Quais são as principais rotinas de admissão

Quais são as principais rotinas de admissão?

Quais são as principais rotinas de admissão?

A admissão de funcionários é uma das principais tarefas do RH. Porém, também é um dos processos que mais necessitam de atenção e diríamos até de um padrão, pois envolve muitos detalhes e um erro cometido pode arruinar todo um trabalho. Mas, você sabe quais são as principais rotinas de admissão?

Neste artigo falaremos sobre as etapas de admissão de funcionários. Se ficou interessado(a), continue a leitura! 

O que é admissão de funcionários?

A admissão de funcionários é um conjunto de procedimentos que visa contrata e formalizar o novo empregado na empresa. Essa formalização está regida pela lei da CLT, que determina direitos e deveres que as empresas e funcionários devem seguir. 

Qual a importância de fazer um processo de admissão bem estruturado? 

Como citado no início do texto, qualquer erro durante a admissão de um novo funcionário pode pôr em risco todo um trabalho realizado. Por exemplo, escolher o profissional que não tem compatibilidade com a cultura da empresa ou sem engajamento com a equipe são detalhes que fazem total diferença na hora da contratação. 

Além disso, ser assertivo na escolha é fundamental para a diminuição da taxa de turnover e uma maior retenção de talentos. 

Quais as etapas do processo de admissão?

Separamos um passo a passo para você entender cada etapa e não pular nenhum processo da admissão de funcionários. Confira. 

  • Recrutamento e Seleção

O recrutamento e seleção é o princípio de todo processo de admissão de novos funcionários. Precisa ser muito bem estruturado e contar com a participação do responsável do setor que irá receber o profissional contratado. Essa participação é importante para que seja avaliada as experiências e competências do empregado e ter a certeza que esse é o perfil que se adéqua a vaga. 

A divulgação das vagas também é um fator importante e precisa ser em um canal com ampla repercussão, para atingir o maior número de interessados. Sendo assim, o anúncio precisa conter todas as informações das funções do trabalho e as habilidades para preencher o cargo. 

  • Entrega e aprovação dos documentos

Depois da fase de entrevistas, testes e dinâmicas é interessante que o RH dê um feedback para todos os candidatos participantes do processe seletivo – sendo uma resposta positiva ou negativa. 

Ao escolher o futuro contratado o próximo passo é notificá-lo e fazer a solicitação dos documentos para formalizar a contratação. Cada caso é um caso, e cabe ao RH confirmar quais dados precisará para  formalizar a admissão. 

  • Solicitação de documentos

A solicitação de documentos é a última etapa legal da admissão e antecede o registro. Segundo a CLT, informações como qualificação civil e profissional do colaborador, dados relativos à admissão no emprego, duração e efetividade no trabalho, férias, dados pessoais, remuneração, jornada de trabalho, acidentes e doenças (se houver) precisam ser registradas. 

  • Onboarding

Passada a etapa de documentação, está na hora de oficializar a entrada de um novo colaborador perante a empresa e equipe. O onboarding é o primeiro contato que esse profissional terá com o novo trabalho, por isso é importante que seja uma experiência enriquecedora, afinal, a primeira impressão é a que fica. 

Para isso acontecer, você pode realizar as seguintes ações: 

  • Apresentar a empresa e suas instalações; 
  • Mostras os equipamentos que o profissional irá utilizar enquanto funcionário da corporação; 
  • Apresentar formalmente o novo colaborador aos seus colegas de equipe; 
  • Configurar os acessos necessários como senha, login, e-mail corporativo, biometria e outros). 
  • Treinamentos

O treinamento também é parte do onboarding, e assim como os passos citados acima, é fundamental para que o funcionário comece a sua jornada na empresa.

Nessa etapa, é indispensável repassar ao novo funcionários informações sobre como a empresa funciona e sua cultura organizacional. 

Em resumo, agora que você já sabe quais são as principais rotinas de admissão, fica mais fácil tornar esse processo mais engajado e motivador. Bom trabalho!

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: