O que é e como formar uma equipe multidisciplinar

O que é e como formar uma equipe multidisciplinar?

Unir experiências, sabedoria e conhecimento só tende a ser benéfico para os projetos, certo? Basicamente esse é o conceito de equipe multidisciplinar. A diversidade de profissionais no ambiente de trabalho tende a trazer resultados positivos para a corporação, e pode ser montado logo no processo de recrutamento e seleção.

Neste artigo iremos abordar o que é uma equipe multidisciplinar, sua importância e os benefícios de se ter na empresa. Confira!

O que é uma equipe multidisciplinar?

Uma equipe multidisciplinar nada mais é que um time formado por diferentes profissionais, com bagagens distintas, expertises, técnicas e perfis variados que, quando se juntam, tornam-se um grupo com o mesmo objetivo. Todos os colaboradores trabalham com um único propósito e combinam suas aptidões para agregar no conjunto.

Qual a importância de ter uma equipe multidisciplinar nas empresas?

Já imaginou o quanto enriquecedor se torna um projeto que contém vários profissionais com diversas experiências e ideias? Só por esse motivo já conseguimos entender a importância de se formar uma equipe multidisciplinar, mas, além disso, é manter os colaboradores sempre em evolução, isso porque quando se escolhe formar um time variado há uma constante troca de conhecimento dos envolvidos.

Além disso, formar uma time misto cria uma homogeneidade nas tomadas de decisões, tornando a comunicação mais assertiva e sólida, pois todos participam de forma igual nas escolhas e construção do objetivo.

Reformamos então que ter uma equipe multidisciplinar é importante pois:

  • Desperta a troca de experiências pessoais e profissionais.

  •  Potencializa a produtividade.

  • Incentiva o compartilhamento de conhecimentos.

  • Cria diferentes perspectivas para resolução de problemas.

  • Estimula a criatividade e a inovação.

  • Agrega valor para a empresa.

Quais os benefícios de ter uma equipe multidisciplinar nas empresas?

Agora que você já sabe o que é uma equipe multidisciplinar e qual a importância, vamos explicar os principais benefícios para se formar um grupo de profissionais variados na sua empresa. Confira!

  1. Qualificações distintas 

Como já citamos ao longo do texto, o maior benefício de se formar uma equipe multidisciplinar é ter um conjunto de profissionais com diversas qualificações. Essa vantagem é interessante, pois cria mais dinamismo aos processos de trabalho. Ou seja, enquanto os colaboradores da área de marketing focam em criar ações e campanhas para alavancar as vendas, os especialistas em finanças cuidam das questões orçamentárias. Somar forças é sinônimo de produtividade. Por isso, é importante investir nesse tipo de conjunto.

2. Autogestão 

Ter uma equipe multidisciplinar é dar liberdade aos colaboradores para tomarem decisões de maneira mais independente, ou seja, acaba gerando mais capacidade de autogestão, estimulando a iniciativa dos funcionários em relação às situações do cotidiano. Além disso, a autogestão eleva a confiança e a motivação do profissional, pois assim ele entende que é valorizado e ouvido pela empresa.

3. Diversidade de perspectiva diante do mesmo objetivo 

De modo geral, unir os profissionais com diferentes visões, valores e experiências cria um ambiente de grande troca de conhecimento. Sendo assim, a diversidade de perspectivavas é enriquecedora na hora de formar estratégias para cada etapa dos processos, pois poder contar com o cuidado e a preservação de cada colaborador se torna essencial.

Além disso, as tomadas de decisões são feitas com maior embasamento, visto que são diversas formas de perspectivas em relação ao mesmo processo.

Como montar uma equipe multidisciplinar? 

Montar uma equipe multidisciplinar é poder extrair o que há de melhor de cada colaborador e gerenciar os diferentes perfis. Para isso acontecer, criamos um passo a passo para você investir nessa estratégia. Confira!

  • Planeje-se 

Primeiramente você precisa fazer um planejamento da montagem da equipe multidisciplinar e ter conhecimento profundo das características dos profissionais que formarão esse time, como habilidades e competências dos profissionais escolhidos, assim como a personalidade de cada.

Esse item é um dos mais importantes, pois é fundamental criar uma equipe variada com perfis distintos para que seja concluído os objetivos. Além disso, é interessante atribuir metas as equipes e funções aos participantes do grupo.

  • Defina os objetivos da equipe 

Como citado acima, montar uma equipe multidisciplinar necessita também da definição de objetivos. Responda questões como: por que eu preciso de uma equipe multidisciplinar? O que ela deve alcançar e quais os resultados esperados? Entenda o propósito para a criação desse grupo de profissionais e forme um guia para que o processo seja efetivo.

Esse passo traz mais assertividade do gestor para com o grupo, pois ele saberá exatamente o que esperar de cada profissional da equipe.

  • Selecione os profissionais corretos para a formação da equipe

Uma equipe multidisciplinar é formada por profissionais de diversas áreas e expertises, ou seja, não faz sentido montar um grupo de colaboradores com competências semelhantes.  O conceito de equipe multidisciplinar é ter diferentes perfis, experiências e competências com profissionais de diferentes setores que agregarão valor ao time.

Por isso, é importante que seja valorizado a diversidade ao reunir esses profissionais e formar uma equipe.

Em resumo, ter uma equipe com diversos talentos agrega valor aos processos e os torna mais concretos, pois os objetivos passam a ser um só, a conclusão positiva do projeto. Mesclar os profissionais com diversas experiências e conhecimentos tende a trazer vários resultados satisfatórios para a empresa.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! <h1>O que é e como fazer um diagnóstico organizacional de uma empresa?</h1>

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email:

admissão