Sabemos que, com o isolamento social por conta do COVID-19, o teletrabalho surgiu como alternativa para a maioria das empresas quando se trata de deter propagação do novo vírus que gerou a pandemia, mas além dessa grande e importantíssima vantagem, existem outros benefícios gerados pelo trabalho remoto.
Quer saber quais são essas vantagens? Continue lendo esse post!
O que é o Teletrabalho?
De acordo com a definição trazida pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o teletrabalho é:
Art. 75-B. Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.
Em outras palavras, o trabalho remoto é todo e qualquer trabalho que acontece fora do escritório ou das dependências consideradas do dono da empresa. Além disso, para que o serviço seja considerado teletrabalho, é preciso que haja a utilização de tecnologias de informação ou comunicação.
Essas tecnologias de informação e comunicação, são as ferramentas online, como o Skype, Google Hangouts, Asana, Monday.com, Trello, Lugarh ou outras ferramentas necessárias para que o trabalho seja cumprido com a maior qualidade possível.
Outro ponto importante a ser observado, é que o teletrabalho não é o mesmo que trabalho externo. Isso porque, no trabalho externo, apenas algumas atividades pontuais são desenvolvidas fora da empresa. Já no trabalho à distância, todas as atividades acontecem fora da organização.
Até pouco tempo atrás, toda a legislação sobre o Teletrabalho se encontrava na CLT, mas, com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, uma medida provisória foi aprovada com o objetivo de desburocratizar a implementação desse Regime de Trabalho nas empresas. Para saber mais sobre as medidas de manutenção do emprego que foram tomadas, é só clicar no link a seguir:
Quais são as principais vantagens?
O teletrabalho pode trazer vantagens tanto para os colaboradores quanto para a empresa, até porque, ambos estão diretamente ligados e quando um lado é afetado, o outro é também. Elencamos a seguir, as principais vantagens do trabalho remoto. Confira:
- Proporciona economia para a empresa em relação à estrutura e gastos com vale-transporte, por exemplo;
- Elimina quaisquer barreiras geográficas, dando mais chances de encontrar verdadeiros talentos, independente de onde eles estejam;
- Os colaboradores se sentem ainda mais motivados e melhora a saúde mental;
- A produtividade dos profissionais aumenta consequentemente;
- Reduz a taxa de turnover, já que os funcionários se mantém motivados;
- Melhora a gestão de tempo dos colaboradores;
- Gera maior flexibilidade no tamanho das equipes;
- Se bem coordenada, a empresa gera mais lucros, já que os gastos são menores.
Essas são apenas as vantagens que listamos como as principais, mas é claro que existem outras diversas. Porém, lembre-se que cada negócio possui particularidades. Então, antes de aderir ao teletrabalho estude bem e analise até que ponto será vantajoso para a sua empresa!
Quer saber mais ainda sobre o assunto? Aqui no blog você vai encontrar diversos conteúdos completos com tudo o que você precisa saber! Que tal começar pelo Chek List para as empresas que querem aderir ao regime de trabalho remoto?