Saúde mental no ambiente organizacional

Saúde mental no ambiente organizacional

Saúde mental no ambiente organizacional

A saúde mental no ambiente de trabalho é um tema que não pode de maneira alguma ser deixado de lado. Ainda mais nos dias de hoje, que temos um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, fazendo com que os colaboradores se sintam sempre sob pressão.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) alguns dos principais fatores de risco que desencadeiam problemas na saúde mental dos colaboradores de uma empresa são assédio, bulliyng, excesso de trabalho, jornadas inflexíveis, ameaça de desemprego, etc.

Embora o estresse do dia a dia seja algo praticamente inevitável, existem formas de criar um ambiente de trabalho com um clima organizacional mais agradável e assim, amenizar a situação, resultando numa melhor qualidade de vida para todos da empresa.

Como identificar a qualidade da saúde mental dos colaboradores

Cuidar das pessoas da empresa é um papel de todos, mas é principalmente papel da área de Recursos Humanos. É esse o setor responsável por identificar se a saúde mental dos colaboradores anda bem e, caso não esteja, se prontificar para melhorar isso.

Sendo assim, se algum dos sinais que vamos falar a seguir forem percebidos entre os funcionários, pode ser um indicativo de saúde mental de baixa qualidade na organização:

  • Mudança de comportamento social;
  • alterações de humor;
  • isolamento do funcionário em relação à equipe;
  • baixa na produtividade;
  • entregas de trabalho atrasadas;
  • problemas de comunicação;
  • faltas e atrasos frequentes;
  • falta de comprometimento;
  • desânimo constante;
  • pessimismo e baixa auto estima.

Esses sintomas citados estão relacionados com mais de um tipo de distúrbio de saúde mental. Em empresas, os mais recorrentes são:

  • Síndrome de Burnout: essa síndrome é conhecida como síndrome do esgotamento profissional, e tem como principais sintomas a exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. É um distúrbio típico em ambientes de trabalho, ainda mais quando se tratam de ambientes extremamente competitivos;
  • depressão: a depressão é um distúrbio de saúde mental muito comum não só no ambiente de trabalho. Seus principais sintomas são, tristeza, perda de interesse nas atividades, falta de apetite, fadiga, dificuldades de concentração e tomadas de decisão e sentimento de culpa;
  • ansiedade: a ansiedade pode ser uma reação ao estresse cotidiano. Alguns dos sintomas que fazem parte desse distúrbio são preocupação muito intensa, medo de situações normais do dia a dia, batimentos cardíacos acelerados e cansaço.
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Como evitar esses distúrbios na empresa

Apesar de ser um assunto polêmico, é preciso evitar que ocorram problemas do tipo na empresa. Conforme citamos antes, o RH tem um papel fundamental na hora de cuidar da Saúde Mental dos colaboradores. Por isso separamos algumas dicas de como manter o ambiente organizacional saudável e livre de distúrbios de saúde mental.

  1. Incorpore políticas e práticas para o bem-estar.
  2. Realize ações internas com os colaboradores da empresa.
  3. Mantenha um diálogo aberto sobre o assunto de saúde mental.
  4. Promova situações de relaxamento no dia a dia.
  5. Nunca deixe de analisar os indicativos de bem-estar entre os funcionários.
  6. Apoie os colaboradores e incentive os gestores a manterem as políticas de bem-estar implantadas.

Não se esqueça que toda empresa é, antes de qualquer coisa, feita de pessoas. E o bem estar e a saúde mental delas é o maior investimento que pode ser realizado dentro da organização!

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