Metas de vendas: como definir na empresa?

Metas de venda: como definir na empresa?

Metas de venda: como definir na empresa?

Sabemos que traçar metas de venda alcançáveis é um desafio para os gestores, porque elas precisam estar alinhadas ao trabalho da equipe, foco e motivação. Além disso, é preciso criar uma estratégia de vendas capaz de aumentar o faturamento da empresa. Como resultado, esse trabalho ajuda a determinar ações gerais do negócio.

Quer saber como conseguir todos esses resultados? Neste artigo explicaremos mais sobre o assunto. Boa leitura!

O que são metas de vendas?

Primeiramente, você precisa entender que as metas de venda tem como principal objetivo definir os papéis e prazos a serem cumpridos. E, acima de tudo, precisam ser realistas. As metas de venda são o planejamento necessário para os representantes comerciais desenvolverem bons resultados. O gestor, precisa ter conhecimento de mercado, timing e estratégias.

Além disso, é preciso estabelecer cotas para a equipe, mas lembre-se de avaliar que os perfis de clientes, produtos e sazonalidade são diferentes. Por isso, é necessário atenção e um estudo aprofundado.

Devemos relembrar, que metas são indicadores que mostram ao time de vendas qual o resultado a corporação espera alcançar, e servem, principalmente, para direcionar o time e seus esforços. Isso os torna cada vez mais engajados, já que os profissionais percebem haver um propósito por trás dessa estratégia.

Em suma, as metas ajudam a empresa a crescer. Pois, quanto maiores são, mais lucros conseguem gerar (quando atingidas).

Quais tipos de metas de venda existem?

Há diversos tipos de metas de venda, o que difere um do outro é o objetivo que a sua empresa pretende alcançar. Além disso, é possível designar metas individuais para cada integrante da equipe e os períodos, como: mensal, trimestral, semestral ou anual. Abaixo, listamos as mais conhecidas:

  1. Número de clientes fechados: essa meta define quantos novos clientes devem ser conquistados em um determinado período;
  2. Metas de receita: determina qual a nova receita a ser obtida;
  3. Número de leads convertidos: identifica um número ou percentual de novos clientes a serem conquistados;
  4. Ligações diárias: define quantas ligações diárias devem ser realizadas;
  5. Agendamento de reuniões: define quantas reuniões o vendedor precisa agendar para aumentar as suas taxas de conversão.

Como estabelecer metas de venda para a sua empresa?

Um dos pontos mais importantes para se estabelecer metas de venda na empresa, é que elas sejam alcançáveis, reais. Mas, também tem outros pontos que merecem sua atenção. Confira abaixo.

  • Tenha um objetivo claro

Primeiramente, você precisa entender os motivos para os quais você quer criar a meta e o crescimento que quer gerar para a empresa. Tendo essas respostas, você conseguirá direcionar seus objetivos para a expansão da empresa.

  • Estudo o mercado

A primeira regra para expandir o seu negócio, é fazer uma análise do mercado. Ele dirá se os seus objetivos e os números poderão ser alcançados. É preciso entender o cenário do seu ramo de atuação, para depois definir os números que serão batidos. Entenda também como os consumidores estão respondendo aos produtos e serviços que a sua marca oferece.

  • Verifique seus indicadores

Baseie seus objetivos nas metas e resultados anteriores. Ou seja, a ideia é manter o padrão ou aumentá-lo. Nunca diminuir! Isso tudo serve como base para a nova meta.

  • Considere a capacidade de entrega do seu time

É preciso considerar a quantidade de vendedores para estabelecer sua meta de vendas, assim como a capacidade de a empresa de cumprir com o prometido. Ou seja, você precisa ter a capacidade para atender o estabelecido pelas metas, por exemplo: quantidade de pessoas (vendedores) e prazo para fabricação dos produtos. Caso contrário, pode comprometer a imagem da sua corporação com metas inalcançáveis.

  • Mensure os resultados

De que adianta elaborar um planejamento, se você não acompanha seus resultados? É indispensável fazer uma análise das metas de venda para entender se elas estão sendo atingidas. Para isso, você pode contar com um CRM de vendas, que fornece uma visão geral da evolução da sua equipe, identificando os pontos positivos e os que precisam de melhorias.

Se você gostou dessa metodologia, temos certeza que a Scrum e a Ágil também será útil para o seu negócio. Boa leitura!

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙.

 

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: