Metodologia OKR: o que é e como implementar

Metodologia OKR: o que é e como implementar

Metodologia OKR: o que é e como implementar

Mais agilidade e efetividade para a empresa é o sonho de todo empreendedor e gestor de equipes, não é mesmo? E a evolução da tecnologia nos permite ter isso através das ferramentas existentes no mercado. Atualmente, a metodologia OKR é a mais recente desenvolvida e proporciona resultados incríveis para as organizações.

Quando bem implantada, gera soluções para o dia a dia. Que tal continuar a leitura deste artigo e descobrir o que essa tecnologia pode fazer pelo seu negócio? Boa leitura!

O que é OKR?

Em resumo, a sigla OKR vem do inglês – Objectives and Key Results. Traduzindo para o português significa objetivos e resultados-chave. Sua finalidade é estruturar as ações de forma que os objetivos da empresa sejam alcançados com mais agilidade e eficiência.

Para chegar aos resultados, todo o processo é envolvido – desde a maneira como os objetivos e metas são definidos até a forma como tudo é mensurado e acompanhado.

Como funciona a metodologia OKR?

Essa metodologia faz juz ao nome. Sendo assim, vamos explicar o significado de cada letra e como elas se completam.

  • Objetivos

Os objetivos são afirmações do resultado maior. Além disso, eles precisam ser estruturados em frases curtas e devem servir de inspiração para a equipe. Na mesma linha, o prazo desses objetivos determina o tempo dos resultados. Ou seja, quanto menor ele for, melhor será a estratégia. Por exemplo: dobrar a quantidade de colaboradores até o final do ano. Ser a melhor empresa para se trabalhar no estado, e outros.

  • Resultados-chave

Os resultados-chave estão diretamente ligados aos objetivos e metas. Usando como base os exemplos citados acima:

Se o objetivo for aumentar a quantidade de colaboradores no ano, os resultados-chave precisam ser: aumentar o faturamento em 50%; oferecer dois novos produtos ao mercado e reduzir o índice de turnover para menor que 2%.  Já  se a ideia é ser a melhor empresa para trabalhar no estado, os resultados-chave precisam ser: obter um e-NPS médio mínimo de 9,5; implementar um plano de benefícios flexível para 100% dos colaboradores e aumentar em 50% a quantidade de funcionários promovidos.

Como implantar a metodologia OKR na empresa?

Em primeiro lugar, se você quer implantar a metodologia OKR na sua empresa, fique de olho nos próximos tópicos. Depois disso, atente-se aos benefícios que ela traz ao seu negócio. Confira!

Apesar de ser uma metodologia simples, implantar a OKR requer cuidados. Para isso, defina metas claras e específicas para todos os envolvidos e, principalmente, para os que irão executar as tarefas. Uma dica é: envolva toda a equipe no projeto.

Da mesma forma, você deve estabelecer metas de curto prazo. Como dito acima, quanto mais curto for o tempo de execução, mais desafiador é. Por isso, os esforços serão mais alcançáveis.

Não esqueça de manter o acompanhamento constante do método.

Para resumir, você deve definir objetivos claros, elaborar metas mensuráveis e acompanhar o andamento de cada uma delas. Deixe os OKRs e seus dados atualizados e à vista de toda a equipe. Assim, todos terão ciência das responsabilidades e como está o desempenho do projeto.

Por que implantar a OKR na empresa?

O maior objetivo das empresas é entregar resultados positivos, certo? Para isso, é preciso colaboradores satisfeitos como profissionais e seres humanos. A OKR é uma ponte para ambos, e serve muito bem na gestão de pessoas. Confira os motivos para você implantar hoje mesmo a metodologia.

  1. Fortalecimento da cultura organizacional: a metodologia OKR passa a fazer parte da cultura organizacional da empresa, pois com sua implantação os colaboradores passam a buscar o cumprimento de objetivos, tornando um hábito entre eles. Consequentemente, eles se tornam mais colaborativos e integrados. O resultado disso é uma cultura organizacional mais forte e benéfica para a empresa.
  2. Desenvolvimento e qualificação dos colaboradores: quando os colaboradores percebem a velocidade de entrega das tarefas e a agilidade, ficam inspirados para evoluir, inovar e se especializar.
  3. Retenção de talentos: a motivação e o engajamento dos colaboradores é essencial na retenção e atração de novos talentos. Pois, além de estarem satisfeitos com o trabalho, os profissionais acabam externando essa “conquista” para as demais pessoas. Isso acaba desenvolvendo desejo de trabalhar na empresa.

Se você gostou dessa metodologia, temos certeza que a Scrum e a Ágil também será útil para o seu negócio. Boa leitura!

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: