Saiba o que é preço de custo e preço de venda
Quando pensamos em começar um negócio, é comum nos dedicarmos às atividades que temos propriedade e paixão, dessa forma já estamos pensando na qualidade do produto ou serviço. Entretanto, não será apenas esse fator que fará sua empresa prosperar, a organização das finanças é crucial para tal.
Definir o valor final de produtos e serviços pode parecer uma tarefa fácil para uns, porém é imprescindível que tal atividade seja feita por um profissional qualificado, pois um único erro pode causar inúmeras consequências e problemas aos cofres de uma empresa, e a detecção de erros, não será das mais fáceis.
É válido ressaltar que a precificação deve manter a coerência com o plano de negócios — documento importantíssimo que ajudará a guiar o empreendimento desde sua concepção inicial e durante a atuação no mercado.
O empreendedor que está começando pode não ter a possibilidade de contratar alguém para realizar a função, então precisa estar ciente que terá que estudar muito para se estabelecer em um mercado altamente competitivo. Para entender sobre preço de custo e preço de venda e entender como definir precificações, leia o artigo a seguir.
Como avaliar o mercado?
Manter um empreendimento em crescimento e constância é uma tarefa árdua que envolve diversos aspectos. Logo, determinar preços é uma constante tentativa de equilibrar lucro e prejuízo, dessa forma é necessário avaliar a concorrência para uma prática justa dos preços e competitividade. A ganância por uma alta margem de lucro pode impedir o crescimento da empresa, pois se o preço praticado for maior que o do mercado, mesmo um produto prestigiado pode ser evitado pelos clientes.
Delimitar valores abaixo do mercado também pode criar problemas para a manutenção e desenvolvimento da marca, pois ao baixar margem de lucro implicará na impossibilidade de futuros investimentos. Dessa forma, o estudo mercadológico do setor é indispensável, além de ampliar o entendimento de precificações, poderá auxiliar a investigação de outros comportamentos, como o de marketing, por exemplo.
Qual a diferença de preço X valor?
É muito comum haver a confusão entre preço e valor, pois são palavras que em outros contextos são usados como sinônimos, mas quando tratamos de empreendimentos, a definição é distinta. O preço pode ser definido como a medida monetária de algo, já o valor se refere à intangibilidade do produto ou serviço, ou seja, o valor pode diferir para pessoas diferentes, em contextos distintos.
Podemos usar como exemplo um colecionador de moedas, que encontrou em um anúncio 20 moedas de 1 real da edição especial das Olimpíadas de 2016, ele tem uma afeição muito grande pelo produto, logo, não se preocupará em pagar mais pelas moedas, situação que não ocorreria com alguém com indiferença pelo seu valor.
Qual a diferença de custos X despesas?
Os custos representam os gastos utilizados na produção, ou seja, os produtos propriamente ditos, e as despesas com os gastos da gestão do seu negócio. Vale ressaltar que dentro da produção, existem gastos diretos e indiretos, podemos usar como exemplo, uma empresa de roupas.
Custos diretos
São calculados a partir dos valores das matérias-primas, nesse caso, dos tecidos, botões, estampas, zíperes, mão de obra, entre outros. Recapitulando, os custos direitos são aqueles alocados diretamente aos produtos, sendo possível calcular exatamente o valor de cada item produzido.
O cálculo do valor unitário implicará em cada matéria-prima utilizada para produzir um item. Somando cada parte do produto, podemos saber o valor exato de fabricação. A produção do funcionário também pode ser calculada, basta dividir as unidades feitas no mensalmente pelo salário pago.
Custos indiretos
São custos que não são alocados diretamente ao produto, calculados a partir de fatores que não são possíveis de precificar a unidade gerada, como: espaços alugados, energia elétrica, internet, entre outros. A importância de saber essa distinção é para que em momentos de crise, após a redução das despesas, seja priorizado a redução nos custos indiretos, manobra desenvolvida para evitar a perda da qualidade dos produtos.
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Como calcular o preço de custo?
Em suma, o preço de custo é o somatório de todos os custos, exceto impostos e lucro. Listaremos abaixo alguns tipos de custos e despesas que as empresas podem ter.
- Materiais: frete, seguro, gastos alfandegários, embalagens
- Equipamentos: computadores, smartphones, impressoras, carros
- Colaboradores: hora extra, periculosidade, adicional noturno, treinamento, entre outros
- Estrutura: aluguel, luz, água, internet
- Comunicação: marketing e publicidade.
Além dos citados acima, podemos incluir: serviços terceirizados, gastos com maquininha de pagamento, taxas de marketplace, correios, comissão de vendas, manutenção, troca de equipamentos ultrapassados, e diversos outros.
Vale lembrar que cada empresa tem uma estrutura e ramo de atividade específicos, sendo assim, gastos diferirão, mas devem entrar para a planilha de custos ou despesas.
Preço de venda
Entre outros fatores mercadológicos, preço de venda é um dos principais pontos para definir o valor final de um produto ou serviço, ele é obtido através da soma do preço de custo + impostos + lucro estimulado.
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O que e Markup de vendas?
Obviamente toda empresa precisa estabelecer os preços de venda de seus produtos, mas muitas companhias acabam por definir o mesmos sem bases teóricas, apenas pela intuição. O Markup é uma metodologia de formação de preços de venda, uma técnica antiga, mas uma das mais utilizadas do mercado.
O problema deste método, é que ele é calculado com base no ganho sobre o custo, e não sobre o preço de venda — como explica o Jiovanni Coelho, no canal do YouTube, “SimTax”, dito isso, ele informa que o método mais adequado para se utilizar é a técnica de margem de lucro.
Definindo precificação
Recapitulando, a definição de preços pode parecer algo simples, mas para ser feita de maneira correta, é necessário se atentar aos pontos mencionados: concorrentes, valor, preço, custos, despesas, preço de custo, preço de venda, e optar por estratégias já consolidadas no mercado.
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