Qual a diferença entre OKR e KPI? 

Qual a diferença entre OKR e KPI? 

Qual a diferença entre OKR e KPI? 

OKR e KPI são dois termos bastante comuns no mundo corporativo, ambos essenciais para uma gestão estratégica. No entanto, existem muitos profissionais que ainda os veem como sinônimos, sendo que na realidade são estratégicas fundamentalmente diferentes.

A confusão sobre os termos se deve a importância de cada uma para o funcionamento e alcance das metas de um negócio, assim como suas vantagens em serem trabalhadas como complementares. Entretanto, para que funcionem corretamente, é preciso compreender o papel de cada uma. Para isso acompanhe nosso artigo até o final!

Definição de OKR

OKR vem de Objective and Key-Resuts, que pode ser traduzido para Objetivos e Resultados-Chave. Um dos responsáveis por desenvolver esse conceito foi Andrew Grove, ex-CEO da Intel, que o define como uma forma de focar nos objetivos centrais do negócio, deixando de lado todos os aspectos não essenciais para a companhia.

Ou seja, através do OKR são traçados objetivos claros, baseados na missão, visão e valores da empresa e com uma lista de resultados considerados chave para considerar a meta um sucesso. Para isso é preciso definir um destino claro onde todos os indivíduos da companhia devem chegar, deixando em segundo plano elementos que não são cruciais para isso no momento.

O papel do método SMART no OKR

Um aspecto importante do OKR é que nele são utilizadas análises qualitativas e quantitativas, unidas para compreender a qualidade com que se alcançou o objetivo e como isso foi feito. Para isso, os resultados-chave são traçados e analisados utilizando o método SMART, onde deve-se considerar metas:

  • Specific (específicas);
  • Measurable (mensuráveis);
  • Attainable (atribuíveis);
  • Relevant (relevantes);
  • Time-bound (temporais).

Ou seja, para utilizar o OKR é preciso que os resultados-chave tenham todas as características citadas acima. Além disso, essa estratégia exige um alto nível de transparência, permitindo que todas as partes do negócio tenham clareza sobre os objetivos e os métodos utilizados para alcançá-los. Algo que permite fomentar o sentimento de pertencimento e motivação.

Outro fator importante é que para que o OKR seja aplicado corretamente é preciso contar com a participação de diferentes partes do negócio. Nele não se deve focar apenas em C-Levels, mas sim envolver demais lideranças e colaboradores que estão presentes na rotina de diversos setores da companhia.

Saiba mais: Metodologia OKR: o que é e como implementar 

Definição de KPI

A sigla KPI vem de Key Performance Indicators, que em português costuma ser traduzido como Indicadores-Chave de Desempenho. Esse é um conceito utilizado pelo menos desde os anos 1990, que se populariza cada vez mais no mundo corporativo graças aos seus benefícios.

Sua principal funcionalidade é definir métricas específicas que serão utilizadas para avaliar e acompanhar o desempenho de equipes, setores e colaboradores. São aplicadas a processos específicos, utilizando uma abordagem puramente quantitativa, gerando gráficos, relatórios, análises e outras ferramentas capazes de medir a eficiência dos processos monitorados.

Além de acompanhar a performance de determinadas partes do negócio, o KPI também permite validar objetivos e compreender se estão sendo alcançados, como, quais as dificuldades para chegar a eles, facilidades, pontos a serem alterados, entre muitos outros aspectos. É uma estratégia utilizada em processos em andamento, e que deve ser feita continuamente.

Saiba mais: KPIs: o que é e como fazer para gerar resultados precisos 

Principais diferenças entre OKR e KPI

Ambas as ferramentas são essenciais para a gestão estratégica, mas sua forma de aplicação e objetivos são fundamentalmente diferentes. Enquanto o OKR funciona como um GPS, com os principais pontos do mapa por onde o aventureiro deve passar, o KPI é o painel de controle, onde ele acompanha métricas sobre como está a situação e qualidade dos pneus, gasolina, óleo, entre outros itens essenciais para o funcionamento do automóvel.

Ou seja, o OKR pode ser visto como o topo de uma escada, que lista os resultados-chave para que se considere conquistado a grande meta. Enquanto isso, o KPI é como os degraus que levam até lá, criando uma base sólida para entender como foi a subida, em que partes houve problemas e quanto tempo levou em cada etapa.

Seguindo a tendência atual, onde as empresas precisam ter flexibilidade e agilidade para se adaptar às rápidas transformações, os OKRs devem durar ciclos menores, de 3, 4 ou 6 meses. Já as KPIs são aplicadas continuamente, sempre com a possibilidade de serem reavaliadas e melhoradas conforme a situação e necessidades.

É possível utilizar as duas estratégias ao mesmo tempo?

Não só é possível como é o mais recomendado! O OKR e o KPI funcionam de forma complementar, sendo a primeira responsável por estipular objetivos inspiradores e desafiadores, enquanto o segundo é utilizado como uma forma de controle de qualidade dos processos utilizados para chegar aos objetivos.

Dessa forma, eles podem e devem ser utilizados de forma paralela, sendo trabalhados de forma que consigam potencializar seus resultados e benefícios. Ao fazer isso é possível ter uma organização e análises mais profundas sobre as informações geradas pelo negócio, o que gera decisões mais assertivas.

Apenas lembre-se da importância de deixar ambos os processos claros para todos os colaboradores, permitindo não só que compreendam onde e como a companhia deseja chegar, mas também como são avaliados individualmente nessa trajetória. Além de demonstrar transparência em seu funcionamento essa ação auxilia na criação de um sentimento de pertencimento, engajamento e motivação.

Leia também: Qual a importância do gerenciamento de desempenho? 

Importância da gestão estratégica para as empresas

Tanto as OKRs quanto as KPIs são ferramentas bastante populares no mundo corporativo, crescendo cada vez mais em importância para as organizações. Isso acontece por serem essenciais para uma gestão mais estratégica, abordagem que permite as companhias aumentar sua produtividade, diminuir custos e riscos, identificar oportunidades e otimizar recursos financeiros e de tempo. 

Além disso, uma gestão estratégica é capaz de alinhar metas diárias às de longo prazo, incluindo estratégias mais sustentáveis. Para que um negócio continue competitivo no mercado atual, com crescimento contínuo e saudável, é essencial contar com uma boa gestão estratégica. E, para isso, é importante conhecer e saber como aplicar tanto o OKR quanto o KPI. 

Você também pode gostar de: 13 indicadores para o seu RH 

E aí, o que achou do artigo? Esperamos ter solucionado todas as dúvidas relacionadas as diferenças entre OKR e KPI, e ter facilitado sua missão em aplicá-las em seu negócio. Nos conte nas redes sociais como está sendo esse processo! E aproveite para nos seguir, e ficar sempre bem-informado. 

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Até o próximo artigo! 💙

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