Como prevenir doenças ocupacionais nos colaboradores?

Como prevenir doenças ocupacionais nos colaboradores?

A lei brasileira é bem clara e exigente quando se trata de saúde e segurança do trabalho. Apesar disso, as doenças ocupacionais são responsáveis por milhares de profissionais afastados de suas funções no trabalho por ano.

Justamente por ser algo tão preocupante, é importante que empreendedores, gestores e profissionais do RH saibam quais são as doenças ocupacionais que podem acometer os colaboradores em seu empreendimento e também, como prevenir a incidência delas.

Se você não sabe, leia este artigo. Vamos explicar tudo aqui!

O que são doenças ocupacionais?

As doenças de trabalho são as doenças que estão diretamente relacionadas à atividade que o colaborador exerce ou então, às condições de trabalho as quais ele está submetido no exercício de suas funções.

Existem diversas doenças desse tipo. As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (DORT), por exemplo, são duas delas muito conhecidas.

Dependendo da gravidade ou do nível da doença ocupacional, o trabalhador pode até mesmo ser afastado de sua profissão e receber um auxílio doença pelo INSS. Entretanto, para que isso aconteça ele precisa passar por uma avaliação médica, comprovar que a doença foi realmente causada diretamente por conta do trabalho e também, precisa ter contribuído para o INSS nos últimos 12 meses.

Quais são as doenças ocupacionais?

Existem diversas doenças ocupacionais possíveis. Neste post, elencamos as principais e mais frequentes nos ambientes de trabalho. Confira:

  • LER – Lesão por Esforço Repetitivo;
  • Dermatose ocupacional;
  • Surdez temporária ou definitiva;
  • Transtornos mentais;
  • Asma ocupacional.

Como prevenir as doenças ocupacionais?

Agora que você já sabe o que são as doenças ocupacionais e quais são as principais que acometem os trabalhadores, vamos mostrar como prevenir cada uma das que citamos acima.

LER – Lesão por Esforço Repetitivo

Entre as doenças ocupacionais, a LER faz parte das doenças do trabalho. Isso porque ela é causada por uma causa específica, mas não é específica de uma única função.

Como o próprio nome diz, ela é causada por esforço repetitivo. Por exemplo, ela pode acometer profissionais que digitam o dia inteiro, ou motoristas que dirigem com muita frequência. A LER pode ser prevenida com pequenas pausas para descanso e com ginástica laboral ao menos uma vez ao dia.

Dermatose ocupacional

A dermatose ocupacional é uma doença caracterizada por alguma alteração na pele do profissional. Geralmente, essa alteração é causada pelo contato com substâncias nocivas, como a graxa. Alguns exemplos de dermatose são dermatites de contato, câncer ou infecção.

Como essas doenças ocupacionais de dermatose são causadas pelo contato com substâncias nocivas, a prevenção é realizada com o uso adequado de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como luvas, por exemplo.

Surdez temporária ou definitiva

A surdez temporária ou definitiva acomete os trabalhadores que ficam expostos, de forma intensa e prolongada, a ruídos.

Para prevenir as doenças ocupacionais relacionadas com surdez, o trabalhador deve utilizar os equipamentos de proteção individual, que, neste caso, são os protetores auriculares.

Transtornos mentais

Os transtornos mentais são doenças ocupacionais como depressão, ansiedade ou burnout. Essas doenças são causadas principalmente por conta da alta demanda de trabalho ou pelo trabalho sob pressão.

Uma boa forma de prevenir os transtornos mentais é cuidar da saúde mental dos profissionais que trabalham na empresa e oferecer uma ambiente organizacional agradável, boas condições de trabalho e uma boa gestão.

Asma ocupacional

A asma ocupacional é causada basicamente, pela inalação de produto tóxicos e que podem causar alergias no profissional que inala, como borracha ou madeira.

Ela acontece quando as vias respiratórias são obstruídas. Assim como as doenças de dermatose ocupacional ou a surdez temporária ou definitiva, a asma ocupacional pode ser prevenida com o uso adequado de EPIs.

Enfim, para prevenir que os colaboradores sejam surpreendidos com doenças ocupacionais, é preciso conhecer as doenças comuns de suas funções, entender as causas e buscar formas de evitá-las.

 

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: