A empresa está crescendo e um ponto crucial dessa fase é a contratação de novos colaboradores. Porém, pode ser um verdadeiro desafio fazer uma contratação de sucesso, achando aquele candidato ideal para preencher a vaga.
Por isso, preparamos 4 dicas fundamentais para fazer o processo de contratação tranquilamente. Prepara o bloco de notas e vamos lá!
#1 Defina claramente a vaga e o perfil desejado
O primeiro passo para uma contratação de sucesso com certeza é saber tudo sobre a vaga e o perfil desejado pelo gestor responsável. Podemos pensar em questões como:
- Atividades a ser desempenhada;
- Perfil comportamental ideal;
- Nível escolar exigido;
- Estamos buscando um júnior, pleno ou sênior?
Com essas informações, será mais fácil criar um plano de seleção que será capaz de caçar na pilha de currículos os potenciais candidatos mais adequados.
Nessa fase também é interessante definir quais benefícios e remuneração que poderão ser ofertados na contratação.
#2 Crie um plano de recrutamento e seleção
Com as informações sobre a vaga e o candidato ideal, hora de planejar como vai ser o recrutamento (atrair candidatos) e seleção (filtrar os potenciais candidatos).
Para a fase de recrutamento é essencial pensar sobre o perfil ideal e onde eles mais estão. Por exemplo, se estamos buscando um sênior, é mais provável que ele seja mais ativo no LinkedIn e em feiras específicas da área. Em contrapartida, um júnior estará em faculdades e feiras de emprego.
Portanto, a vaga precisa ser anunciada majoritariamente onde há mais pessoas que se encaixe no perfil ideal.
Ao passo que na fase de seleção para contratação há diversos métodos que podemos utilizar, como:
- Entrevistas em grupo ou individual;
- Testes escritos;
- Vídeos;
- Dinâmica em grupo (também é possível fazer dinâmica em grupo à distância!);
- Desafios (de lógica ou de resolução de problemas);
- Referências de ex-empregadores e colegas;
- Entre outros.
Porém, o método a ser escolhido para o processo de contratação precisa estar alinhado com a vaga. Ou seja, para uma vaga de ilustrador, será que faz sentido um teste objetivo?
#3 Requisite os documentos necessários
Enfim, encontramos o candidato que buscamos. Agora é hora de darmos início às burocracias da contratação. Assim, precisamos requisitar os documentos para fazermos o contrato de trabalho, fazer os registros nos órgãos trabalhistas, exame admissional, etc.
Portanto, alguns dos documentos mais comuns de serem pedidos na contratação:
- Carteira de Trabalho – CTPS;
- Certificado de alistamento militar (no caso de homens maiores de 18 anos);
- Certidão de casamento/nascimento e declaração de dependentes;
- Requisição de vale-transporte;
- Cópia do RG e CPF;
- Número do PIS/PASEP (se for primeiro emprego, a empresa deverá fazer a inscrição);
- Comprovante de residência;
- Foto 3×4.
#4 Agilize o processo com ajuda da tecnologia
Enfim, temos os processos para efetivar a contratação:
- Anotação na CTPS;
- Preencher o Livro de Registro de Empregado;
- Elaborar o contrato de trabalho;
- Declarações para salário-família e de dependentes (se aplicável);
- Termo de opção do vale -transporte;
- Qualificação eSocial.
Contudo, todos esses passos em muito mais podem ser feitos de forma extremamente rápida com plataformas como a Lugarh. Com esse serviço o setor de RH conseguirá realizar contratação de maneira agilizada, com integração e qualificação no eSocial automática.
Ademais, tudo de modo online e seguro, podendo ser gerenciado diretamente da web. A contratação através da Lugarh é simples, segura, econômica e feita em três passos:
- Requisição dos documentos ao novo colaborador;
- Ele irá digitalizar os documentos direto do seu celular e tudo já será registrado, qualificado no eSocial e integrado com a folha de pagamento. Assim, tudo automático;
- Por fim, a empresa confere os documentos e confirma a contratação. Ficar atolado com documentos físicos e sofrendo para fazer o registro dos colaboradores ficou para trás.
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