Síndrome de burnout: como evitar no isolamento social?

Síndrome de burnout: como evitar no isolamento social?

Síndrome de burnout: como evitar no isolamento social?

A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional, também é conhecida como Síndrome do Esgotamento profissional. Ela é causada pelo excesso de trabalho e está muito presente na vida dos profissionais que atuam diariamente sob pressão, seja por parte dos superiores, ou a pressão que cada um coloca sobre si mesmo.

Com a pandemia que estamos vivendo, o mundo inteiro se viu obrigado a praticar o isolamento social. Isso significa que as empresas precisaram adotar o trabalho remoto. Com isso, a saúde mental dos profissionais precisa de atenção redobrada. Justamente por isso, nesse post vamos falar sobre como evitar a síndrome de burnout no isolamento social! Continue lendo!

O que é Síndrome de Burnout?

Como mencionamos anteriormente, a síndrome de burnout é nada mais do que um distúrbio emocional. Ela é causada principalmente pelo excesso de trabalho, mas também pode ser desencadeada por situações de muita pressão no trabalho, ou até mesmo por situações em que o profissional é encarregado de uma tarefa a qual não se sente capaz de cumprir.

A síndrome de burnout, quando não tratada no início, pode se desenvolver e evoluir para uma depressão profunda. Portanto, é de extrema importância que os empregadores e até mesmo os colaboradores se atentem aos sintomas para evitar ainda mais, problemas futuros. Lembrando, é claro, que o ideal mesmo, é não deixar que esse distúrbio aconteça. Afinal, como já diz o ditado “é melhor prevenir, do que remediar”.

Quais são os principais sintomas?

O distúrbio possui não apenas sintomas psíquicos e mentais, como também sintomas que podem se expressar fisicamente. Veja a seguir quais são os sintomas mais frequentes da síndrome de burnout que podem indicar o início do distúrbio:

  • Excesso de cansaço físico e mental;
  • Dores de cabeça com frequência;
  • Falta ou excesso de apetite;
  • Problemas com insônia;
  • Dificuldade em se concentrar;
  • Disfunções gastrointestinais;
  • Sensação de incapacidade, insegurança ou fracasso;
  • Fácil alteração no humor;
  • Vontade de se isolar das demais pessoas;
  • Pressão mais alta ou mais baixa que o normal;
  • Dores musculares e no corpo;
  • Pensamentos negativos;

Como evitar a síndrome no isolamento social?

Os princípios básicos para evitar ser acometido pela síndrome de burnout são: praticar atividades físicas, definir metas de trabalho diárias, prezar por tempos de lazer, fugir da rotina de vez em quando, evitar muito contato com pessoas negativas, desabafar com pessoas de confiança e claro, não se automedicar.

Essas são as recomendações para qualquer tipo de trabalho, seja presencial, seja a distância. Porém, quando se trata de home office, um fator muito importante é saber diferenciar o espaço e horário de trabalho, do espaço e horário de estar em casa.

Isso porque muitas pessoas, quando trabalham em casa, acabam não criando uma rotina por achar que podem resolver os problemas de trabalho a qualquer momento. Portanto, nossas duas principais dicas para evitar a síndrome de burnout no isolamento social são:

  • Defina um local específico para trabalhar em casa. Assim, seu cérebro diferenciará mais facilmente o momento de trabalhar e o momento de descansar;
  • Crie uma rotina com horários pré estabelecidos para evitar se sobrecarregar e trabalhar em excesso.

Se você seguir todas essas recomendações que passamos, com certeza manterá sua saúde mental muito bem cuidada e evitará a síndrome de burnout!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: