Metodologia Ágil

Scrum: como utilizar essa metodologia para trabalhos remotos?

A Metodologia Scrum é usada na organização, no planejamento e no gerenciamento de projetos em empresas. Com ela, é possível dividir as tarefas em etapas referentes ao projeto, para que, ao final, tudo seja completado da maneira mais eficiente possível.

Para as empresas que têm o teletrabalho como forma de trabalho, essa metodologia pode ser uma ótima solução na hora de gerenciar as atividades diárias e manter uma boa organização da equipe. Nesse post vamos falar sobre como a metodologia scrum funciona e como ela pode ser aplicada ao trabalho à distância.

Então, se você ainda está se adaptando à rotina da empresa ao Home Office e quer descobrir melhores maneiras de fazer a gestão de projetos, continue lendo este artigo!

O que é Metodologia Ágil?

Antes de explicar sobre o que é a Scrum, é importante que você saiba o que é a Metodologia Ágil ou Agile. Portanto, daremos uma breve explicação para te inteirar do assunto.

“Ágil” é nada menos do que um conjunto de métodos e de práticas que são baseadas nos princípios do Manifesto Ágil. Entre esses princípios, podemos citar alguns como auto-organização, colaboração, equipes interdisciplinares, flexibilidade, comunicação, sustentabilidade, entre outros.

Esses métodos e práticas tem como objetivo acelerar as entregas das atividades durante o desenvolvimento de determinado projeto que esteja em desenvolvimento. Para isso, as estregas são fracionadas de maneira que fique mais fácil atingir as metas pré estabelecidas em cada fase.

A Metodologia Ágil rompeu os padrões que o modelo cascata de gestão de projetos trazia, pois nele, uma etapa só era iniciada quando a anterior fosse completamente terminada. Isso quer dizer que esse método trouxe mais flexibilidade à execução de projetos.

A Scrum é considerada uma metodologia Ágil por atuar seguindo justamente esses princípios os quais mencionamos acima. Com ela as empresas conseguem otimizar o tempo dos profissionais e o uso de recursos para então, obter melhores resultados ao final.

O que é Scrum?

Scrum é uma metodologia Ágil que, inicialmente, foi criada especificamente para a gestão e planejamento de projetos de softwares. Portanto, se você trabalha com tecnologia é bem possível que já tenha ao menos ouvido falar sobre esse método de gestão de projetos.

Apesar de ter sido criada para este fim, hoje em dia, ela passou a ser também, muito utilizada na gestão e no planejamento de outros tipos de projetos. Sendo assim, mesmo que não entenda nada sobre códigos, programação ou qualquer tipo de tecnologia, acredite: você pode sim, se beneficiar da Metodologia Scrum!

Agora, finalmente vamos falar sobre o que é Scrum. Em regra, ela é dividida em ciclos que são chamados de Sprints. Cada Sprint engloba um conjunto de atividades que devem ser executadas durante esse ciclo. Geralmente elas duram de uma semana a um mês, dependendo da necessidade da equipe.

No início de cada Sprint acontece a Sprint Plannig Meeting, que nada mais é do que uma reunião em que são selecionadas todas as atividades que deverão ser desenvolvidas nesse ciclo. Essas atividades ficam em Backlog. Isso quer dizer que elas ficam na “lista de pendências” a serem realizadas.

É a partir da lista que está em Backlog que as atividades começam a ser priorizadas. Portanto, a cada manhã, deve acontecer uma Daily Scrum para que todos relatem o que fizeram no dia anterior, explicitem o que está os impedindo de finalizar determinada atividade e, por fim, priorizem o trabalho do dia.

Ao final desse ciclo da Scrum, é necessário que a equipe faça uma Sprint Review Meeting para apresentar tudo o que foi feito no ciclo e então, começar a planejar a próxima Sprint que vem pela frente.

Metodologia Scrum no trabalho remoto

No trabalho remoto, a metodologia Scrum acontece basicamente do mesmo jeito. Porém, quando se trabalha à distância toda a comunicação acontece de um jeito um pouco diferente, já que dificilmente existem encontros pessoalmente. Por isso, separamos algumas dicas para que a metodologia seja aplicada da melhor forma possível mesmo remotamente.

  • Preze pela boa comunicação por meio de ferramentas de reunião remota;
  • Colete todos os dados pertinentes ao projeto;
  • Nunca deixe de analisar os indicadores de desempenho;
  • Messa todos os resultados pontuados na Sprint Review;
  • Não deixe de dar atenção aos Feedbacks;
  • Sempre mantenha a transparência nas reuniões e feedbacks;
  • Utilize ferramentas digitais de gestão de atividades.

É importante também, que a equipe se mantenha completamente engajada e dedicada ao projeto que está sendo desenvolvido. Para isso, o gestor ou a gestor deve, juntamente com o setor de Recursos Humanos, buscar maneiras de motivar a equipe que está em Home Office.

Para saber como praticar uma boa liderança e manter a motivação no home office, veja o artigo a seguir:

https://blog.lugarh.com.br/como-manter-a-motivacao-no-trabalho-home-office/

Ferramentas úteis

Conforme mencionamos acima, dois tipos de ferramentas são fundamentais para usar a metodologia Scrum no trabalho remoto. Tais ferramentas são as de comunicação e também a de gestão de atividades. Portanto, trouxemos algumas sugestões de cada uma delas.

Primeiramente, para comunicação nós sugerimos as seguintes:

Já para a gestão de trabalho e atividades, algumas das ferramentas que sugerimos:

Cada uma dessas ferramentas tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, a sugestão é que você pesquise sobre cada uma delas e teste as que atenderem melhor a sua necessidade. Dessa forma sua decisão será mais certeira e os seu projetos terão os melhores resultados possíveis.

Quer saber mais sobre como lidar com Home Office ou outro tipo de trabalho à distância? Então confere esse guia de estudos que preparamos para você:

https://blog.lugarh.com.br/guia-de-estudos-trabalho-remoto/

Nele você vai encontrar conteúdos com tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email:

admissão