As métricas no RH são uma ferramenta essencial para o devido controle das estratégias. Sem os indicadores é a mesma coisa que dirigir à noite, sob forte chuva e com os faróis desligados!
Por isso, vamos entender melhor sobre o uso de métricas e indicadores no RH. Vamos lá!
Por que usar indicadores no RH?
As métricas no RH representam os indicadores que utilizamos para apresentar dados de forma a avaliar o desempenho segundo os parâmetros e metas definidos.
Ou seja, são o ponto de partida na tomada de decisão e são ferramentas fundamentais para o controle eficiente das estratégias. Com essas métricas é possível saber com mais certeza, por exemplo, que os custos estão sendo controlados e a produtividade teve um aumento.
Portanto, utilizar métricas no RH remove o achismo e facilita a análise de desempenho das pessoas. Assim, é possível ter mais assertividade na identificação de problemas e na elaboração de planos de ação.
Dessa forma, para termos essa gestão eficiente precisamos nos apoiar em um planejamento adequado. Através do planejamento que definimos nossos objetivos, que por sua vez sabemos quais métricas acompanhar de perto.
Afinal uma empresa pequena que não tem um fluxo de contratação e demissão considerável, não tem porque acompanhar, por exemplo, a taxa de vagas preenchidas no prazo. Assim, a definição de métricas no RH precisa partir dos objetivos estratégicos e contexto da empresa.
Quais são as principais métricas no RH?
São muitas métricas no RH que podemos utilizar. Porém, podemos citar algumas que são comuns a maioria das empresas:
- Indicadores de treinamento: como custo de treinamento por colaborador, avaliação de aprendizagem e outros.
- Taxa de absenteísmo: medição dos níveis de faltas e afastamento dos colaboradores.
- Desempenho: avaliação sobre a quantidade de entregas realizadas pelos colaboradores.
- Índice de satisfação: é importante mantermos os colaboradores satisfeitos com a empresa, e esse indicador nos informa exatamente isso.
- Custo de pessoas por receita bruta: avaliação da porcentagem que a folha de pagamento representa da receita bruta do negócio.
- Turnover: taxa de rotatividade de funcionários, medindo a quantidade de admissões e demissões no mesmo período na empresa.
Ao acompanhar esses indicadores e outros, eles irão evidenciar a situação presente na empresa. Com isso, é fundamental que o gestor busque descobrir quais são as causas.
Por exemplo, se a satisfação vem caindo, deve-se investigar o que vem causando isso; será que há problemas de relacionamento entre o líder e sua equipe? Enfim, cada caso terá suas próprias questões.
Gestão eficiente do RH através das métricas
Há diversos tipos de métricas que sua empresa pode adotar para fazer o acompanhamento dos resultados das estratégias. Contudo, é importante entender o ponto de ser específico para o contexto e objetivos do negócio.
Como citei, acompanhar a taxa de vagas preenchidas em uma empresa que tem apenas uma contratação no ano não faz sentido. Além do mais, não pense que métricas no RH é algo estático, do tipo estabeleceu uma vez e não precisa pensar mais nisso.
Pelo contrário, os indicadores precisam ser avaliados e melhorados continuamente. Assim, conforme a empresa cresce e enfrenta novos desafios, diferentes métricas terão que ser definidas para estabelecer o devido controle.
Aliás, as métricas no RH não precisam ser essas que encontramos na internet e que citamos no artigo, que já estão prontas. Dependendo da estratégia do negócio, você precisará bolar um novo método de mensuração do desempenho. Assim, é interessante que se busque conhecimentos avançados nas áreas de Business Intelligence e People Analytics.
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