Você sabe o que é a descrição de cargos? Esse documento tem uma importância fundamental para o RH na hora do Recrutamento e Seleção.
Por isso, continue lendo para entender para que serve e como fazer na sua empresa!
Para que serve a descrição de cargos? 150
A descrição de cargos é a documentação escrita sobre as responsabilidades, atribuições, habilidades e perfil que o cargo exige.
Assim, temos por objetivo deixar claro quem é responsável pelo o que e quais as atividades exercidas pelo profissional. Isso é fundamental para um bom funcionamento das equipes e da empresa.
Na descrição de cargos não podemos esquecer de descrever:
- Nome do cargo;
- Atividades a serem exercidas: detalhe com clareza cada atividade a ser desenvolvida;
- Requisito: formação, experiência, idiomas, soft skills e etc;
- Qualidade desejáveis: aquilo que não elimina o candidato, mas ajuda na seleção, como cursos profissionalizantes e conhecimento em software específico;
- Objetivos: o que é esperado do cargo;
- Exigências geográficas: onde mora e disponibilidade de viagens;
- Local de trabalho: trabalho remoto, home office com reuniões presenciais ou escritório?
- Remuneração: qual será o salário do funcionário?
- Benefícios: defina com clareza tudo que a empresa oferece a mais para sua equipe. Também pode incluir aqui a questão do dress code livre e horários flexíveis.
Com essas informações em mãos, é possível fazer a divulgação da vaga com muito mais sucesso.
Passo a passo de como fazer a descrição de cargos 300
#1 Sente com o gestor da área para entender as funções
O primeiro passo é conversar com o gestor da área. Em especial nos projetos de reestruturação, é importante que quem comanda a área esteja envolvido no processo.
Assim, nessa reunião deverá ser levantado as informações que comentamos acima. Importante ser o mais claro possível.
Aliás, a identificação do nome do cargo é fundamental. Isso porque o nome tem influência no CBO do cargo. Essa classificação terá impacto na faixa salarial, atividades e responsabilidades permitidas pelo sistema.
Também é preciso identificar:
- Condições de trabalho;
- Riscos ocupacionais;
- Responsabilidades;
- Dimensão das atividades;
- Relacionamento com clientes.
Em geral, é comum que essa reunião com o gestor seja mais um Brainstorm. De tal maneira, será necessário polir as informações depois. Assim, evita-se ambiguidades e que algo esteja faltando.
Ademais, em processos de reestruturação ou criação de departamento, é importante criar o organograma. Nesse sentido, é definida a estrutura hierárquica.
Dessa forma cada colaborador saberá quem é seu superior direto, com quem ele tem relação, a quem problemas devem ser reportados e etc.
#2 Organize as informações na descrição de cargos
Após a reunião, é preciso organizar tudo em um documento. É importante que esse documento faça a descrição de cargos de maneira clara.
Caso algo tenha ficado ambíguo ou você ficou em dúvida, volte a falar com gestor até que tudo esteja alinhado.
#3 Estude quais as melhores formas de recrutamento e seleção para o cargo
Por fim, a descrição de cargos nos ajuda a definir qual será a melhor forma de recrutamento e seleção.
Afinal, o documento deixa claro as habilidades e o perfil desejado. Assim, podemos saber quais testes aplicar para conhecer essas informações dos candidatos e onde será o melhor lugar para divulgação.
Por exemplo, um cargo de gerência sênior não faz sentido colocar anúncios no Facebook e fazer questionários objetivos. Talvez seja melhor investir no LinkedIn e em testes psicológicos.
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