Business Partner: O que é?
O Business Partner é um profissional estratégico responsável por estreitar laços entre as áreas de Recursos Humanos e Negócios, ou seja, as lideranças da empresa. Também conhecido como consultor interno, o profissional desempenha um papel essencial para o bom relacionamento entre os setores, gerando uma maior eficiência na gestão de pessoas e contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais.
Essa função tem se tornado cada vez mais valorizada nas empresas, que se beneficiam de uma comunicação muito mais assertiva.
Quer saber mais sobre o Business Partner, suas características, atributos e vantagens para as organizações? Então continue lendo o artigo que preparamos.
Qual o papel do Business Partner?
De forma geral, o papel de um Business Partner é atuar entre gestores e Recursos Humanos, contribuindo e promovendo políticas de valorização do capital humano na companhia.
Ou seja, o BP precisa ter um perfil bastante flexível, ter empatia para transitar entre essas as suas áreas e propor soluções que gerem integração e soluções entre elas. Para que isso aconteça, o profissional precisa focar no atendimento a dois clientes: lideranças e os colaboradores que fazem parte de cada equipe.
O BP é responsável por dar um suporte importante para os gestores, fornecendo dados, análise de perfis e outras avaliações que darão apoio para a tomada de decisões. Como por exemplo, a escolha do funcionário perfeito para ocupar uma posição de liderança e de grandes responsabilidades.
O gestor possui um olhar focado nas aptidões técnicas importantes para o cargo, já o Business Partner traz um olhar para as soft skills, analisando, a partir disso, as competências comportamentais indispensáveis, como a inteligência emocional.
Importância do Business Partner
Agora que você reconhece o papel do Business Partner, ficou clara a sua importância? O profissional é fundamental para o sucesso de uma empresa, atuando de forma estratégica no desenvolvimento da gestão de pessoas e colaborando com a identificação de oportunidades para o desenvolvimento e crescimento de todo o negócio.
O BP possui uma visão estratégica ampla do negócio e de toda equipe, o que o ajuda a identificar problemas e soluções de forma mais rápida e eficiente. Além disso, possui excelentes habilidades de comunicação e liderança, capacidade de análise de dados, entre outras habilidades.
Como se tornar um Business Partner?
Para se tornar um Business Partner é preciso desenvolver algumas habilidades e competências que ajudam a pensar e atuar de forma estratégica, principalmente quando o assunto é a gestão de pessoas. Algumas dicas para seguir essa carreira são:
Desenvolver habilidades de liderança
Saber liderar e influenciar pessoas é essencial para que os resultados esperados sejam alcançados.
Ter conhecimento em gestão de pessoas e negócios
Para poder identificar oportunidades de crescimento, o Business Partner precisa ter uma visão ampla do negócio e de toda a equipe.
Desenvolver habilidades de comunicação
O profissional precisa ter uma boa comunicação, pois assim é possível transmitir ideias e influenciar pessoas.
Ser proativo
O Business Partner precisa estar atento às necessidades do negócio e da equipe e estar sempre pronto para tomar ações proativas.
Ter habilidades analíticas
O BP precisa ter conhecimentos e habilidades analíticas para analisar dados e identificar de maneira ágil oportunidades de melhorias.
5 desafios do Business Partner
Para tornar-se um BP é preciso curiosidade e jogo de cintura para compreender os desejos e necessidades dos gestores e suas equipes. Existem alguns desafios principais para que o BP exerça suas funções com maestria. Confira cinco destes desafios:
1. Realizar
A proatividade e a dedicação são fatores essenciais no trabalho de um Business Partner. Só com essas características ele realiza os planos traçados. O trabalho do profissional não termina na elaboração e sugestão de um plano, mas sim depois do seu desenvolvimento e avaliação dos resultados.
2. Gerar Satisfação
Com o apoio do BP, as políticas da organização ganham mais atenção e adequação às expectativas do público interno (funcionários e investidores) e externo (consumidores), o que aumenta as chances de ótimos resultados e satisfação.
3. Planejar
O bom planejamento é essencial para dar continuidade aos processos seguintes. Essa é uma etapa crucial da participação do BP. A empatia e compreensão do profissional sobre o que é importante costuma render boas ideias.
4. Prever Riscos
O BP precisa ter uma perspectiva ampla sobre o negócio e, dessa forma, ele tem uma capacidade maior de prever riscos e impactos de diferentes ações na companhia. A partir disso, ele age de acordo com suas estratégias para reduzir efeitos negativos.
5. Capacitar
A capacitação é uma das funções mais relevantes para o BP, pois possui as ferramentas necessárias para preparar líderes e equipes.
Quais as atribuições de um Business Partner?
- Responsável por ações de gestão de pessoas;
- Alinhamento entre Negócios e Recursos Humanos;
- Monitoramento do clima organizacional, condução de pesquisas e implementação estratégias de melhoria;
- Apoiar as decisões de gestores e lideranças por meio de dados e análises;
- Coleta e comparação de dados para dar suporte a planos eficientes;
- Fazer relatórios a partir de ferramentas de análise, como KPIs e outros indicadores;
- Identificação de necessidade de capacitação, desenvolvimento profissional e treinamentos apropriados;
- Auxílio aos gestores na avaliação e programas de melhoria contínua;
- Suporte aos líderes na implantação de novos projetos;
- Auxílio na definição de metas e objetivos.
Por que contratar um Business Partner?
A área vai muito além da simples administração de tarefas, contratações, benefícios e desligamentos. Os profissionais desempenham um papel fundamental quando o assunto é a gestão estratégica de pessoas.
Os colaboradores são essenciais dentro de uma empresa, por isso é preciso tratá-los com o devido profissionalismo. É a partir deles, de sua inteligência, conhecimentos e experiências, que uma empresa consegue se destacar por meio de seus serviços. Ou seja, nada acontece sem os colaboradores. Por isso, é preciso atender todas as expectativas dos profissionais.
Ao contar com um Business Partner, a companhia investe em um profissional que promove uma integração saudável entre os colaboradores, prevenindo conflitos e cuidando de problemas de relacionamentos.
Além disso, o profissional irá ajudar a formar equipes de alto desempenho, dará todo o suporte necessário aos gestores e auxiliará nas políticas de RH. Todos esses fatores colaboram com o contentamento das equipes e melhoram o clima organizacional da companhia.
Business Partner: Profissional estratégico
Como podemos concluir, o Business Partner é um profissional estratégico na gestão de pessoas de uma empresa. Ele é o responsável por alinhar as estratégias do RH com as necessidades do negócio, contribuindo com o alcance dos objetivos organizacionais.
Para se tornar um bom BP, é preciso ter habilidades de liderança, conhecimento em gestão de pessoas e negócios, uma excelente comunicação, ser proativo e ter habilidades analíticas.
Quer saber mais sobre o trabalho de um Business Partner? Fique atento aos nossos conteúdos e redes sociais. Até o próximo artigo!