Empreendedorismo contábil é uma realidade para muitos contadores que enxergam uma oportunidade de crescimento no mercado de trabalho. Ter o próprio negócio é um sonho para muitos profissionais, porém empreender não é para qualquer um. Ser dono do seu próprio escritório demanda investimento, força de vontade e conhecimento técnico.
Por isso, neste artigo iremos dar dicas de como ingressar nesse meio e empreender com sucesso. Boa leitura!
O que é empreendedorismo contábil?
Em resumo, o empreendedorismo contábil é ter o seu próprio negócio ao invés de ser empregado ou ser profissional liberal. Ou seja, é ser dono do escritório contábil que trabalha ao invés de atuar em outra empresa.
Para esclarecer, esse modelo de negócio está em expansão, pois, dá ao contador oportunidades de crescimento, propósito e perspectivas. Dados do Conselho Federal de Contabilidade referentes a junho de 2022, apontam que existem 369.777 contadores autônomos e 81.483 empresas contábeis. Em 2020 esse número era de 518.587 profissionais autônomos e 63.425 empresas. Percebe o crescimento?
Essa realidade se dá por conta de profissionais autônomos não conseguirem assumir um volume de demandas se comparado a uma empresa contábil. No mercado atual, a melhor forma de lidar com a competitividade é ampliar seus serviços prestados.
Por isso, para empreender, o contador deve oferecer aos clientes, serviços personalizados. Não basta depender de indicações, boas referências e competências técnicas, ele precisa ir além. Ter pensamento de empreendedor e explorar os novos mercados. Ou seja, é preciso uma entrega de valor diferenciada e estar atendo as tendências.
Por que acompanhar as tendências da contabilidade?
Como falado no texto e em diversos outros artigos do nosso blog, é essencial entender as tendências do mercado para traçar estratégias eficazes, de modo a garantir resultados positivos e vantajosos para o seu negócio.
Primeiramente, antes de pensar em empreender, você precisa entender que os clientes de hoje em dia estão cada vez mais exigentes e em busca de serviços personalizados. Por isso, é importante investir e encontrar diferenciais para a sua empresa contábil, por exemplo: serviços de assessoria, formas de organizar e entregas arquivos e outros.
Além disso, é preciso estar nas redes sociais para interagir e conquistar novos clientes. Além disso, é importante estar atento as novas ferramentas tecnológicas que facilitam e agilizam o dia a dia no trabalho.
Dito isso, iremos listar dicas para quem quer fazer o empreendimento contábil dar certo! Confira.
Como empreender na contabilidade?
Separamos algumas dicas fundamentais para o contador que quer ser o dono do próprio negócio. Acompanhe!
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Identifique as oportunidades do mercado
Um bom empreendedor não espera uma ideia cair no seu colo. Um bom empreendedor vai atrás de tendências, aperfeiçoamento profissional e novos clientes. Para ter sucesso e crescer no mercado, é essencial que o profissional esteja antenado em tudo que acontece em seu entorno, além de ficar de olho na concorrência — direta ou indireta. Ou seja, com essa mentalidade é possível identificar e compreender as demandas que ainda não estão sendo atendidas na área.
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Tenha um plano de negócio
O mercado contábil é bastante competitivo, por isso, é fundamental estruturar muito bem o seu empreendimento. E para isso, o contador precisa de um bom plano de negócios. Esse documento serve como uma forma de roteiro, e apresenta informações sobre:
- Público-alvo
- Serviços oferecidos
- Planejamento de marketing
- Segmentação de atuação
Além dessas informações, o plano de negócio também apresenta dados relacionados ao empreendimento, serviços online ou presencial, quantia necessária para o investimento inicial, meta mensal de lucro e outros. Ter todos esses dados documentados é essencial para guiar o seu negócio.
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Especialize-se em um nicho
Definir um nicho a ser seguido permite que você seja visto como autoridade na área e ganhe mais pelo serviço prestado. Ou seja, mesmo que você esteja atuando de forma geral, considere:
- conhecimento sobre determinando segmento
- interesse por um nicho específico;
- desejo de aprender sobre um assunto da sua área;
- grupo de clientes predominantes que você atende em seu escritório;
- problemas em comum entre os clientes.
Quando você é especialista em um assunto, a concorrência que também oferece o serviço que você presta e é expert, deixa de ser atrativa, mesmo com o preço mais baixo.
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Tenha bons parceiros
É essencial contar com boas parceiras nessa trajetória. Por isso, estude o mercado e identifique empresas com as mesmas idias e objetivos. Para isso, avalie cultura, experiências, conhecimentos e apresente uma proposta de parceria. Mostre como seus serviços farão a diferença!
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Crie bons relacionamentos
O relacionamento com os clientes precisa ser diferenciado, assim cria poder competitivo entre você, a sua empresa, com as demais opções do mercado. Além disso, é necessário oferecer um atendimento humanizado, mostrar que as necessidades do cliente é levada a sério. E que você está sempre em busca das melhores soluções. No final, reforçamos, o atendimento personalizado é o destaque.
Agora que você já sabe o que é e como fazer o empreendedorismo contábil, que tal dar uma lida nos outros textos sobre contabilidade do nosso blog?
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Até o próximo artigo!