admissão

Admissão de funcionários: passo a passo para não errar

Admissão de funcionários: passo a passo para não errar

Fazer admissão de funcionários, apesar de ser um processo muito burocrático nas empresas, é também um dos mais importantes a serem feitos.

Por ser um processo tão essencial, pode gerar uma grande dor de cabeça se a admissão não for feita corretamente. Então, para evitar qualquer tipo de problema como processos trabalhistas por exemplo, você deve se atentar a todas as etapas desde a seleção até a análise de documentações e dos exames admissionais, conforme propõe a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Sabendo disso, preparamos esse artigo com um passo a passo completo para você nunca mais errar na hora de fazer a admissão dos funcionários!

A importância da admissão de funcionários feito corretamente

A admissão é o primeiro contato do novo colaborador com a empresa. Assim, é fundamental que esse processo cause boas impressões, pois isso ajuda no engajamento e satisfação dos novos profissionais. Dessa forma, reduz o turnover e aumenta a retenção de talento.

Além disso, fazendo todos os processos corretamente evita problemas com leis trabalhistas, multas e custos adicionais por erros de registro.

Recrutamento e seleção de funcionários

Tão importante quanto acertar no processo de admissão, é acertar no processo de recrutamento e seleção. Acertando aqui, você garante que a pessoa que você está admitindo realmente faz parte do perfil que a empresa busca, e evita turnovers desnecessários na empresa.

O primeiro passo é fazer uma descrição de vaga certeira, adicionando todas as características profissionais e de personalidade necessárias para a vaga. Depois disso escolha bem os canais de divulgação. Tais canais podem depender do tipo do cargo e do nível de proficiência requerido para a vaga.

Na hora da seleção se atente bem à triagem dos currículos, à escolha das perguntas que vão para a entrevista e aos testes de competência que você pode querer vir a aplicar.

Existem plataformas que contam com os maiores bancos de talentos e currículos para facilitar esse processo nas empresas.

onboarding

Planejamento dos Benefícios ofertados

Antes de iniciarmos a admissão de funcionários é importante definir quais os benefícios serão ofertados. Assim, esse procedimento irá definir alguns documentos a mais que terão de ser preenchidos.

Dessa forma, defina se a empresa tem condições para ofertar benefícios, como:

  • Plano de saúde e odontológico;
  • Parceria com academias;
  • Vale-alimentação (caso a empresa não tenha alimentação no escritório);
  • Programa de incentivo ao conhecimento e desenvolvimento;
  • Flexibilidade de horários; etc.

Quanto ao vale-transporte será necessário questionar o funcionário fará uso. Assim, ainda na admissão a empresa já saiba a rota completa e o gasto diário de cada funcionário para calcular os crédito no cartão.

Também é o momento de fazer o orçamento, buscando negociar preços e escolher os planos que serão contratados. Tudo isso precisa ser analisado conforme necessidade e orçamento disponível da empresa.

Passo a Passo da admissão de funcionários

Depois de selecionar o funcionário perfeito para sua vaga, é hora de começar o processo de admissão. Como prometido vamos passar os detalhes de cada etapa para você nunca mais errar:

Exame admissional

Escolhido o candidato será necessário pedir o exame médico admissional. Esse processo serve para garantir a saúde do profissional, certificando que está apto para o trabalho.

Ademais, esse exame é pago pela própria empresa e deve ser feito sempre que um novo colaborador for contratado. Em casos de motoristas, exame toxicológico também deverá ser realizado.

O exame admissional é obrigatório, conforme determina o artigo 168 da CLT. Empresas que não cumprem com esse requisitos podem ser penalizadas. Além da obrigação, o exame médico protege a empresa de:

  • Contratar funcionário que não consiga desempenhar sua função por questões de saúde;
  • Processos trabalhistas que sejam sobre saúde ocupacional. Por exemplo, o exame poderá comprovar que a complicação existia antes do desempenho da função.

Análise de documentação

É aqui que começa a parte mais burocrática do processo: é hora de formalizar a admissão do colaborador.

Para começar, a empresa deve solicitar os documentos admissionais que são exigidos na Lei Trabalhista. Os documentos são:

  • Original e cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Cópia do RG e do CPF;
  • Título de eleitor (para maiores de 18 anos);
  • Comprovante de residência
  • Inscrição no PIS/ Pasep;
  • Cópia do comprovante de escolaridade;
  • Registro profissional para as profissões que exigem, como o CRM para médicos ou OAB para advogados;
  • Certidão de nascimento para futuros colaboradores solteiros;
  • Certidão de casamento para os casos em que o colaborador é casado;
  • Certificado de reservista para homens entre 18 e 45 anos;
  • Atestado de Saúde Ocupacional (emitido após os exames admissionais);
  • Cópia da certidão de nascimento dos filhos até 21 anos (caso tenha);
  • Carteira de vacinação dos filhos menores que 7 anos e comprovante de frequência escolar dos filhos maiores de sete anos (para salário-família);
  • Fotos 3×4;
  • CNH se for necessário para vaga.

É importante se atentar ao prazo para devolução dos documentos do colaborador que está em processo de admissão. Conforme a Lei nº 5.553, o prazo é de 5 dias. Mas para a carteira de trabalho o prazo é de apenas 48 horas de acordo com o artigo 29 da CLT.

Outro ponto importante de ser destacado é variabilidade dos exames admissionais. Por exemplo, empresas em que os funcionários se expõem muito a determinados níveis de sons, é comum solicitarem exames de audição.

Registro do funcionário

Com a etapa de análise dos documentos no processo de admissão completa, o segundo passo é fazer o registro do novo funcionário. Esse registro é tanto na carteira de trabalho quanto o registro eletrônico, ficha ou livro.

Importante notar que no registro eletrônico do eSocial é preciso fazer a qualificação do funcionário. Além disso, o registro da contratação deve acontecer antes do início da prestação de serviço. Contudo, se a empresa não tiver todas as informações é possível fazer o registro preliminar do funcionário.

Algumas informações que devem estar presentes no registro são: cargo, salário, local e horário de trabalho, entre outras informações referentes ao trabalho em questão.

O mais importante nessa etapa é não se esquecer de registrar nenhuma informação e também, tomar cuidado para não registrar informações erradas. Qualquer deslize pode prejudicar a empresa e o colaborador no futuro.

Para isso, verifique se o novo funcionário já possui o número PIS (Programa de Integração Social). Caso ele não tenha, será necessário criar um para ele e registrar em uma agência da Caixa Econômica Federal. Depois, é só registrar a admissão do funcionário no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) para garantir a ele todos os direitos trabalhistas.

Contrato trabalhista

Como qualquer outro contrato, o contrato de trabalho no processo de admissão, serve para formalizar todo o processo. É o famoso “preto no branco”, e é exatamente por isso que a empresa não pode deixar passar nada nesse momento.

As cláusulas do contrato devem abranger tudo o que foi combinado com o novo funcionário, como por exemplo os benefícios, o tempo de experiência ou o tempo de trabalho, a quantidade de horas trabalhadas, os termos de confidencialidade, e tudo mais que for importante garantir neste momento.

Os tipos de contratos de trabalho e admissão existentes são os contratos por tempo determinado, os contratos por tempo indeterminado, contratos de trabalho temporário, contratos de trabalho eventual e contratos de estágio.

Nesse sentido, é importante que o tipo de contrato seja corretamente escolhido para não haver complicações e custos maiores. Como em confundir contrato de estágio com o contrato de experiência.

O artigo que define de fato o que é um contrato de trabalho, é o artigo 442 da Consolidação das Leis do Trabalho.

Sistema para admissão funcionários online

Como garantimos que esse passo a passo serviria para que não houvesse mais erros na hora da admissão de funcionários, não podemos deixar de falar sobre os sistemas de Admissão Online!

Existem sistemas como o Lugarh, que eliminam boa parte de toda a burocracia e trabalho operacional extra que o processo de admissão convencional exige.

Ao contratar uma plataforma como essa, a empresa economiza tempo, já que o sistema analisa os dados de todos os documentos que são enviados de forma digital pelo próprio colaborador.

Ou seja, além de ficar responsável pelo “trabalho chato” que o RH costuma fazer em cada admissão, o sistema não deixa esquecer nenhuma etapa. Além de, é claro, evitar problemas com armazenagem dos documentos, já que todos eles ficam registrados na nuvem, dentro da própria plataforma.

Outro ponto que um software de admissão digital garante é a segurança em relação às leis trabalhistas, evitando que a empresa seja surpreendida com processos trabalhistas.

O processo de Onboarding

Por fim, feito todo o processo de admissão de funcionário é hora de integrar os novos membros ao time!

Dessa forma, o Onboarding é o processo de inserir o novo funcionário na cultura, práticas internas e na sua nova rotina. Assim, estamos falando de:

  • Mostrar o escritório e onde fica as coisas (como armários e copa);
  • Apresentar seus colegas e pessoas que ele possa vir precisar falar, como gerentes;
  • Explicar os equipamentos que ele usará; e
  • Configurar seus acessos e passar essas informações.

Quer saber tudo sobre o Onboarding e seus benefícios de aplicá-lo na admissão de funcionários? Então, baixe agora seu eBook gratuito clicando aqui!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: