ar no ambiente

Manter as janelas abertas e realizar alguns ajustes no ambiente de trabalho para melhorar a circulação de ar evitará que as pessoas se contaminem, já que o vírus se propaga pelas gotículas no ar.

Disponibilize álcool gel

Disponibilizar álcool gel 70% nas mesas e nos locais com mais acesso é uma das precauções a serem tomadas no retorno ao trabalho. O álcool 70% deve ser utilizado antes e depois do contato com superfícies que possam estar contaminadas.

Redobre os cuidados com a limpeza do escritório

Se o escritório ou o ambiente de trabalho já era limpo, com o retorno ao trabalho durante a pandemia, é hora de redobrar os cuidados com a higiene. As superfícies utilizadas com frequência devem ser limpas com mais periodicidade. Além disso, é preciso desinfetar o ambiente sempre que possível.

Não permita aglomerações

As aglomerações são as principais causadoras do contágio do coronavírus. Por isso, não permita que os colaboradores se aglomerem. Caso seja necessário fazer reuniões, opte por videoconferências.

Tomando essas medidas, o impacto que pode ser causado pelo COVID-19 no retorno ao trabalho será bem menor. E caso a sua empresa ainda esteja se adaptando ao Home Office, leia o artigo abaixo:

https://blog.lugarh.com.br/melhores-ferramentas-para-trabalhar-em-casa/

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: