Conheça 6 práticas para promover o bem-estar corporativo

Conheça 6 práticas para promover o bem-estar corporativo

Quer uma dica de ouro para manter seus funcionários engajados, felizes e trazendo bons resultados para a empresa? Invista em práticas para promover o bem-estar corporativo. Nós insistimos que o capital humano é, sim, o bem mais precioso de um negócio, pois, com colaboradores motivados fica muito mais fácil alcançar os objetivos da corporação.

Sendo assim, neste artigo, iremos abordar 6 práticas para você promover o bem-estar na sua empresa e garantir que seus colaboradores sintam-se satisfeitos ao longo da jornada de trabalho. Boa leitura!

Por que investir no bem-estar corporativo?

É fato que passamos maior parte do nosso tempo exercendo atividades profissionais do que com a família, amigos e em lazer. Por isso, um ambiente profissional precisa ser um local produtivo, agradável e fornecer condições favoráveis aos profissionais. Ou seja, a estimulação do bem-estar no trabalho é fundamental.

Outro fator que influencia a promover ações de bem-estar corporativo é a busca por impactos positivos na empresa, como citamos no início do texto, ações com essas finalidades tendem a deixar o colaborador mais produtivo, engajado e feliz. Mas, além disso, separamos outras vantagens. Confira!

Como promover o bem-estar dos colaboradores?

Você já deve ter percebido como é importante garantir o bem-estar dos funcionários na empresa, por isso é fundamental planejar e estruturar ações com objetivos claros, assim como ter os indicadores que servirão como base para a avaliação dessas iniciativas, os gestores poderão investir nas práticas e garantir resultados satisfatórios.

Confira 6 práticas que irão te auxiliar a criar um ambiente empresarial satisfatório.

  1. Escute os colaboradores 

Se você quer promover um bom ambiente corporativo nada mais justo que ouvir o que os funcionários têm a dizer. Pergunte sobre as mudanças que eles consideram relevantes que possam gerar resultados positivos para o local de trabalho. Para isso, invista em uma comunicação bilateral, onde os gestores e RH se colocam no lugar dos colaboradores.

2. Promova feedbacks

O feedback é uma ação que promove esclarecimento dos pontos de trabalho, tanto para empresa quanto para colaborador. Por isso, é uma estratégia fundamental para que o profissional entenda o que a organização espera dele e como tem sido seu desempenho nas funções exercidas. Como sabemos, o feedback é uma conversa que expõe os pontos fortes e os que precisam ser melhorados do empregado.

3. Fique de olho na saúde dos colaboradores 

A saúde mental e física dos colaboradores é um ponto de grande atenção e está diretamente ligada ao bem-estar no ambiente de trabalho. É interessante investir em uma empresa especializada em promoção da saúde, segurança e qualidade de vida. Essa iniciativa demonstra que a empresa se preocupa com o trabalhador, além de ser o diferencial que o impede de buscar outras oportunidades.

  • Faça pesquisas de clima organizacional ligadas a escuta e acolhimento do colaborador;
  • Invista em programas de reeducação de hábitos de vida, como: alimentação e a prática de exercícios físicos;
  • Promova campanhas voltadas às doenças ocupacionais, como estresse.

4. Ofereça flexibilidade e home office 

Com a chegada da Covid-19 o home office se tornou uma possibilidade para as empresas e trabalhadores. Essa medida garante maior flexibilidade para o colaborador que em muitos casos consegue ser mais produtivo, pois ele pode investir o tempo que perde com deslocamento e trânsito em atividades que lhe trará prazer e descontração.

5. Valorize e reconheça o trabalho do colaborador 

O reconhecimento do trabalho afeta diretamente a produtividade do colaborador e faz com que ele se sinta parte fundamental do crescimento da empresa, assim o profissional fica mais motivado e consequentemente mais feliz por ser reconhecido. Portanto, busque maneiras de recompensar o trabalho e promover oportunidades de realização no ambiente corporativo.

6. Aplique pesquisas de satisfação 

Realizar pesquisas de satisfação referentes a liderança, equipe e empresa geralmente servem para identificar as possíveis falhas e o que aprimorar dentro da cultura da organização. Melhorias são sempre bem-vindas e os colaboradores podem identificá-las de maneiras diferentes. Essa é uma ação que motiva os profissionais, pois faz com que se sintam empoderados, aumentando seu desempenho e a motivação no ambiente de trabalho.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙

 

 

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email:

admissão