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Gestão de pessoas e os pilares da boa prática

Qualquer pessoa que trabalha com gestão de pessoas sabe o quanto é fundamental ter colaboradores motivados e felizes com seu trabalho. Até porque, a motivação dos funcionários impacta positivamente em vários aspectos.

Quando uma empresa conta com pessoas que fazem seu trabalho com brilho nos olhos é possível notar resultados na taxa de turnover, na produtividade, na qualidade das entregas e até mesmo no clima organizacional. Ou seja, fazer uma boa gestão de pessoas é imprescindível em toda empresa!

Mas afinal, você sabe quais são os pilares de uma boa gestão? Se não sabe e quer aprender, você está no lugar certo!

O que é Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é o que fortalece o engajamento entre a empresa e os colaboradores. Ou seja, é uma estratégia que busca dentro de uma organização, o desenvolvimento, a capacitação e a humanização dos funcionários.

A importância dessa estratégia se dá pelo fato de que toda empresa, antes de qualquer coisa, é feita de pessoas. Isso quer dizer que não basta ter bons investidores ou o melhor produto do mercado se os funcionários vivem insatisfeitos. Até porque ninguém se dedica totalmente a algo que traz mais frustração do que admiração.

E não pense que um bom salário ou alguns benefícios são suficientes, pois hoje em dia, principalmente quando se trata dos mais jovens, estar motivado e saber que há possibilidades de evolução na empresa são pontos de muito mais valor para os funcionários.

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Os pilares de uma boa gestão de pessoas

Sabendo do tamanho da importância em investir esforços nesse quesito, nada mais justo do que conhecer quais são os pilares que fazem com que uma boa gestão de pessoas seja possível:

Motivação

A motivação dos colaboradores pode ser considerada como a principal fonte de combustível no trabalho. Isso porque um funcionário desmotivado não tem vontade de continuar trabalhando em uma empresa que o faz sentir assim, e muito menos tem vontade de se esforçar para entregar bons resultados.

Quando a gestão de pessoas é eficiente, os membros da empresa sentem-se mais felizes e valorizados, e consequentemente entregam resultados melhores. Além disso, a motivação no trabalho também é um importantíssimo fator quando se trata de retenção de talentos.

Comunicação

A fim de que haja uma boa relação entre as pessoas da empresa, é fundamental que exista uma cultura de comunicação eficaz. Aliás, a comunicação é a base para qualquer tipo de relação que tenha pessoas envolvidas.

Se o diálogo saudável entre todos os colaboradores da empresa, independente de cargo ou hierarquia, não for incentivado e colocado em prática, há grandes chances de todos os outros pilares da gestão de pessoas irem por água a baixo.

Espírito de equipe

Para alcançar o melhor da gestão de pessoas, é necessário implementar o espírito de equipe no dia a dia dos funcionários. Até porque, de forma direta ou indireta, as empresas dependem de cada setor e de cada colaborador para funcionar perfeitamente.

Quando esse espírito de equipe é colocado em evidência, evita-se intrigas desnecessárias e excesso de competitividade entre as pessoas que trabalham na organização, trazendo um clima muito mais ameno e agradável para a empresa.

Processos

Apesar de muitas pessoas pensarem que os processos servem apenas para burocratizar, não é bem assim que funciona. Afinal de contas, ter processos bem definidos auxilia tanto os gestores quanto os geridos, a definir as metas com mais clareza e acompanhar melhor os planejamentos e planos de ação.

Ao fazer isso, todos conseguem ter uma visão mais clara de todas as possibilidades de erros ou acertos, o que provavelmente trará maior segurança em realizar as ações do dia a dia.

Treinamento e desenvolvimento

Como foi mencionado um pouco acima, um dos focos da gestão de pessoas é manter um constante desenvolvimento dos colaboradores. Além de ser vantajoso para o funcionário que tem a possibilidade de crescer profissionalmente, é vantajoso também para a empresa que terá cada vez melhores resultados.

Para que ocorra esse desenvolvimento, é papel dos gestores dar feedbacks construtivos e oferecer treinamentos para os funcionários. Inclusive, é interessante até criar uma rotina de treinamentos dentro da organização para sempre manter todos com os conhecimentos atualizados.

Boas práticas que todos gestores precisam adotar

Escute, antes de falar

Essa é a prática fundamental nos relacionamentos, seja profissionais ou pessoais. Infelizmente, o mais comum é nós falamos mais do que escutamos as pessoas, o que gera muitos problemas. 

Saber escutar com atenção é um comportamento essencial para qualquer gestor. Estar disposto a ouvir e ser transparente gera credibilidade para a empresa e reconhece o valor que o funcionário tem.

Estamos sempre buscando soluções para nossas equipes, e muitas vezes eles possuem a resposta na ponta da língua. Só precisamos deixar que eles falem e que a gente escute.

Contratações com fit cultural

Não ter colaboradores que compartilham dos mesmos valores da empresa é uma verdadeira pedra no caminho da gestão de pessoas.

Isso porque a competência do empregado não será aproveitada se ele não estiver em um local que se sinta bem e alcance os resultados esperados. Quer saber como fazer o fit cultural? Clique aqui e descubra!

Promoção do clima organizacional e atração de talentos

Empresas com estratégia do “punho de ferro” para gestão de pessoas é algo da época de Henry Ford. As novas gerações de trabalhadores não ficam por muito tempo em empresas assim.

Portanto, é preciso criar um ambiente mais colaborativo e que engaje as pessoas, pois dessa forma todos trabalham com mais empenho.

Enquanto isso, também é fundamental investir na criação e manutenção da imagem da empresa. Sabe por que Google, Microsoft e Apple são tão desejadas pelos programadores? Simples, eles investem nas pessoas e fazem questão de demonstrar isso.

Verdadeira preocupação com o bem-estar dos colaboradores

A gestão de pessoas também precisa levar em consideração o bem-estar da equipe. Isso engloba a saúde física e mental. A verdadeira preocupação para com as pessoas não vem através de aumento desenfreado de gastos. Muitas vezes ações que custam nada para a empresa possuem uma grande diferença para o funcionário, como oferecer flexibilidade de horários.

Ademais, é importante zelar pelo bem-estar financeiro dos funcionários. Uma pesquisa de 2017 realizada pela Career Builders, constatou que 68% dos colaboradores entrevistados não conseguem pagar suas contas com os salários que recebem.

Dessa forma temos que entender que a remuneração é algo fundamental para os trabalhadores e também funciona como parte da estratégica de atração e retenção de talentos.

Gestão apoiada em métricas e indicadores

A administração guiada pelos achismos dos gestores ficou para trás. Agora, empresas competitivas precisam se apoiar em dados e fatos para a tomada de decisão. Por isso, lançar mão de indicadores e métricas é peça-chave das boas práticas de gestão de pessoas.

Por exemplo, indicadores que podemos citar:

  • Índice de satisfação: através de pesquisas com as equipes é possível medir o nível de satisfação e avaliar se as estratégias de gestão estão surtindo efeito.
  • Turnover: medição da quantidade de demissões, em que um alto índice evidencia prejuízos financeiros, perda de produtividade e de talentos.
  • Absenteísmo: apresenta a quantidade de ausência dos funcionários. Podendo escancarar situações onde as equipes estão sobrecarregadas e chegaram em seus limites, o que gera faltas, afastamentos e quedas bruscas de produtividade.
  • Vagas preenchidas dentro do prazo: avaliação da eficácia do próprio setor de RH, medindo a porcentagem de vagas preenchidas em tempo hábil.
  • Competitividade salarial: como dito, o salário estratégico funciona como forma de motivação, atração e retenção de talentos. Esse indicador, portanto, irá demonstrar como a empresa está posicionada em relação aos concorrentes.

Enfim, esses são os principais pilares e boas práticas para manter uma boa gestão de pessoas. Sabemos que para montar uma boa equipe precisamos ter um processo de recrutamento e seleção eficiente. 

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