Saiba a diferença entre competências e habilidades

Saiba a diferença entre competências e habilidades

Saiba a diferença entre competências e habilidades

Competências e habilidades são termos bastante utilizados nos currículos e nas entrevistas de emprego, porém possuem significados diferentes.  Saiba a diferença entre competências e habilidades no artigo a seguir. Boa leitura!

O que é uma habilidade?

Primeiramente, você precisa saber que Idalberto Chiavenato, autor de referência das áreas de RH e Administração, define a habilidade como um talento humano. Em uma de suas obras, o escritor define conhecimento como algo que nós sabemos; habilidade como algo que sabemos fazer; julgamento algo que sabemos para analisar uma situação e decidir a respeito e atitude como disposição para agir e concretizar.

Em resumo, Chiavenato afirma que habilidade é o saber fazer. Ou seja, é a transformação do conhecimento em prática.

Confira alguns exemplos de habilidades

  •  Boa comunicação
  • Resolução de problemas
  • Trabalho em equipe

Já a competência tem o conceito mais amplo e consiste na junção e coordenação das habilidades com conhecimentos e atitudes. Confira!

O que é uma competência?

Como mencionado acima, a competência é a capacidade de pôr em prática o conhecimento, resultando em benefícios para uma pessoa ou organização. Em outras palavras, a competência é a junção de conhecimentos, habilidades, julgamento e atitudes. Por exemplo: a liderança é uma combinação de vários conhecimentos, seja sobre o comportamento humano, habilidades de relacionamento interpessoal, julgamento sobre quais ações beneficiam o colaborador e empresa, etc.

Confira alguns exemplos de competências

Por que é tão importante descrever as habilidades e as competências no currículo?

O profissional que busca uma vaga no mercado de trabalho sabe que será analisado pelas suas competências e habilidades, e quando assumir o cargo em uma empresa, essas características serão esperadas. Busque sempre a clareza e a honestidade na hora de informá-las.

Agora que você já sabe a diferença entre competências e habilidades, poderá analisar com mais clarezas os currículos e buscar o melhor profissional do mercado.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: