Setembro amarelo: prevenindo o suicídio nas empresas

Setembro amarelo: prevenindo o suicídio nas empresas

A saúde mental no trabalho é um tema muito relevante para as empresas que devem cuidar de seus colaboradores para que mantenham um bem-estar mental. Dentro ou fora das empresas, todo ano acontece a campanha do Setembro Amarelo, uma campanha de prevenção de suicídios.

Mas como prevenir suicídios entre os colaboradores de uma organização? É exatamente isso que vamos explicar aqui neste post!

O que é o Setembro Amarelo?

Todo ano no mês de Setembro acontece a conscientização sobre a prevenção do suicídio. Isso acontece porque o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No Brasil, a campanha já acontece desde 2015, sendo que ela foi criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Embora o suicídio seja um assunto bastante delicado e evitado na maioria dos casos, ele é também um assunto necessário. Falar sobre o tema é importante para que todos tenham conhecimento a respeito e entendam o quanto isso afeta a sociedade como um todo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), acada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta. Ou seja, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida por meio do suicídio.

A campanha do Setembro Amarelo é uma iniciativa para reduzir ao máximo o número de suicídios por meio da conscientização a respeito do tema. Afinal, quando temos consciência dos sintomas que uma pessoa com pensamentos suicidas tem, conseguimos tanto ajudar aos outros quanto a nós mesmos.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma instituição que oferece apoio emocional e atua na prevenção do suicídio. Para receber o apoio disque 188 ou acesse o chat no site: www.cvv.org.br

Como prevenir o suicídio entre os colaboradores?

Aproveitando a campanha do Setembro Amarelo, vamos falar sobre como evitar o suicídio entre os colaboradores da empresa, afinal, os funcionários são pessoas e eles merecem todo cuidado que a organização pode oferecer.

Algumas das principais dicas para implementar o Setembro Amarelo na empresa são:

  • Instrua sobre a importância da campanha;
  • Deixe claro todos os motivos que podem levar alguém a cometer suicídios;
  • Fortaleça a cultura organizacional da empresa e sempre foque em ajudar os colaboradores;
  • Ofereça apoio e suporte a todos os funcionários;
  • Crie um ambiente em que a comunicação seja um dos pilares;
  • Cuide da saúde mental dos profissionais para evitar problemas como depressão, ansiedade e Síndrome de Burnout;
  • Ofereça treinamentos para que todos saibam como agir quando identificarem os sintomas em algum colega;
  • Decore a empresa com a cor da campanha: amarela;
  • Lembre-se que a prevenção do suicídio vai muito além da campanha. Ela deve acontecer o ano inteiro.

O que não fazer no Setembro Amarelo?

Além de saber o que fazer, é preciso saber o que não fazer no Setembro Amarelo. Portanto, segue uma breve lista de como não agir durante a campanha:

  • Não marginalize, desmereça ou desacredite de pessoas que apresentam sinais ou pensamentos suicidas;
  • Não se ofereça para aconselhar pessoas com depressão ou outros distúrbios mentais se você não tem conhecimento para isso;
  • Buscar por explicações ou motivos que fazem alguém se suicidar não vão ajudar em nada;
  • Não ignore a campanha, se ela foi criada é porque ela é fundamental.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: