O que é avaliação de fit cultural e como fazer

O que é avaliação de fit cultural e como fazer?

O que é avaliação de fit cultural e como fazer?

Todo recrutador sabe o quanto é importante ser assertivo nas decisões durante o processo de contratação. Um erro pode prejudicar toda a avaliação e causar prejuízos para a empresa. Por isso, além de se preocupar com o fit cultural da empresa deve-se também avaliar a aderência do fit cultural da vaga. Quer aprender a fazer uma avaliação de fit cultural? Continue a leitura do artigo.

O que é fit cultural?

Primeiramente, saiba que fit cultural é o alinhamento entre os valores da empresa e do candidato. Ou seja, o candidato deve estar de acordo e compartilhar das mesmas ideias da cultura organizacional da empresa. Mas o que é cultural organizacional? A cultura organizacional é o conjunto de valores e crenças de uma empresa, e são manifestados pelos colaboradores em suas áreas.

Nós sabemos que cada setor aplica a cultura organizacional de uma forma, e isso é até saudável para o negócio, desde que não distoa dos pilares que a companhia se propõe a pregar.

Quais os benefícios de avaliar o fit cultural de um candidato?

Já pensou em contratar um candidato que não compartilha dos ideais da empresa? Seria prejuízo na certa, não é mesmo? Por isso, é extremamente importante contar com uma equipe alinhada aos valores da corporação. Além disso, reunimos outros benefícios que a avaliação por fit cultural traz a sua contratação. Confira.

  • Mais precisão nas contratações 

Como citamos acima, um profissional que não condiz com a cultural organizacional da empresa tende a não ser harmônico com a vaga, logo, ele não se dará bem com a equipe que trabalhará. Por isso, é importante que o candidato tenha 100% de coesão com o fit cultural da empresa. Dessa forma, ao escolher um profissional que compartilha das ideias da corporação você estará montando um time com a mesma visão e objetivos e que fará da empresa uma instituição com imagem forte.

  • Produtividade em alta 

Quando se contrata um profissional que condiz com o fit cultural da empresa você está admitindo um colaborador que “veste a camisa” e tem orgulho da corporação em que trabalha. Sendo assim, ele demonstra vontade de aprender, consequentemente, motivação. E isso faz com que ele tenha vontade de entregar resultados fora da curva.

Em resumo, quanto maior a identificação do colaborador com a empresa, maior a sua vontade de permanecer no emprego. E isso é benéfico para o negócio, já que diminui a taxa de rotatividade, reduz os gastos com os processos de recrutamento e seleção e mantém profissionais conectados com o trabalho.

  • Engajamento dos colaboradores com a equipe e empresa 

Como citamos acima, os profissionais que possuem o fit cultural da empresa se preocupam em entregar resultados satisfatórios, e quando a equipe toda tem o mesmo objetivo e compartilham das mesmas crenças há um aumento no engajamento entre os colaboradores. Ou seja, o comprometimento com o trabalho e com o time ficam em alta.

Como avaliar o fit cultural?

Para facilitar a sua avaliação por fit cultural, reunimos algumas dicas a fim de tornar esse processo mais esclarecedor. Confira:

  1. Aplique testes e entrevistas comportamentais: 

Você pode dar início a avaliação aplicando um teste comportamental online. Ele vai revelar se o perfil do candidato é dominante, cauteloso ou influente e outras características. Com o resultado você saberá qual profissional deve seguir com o processo de seleção. Além disso, faça perguntas situacionais, nas quais as respostas serão sobre as experiências passadas do candidato.

Vale lembrar que esses testes não são suficientes para chegar a uma decisão final e não dispensam a entrevista comportamental, pelo contrário, servem como complemento. Durante a entrevista, é importante que o recrutador explique a cultura organizacional da empresa e avalie como o candidato reagiu a situações reais em empregos anteriores. Assim fica mais fácil de comparar os resultados de ambas as conversas.

Durante a avaliação de fit cultural você poderá questionar o candidato se ele prefere trabalhar sozinho ou em equipe, como ele lida com diferentes personalidades no local de trabalho, como ele administra as prioridades dos projetos, como se sente quando criticam seu trabalho, como é o processo de tomada de decisão e outras.

2. Faça dinâmicas em grupo 

As dinâmicas em grupo são ótimas para avaliar como os candidatos trabalham em equipe e se sabem respeitar a opinião alheia. Nessas dinâmicas é relevado o perfil do candidato, se ele tem mais postura de liderança, executor ou analista e como lidam  com situações de pressão.

3. Faça uma avaliação do histórico de trabalho

Esse não é um quesito determinante para a escolha do candidato, mas vale a pena conferir as empresas pelas quais aquele profissional passou e se elas têm o fit cultural parecido com a sua. Nos casos das que não forem compatíveis, vale buscar entender como o candidato lidava com os processos burocráticos dessa mesma corporação.

Em resumo, opte sempre pelo candidato com maior troca positiva com a empresa. Ou seja, que seja mais similar com o fit cultural. Assim, você garante um profissional mais engajado com os objetivos da corporação e evita os prejuízos de uma contratação equivocada.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: