A crise econômica e a gestão de EPIs na empresa

A crise econômica e a gestão de EPIs na empresa

Com a chegada do novo coronavírus no Brasil, muitas empresas foram afetadas pela crise econômica que veio em decorrência da pandemia. Com isso, fazer um controle financeiro da empresa se tornou mais necessário do que nunca. Mas o que a gestão de EPIs tem a ver com tudo isso?

A resposta é simples: você já calculou qual é o gasto mensal ou até mesmo anual com EPIs na empresa? Se a resposta for não, leia esse texto e entenda como a gestão de EPIs pode te ajudar a economizar durante e após a crise econômica.

O que são EPIs?

EPI é a sigla para Equipamento de Proteção Individual. Ou seja, os EPIs são todos os equipamentos ou dispositivos de uso individual utilizados pelos colaboradores no ambiente de trabalho para que eles se mantenham protegidos de quaisquer riscos que possam vir a afetar a segurança ou a saúde dos trabalhadores.

Esses equipamentos são usados quando, mesmo após todas as medidas de proteção coletiva já terem sido usadas, ainda existe algum risco à saúde ou segurança individual do profissional que está no desenvolvimento de sua função.

Para exemplificar, podemos citar o uso de máscaras, luvas, toucas, aventais, sapatos fechados e óculos para os enfermeiros. Todos esses equipamentos fazem com que os profissionais da saúde se mantenham protegidos de infecções e contaminações derivadas do ambiente de trabalho.

Para regulamentar a distribuição e utilização dos EPIs nas empresas, existe a Norma Regulamentadora 6. De acordo com ela, as empresas são obrigadas a distribuir aos colaboradores, de forma gratuita e em perfeito estado de conservação, os equipamentos de proteção individual. Além disso, os empregadores devem orientar como o uso deve ser feito.

Como fazer uma boa gestão de EPIs?

Fazer a gestão de EPIs sempre foi necessário, mas, após a crise econômica que estamos vivendo, fazer essa gestão se tornou mais importante ainda. Afinal de contas, essa é uma boa maneira de reduzir alguns custos na empresa. Portanto, veja a seguir como fazer!

 

  1. Faça um bom planejamento

    Para que não aconteça o uso inadequado dos EPIs, evitando que sejam consumidos de forma elevada e acabe estourando o orçamento, é preciso fazer um planejamento. Esse planejamento deve englobar métricas de gastos e ter um bom controle de consumo.

    Apesar de ser de extrema importância que os colaboradores utilizem os EPIs, é preciso definir um limite seguro e que ajude a empresa economizar na crise econômica.

  2. Escolha fornecedores confiáveis

    Para fazer uma boa gestão de EPIs é necessário que se tenha fornecedores de confiança. Isso porque, além de poder negociar o melhor preço e contar com consultorias técnicas, você terá sempre certeza de que receberá todos os equipamentos em dia e não terá problemas com isso.

  3. Faça os registros de forma eficiente

    Segundo a Portaria que regulamenta os registros de entrega de EPIs, tais registros podem ser feitos por meio de livros, fichas ou sistema eletrônico. Sendo assim, a melhor opção é fazer de forma eletrônica para manter os dados seguros e com fácil acesso.

    Além disso, com o registro feito de forma eletrônica a empresa economiza tempo, que é algo muito valioso dentro de qualquer organização, ainda mais durante a crise econômica.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: