Por-que-bons-funcionarios-pedem-demissao_-Entenda-os-principais-motivos

Por que bons funcionários pedem demissão?

Por que bons funcionários pedem demissão?

O que faz um trabalhador pedir demissão? A insatisfação, o desejo de mudança, a sobrecarga e claro, a busca por melhores salários. Esses são um dos motivos que fazem um profissional deixar de lado um futuro promissor em uma empresa para buscar outra oportunidade. E quando essa decisão chega ao setor de RH, é preciso uma série de ações para fazer o desligamento. Quer saber por que bons funcionários pedem demissão? Continue a leitura do artigo.

Por que os bons funcionários pedem demissão?

Existem inúmeros motivos que fazem com que bons funcionários peçam demissão. Vamos explicar um a um. Acompanhe.

  • Baixos salários

Um dos principais motivos é o salário baixo. Atualmente, o custo de vida aumentou para os brasileiros, intensificado pela pandemia. Por isso, bons funcionários estão pedindo demissão e indo em busca de novas oportunidades — seja em novos trabalhos ou no empreendedorismo.

  • Pouca flexibilidade

Incompatibilidade com o horário, pouco tempo para cuidar da vida pessoal e falta de flexibilidade no dia a dia de trabalho são alguns dos motivos que fazem o profissional pedir demissão e buscar uma oportunidade que possibilite um estilo de vida mais saudável e menos desgastante.

  • Gestão ruim

Os colaboradores querem reconhecimento e crescimento profissional, porém o papel da liderança é construir um ambiente desafiador que possibilite o aprendizado e crescimento constante. Entretanto, sem esses estímulos, os funcionários são dominados pelo sentimento de frustração, o que gera perda de produtividade, engajamento e turnover.

A OMS reconheceu o burnout como uma doença mental, e no Brasil cresce os casos de profissionais com esse distúrbio. Quando os trabalhadores reconhecem o ambiente de trabalho como tóxico e prejudicial, a primeira ação é buscar um novo emprego. Por isso, um dos motivos de demissões é um colaborador com a saúde mental desgastada, alta pressão e competitividade excessiva.

  • Pouca autorrealização

As novas gerações têm buscado empregos que oferecem um propósito e realização, alinhado com seus valores. Além disso, se preocupam com o impacto social que a empresa gera, seus ideais e missão no mercado de trabalho. Quando os profissionais não encontram isso, pedem demissão.

Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente ruim, não é mesmo? O clima nas empresas influencia a produtividade dos seus colaboradores. Ainda mais se há assédio moral, preconceito por gênero, raça e sexualidade. Nesses casos, além de crime é o que afasta os bons funcionários da corporação.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo!

 

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: