Qual a importância do gerenciamento de desempenho?

Qual a importância do gerenciamento de desempenho?

Qual a importância do gerenciamento de desempenho?

Qual a importância do gerenciamento de desempenho?

O gerenciamento de desempenho é essencial dentro de uma empresa. O principal objetivo desse tipo de gerenciamento é aprimorar o desempenho dos funcionários de maneira construtiva, gerando melhorias contínuas.

Para te ajudar a entender melhor o que é gerenciamento de desempenho, trouxemos dicas, as fases e como implementar na sua empresa.

O que é gerenciamento de desempenho?

O desempenho está relacionado à ação e ao sucesso de seus resultados. Ou seja, o desempenho é o potencial de criação de um determinado prazo. Já o conceito de gerenciamento engloba o planejamento, avaliações, indicadores, acompanhamento e melhorias de desempenho.

Portanto, o gerenciamento de desempenho une a gestão de metas e a gestão de competências. Através deles é possível estipular métricas para medir o desempenho de um colaborador e analisar o comportamento, tanto individualmente quanto de equipes. O objetivo dessa análise é elevar o potencial de cada um e ajudar a melhorar suas habilidades.

O gerenciamento de desempenho é uma ótima forma de acompanhar em tempo real as decisões que precisam ser tomadas e, dessa forma, possibilita que as equipes definam alguns pontos de forma mais embasada e ágil.

A estratégia de gerenciamento de desempenho bem definida impacta tanto o processo de recrutamento e plano de carreira, quanto o gerenciamento de benefícios.

Qual objetivo do gerenciamento de desempenho?

O gerenciamento de desempenho é essencial para melhorar a atuação dos colaboradores, melhorar os resultados da empresa, auxiliar na tomada de decisões, identificar profissionais com potencial para funções de maior responsabilidade, conceder promoções de cargos e medir a realização dos objetivos estratégicos.

O gerenciamento também facilita o suporte para todo time por meio de feedbacks construtivos, promovendo a capacitação dos profissionais.

Outro impacto relevante é o alinhamento do desempenho com a estratégia da empresa. Fazer com que os colaboradores tenham uma alta performance e desempenho é o propósito de qualquer líder. Assim, todos ficam com os objetivos alinhados.

Por que o gerenciamento de desempenho é importante?

Toda empresa precisa saber o que seus funcionários estão fazendo para ter sucesso. Dessa forma, fica muito mais fácil orientar e direcionar os esforços de seus funcionários.

O gerenciamento de desempenho está relacionado ao estabelecimento de funções e responsabilidades, ao reconhecimento de pontos fortes e fracos individuais, à comunicação de feedback, às recompensas comportamentais e à promoção de inovação contínua. Ou seja, esse tipo de gerenciamento é essencial, pois oferece todo o suporte e feedback de que os colaboradores precisam para dar o seu melhor.

Benefícios do gerenciamento eficaz de desempenho dos funcionários

O gerenciamento de desempenho ajuda a otimizar o desempenho dos funcionários. E, além disso, o gerenciamento de desempenho ajuda a resolver problemas graves enfrentados por grande parte das organizações, que são:

Envolvimento dos funcionários

O feedback constante ajuda a fazer com que os funcionários se sintam parte da empresa e melhora o envolvimento de cada um com duas funções.

Além disso, a comunicação e o treinamento regulares e consistentes ajudam a melhorar o compromisso com o funcionário. Isso causa um impacto positivo sobre a rotatividade da empresa, incidentes de segurança e sobre a experiência do cliente.

Manter os melhores talentos

Os funcionários que trabalham em ambientes que não dão feedbacks e que não oferecem a atenção necessária aos desenvolvimentos da equipe, não permanecem nessas empresas e nem são comprometidos com a organização. Afinal, ela não oferece nada para mantê-los engajados.

Em contrapartida, as organizações que promovem discussões para avaliar o desempenho, criam soluções e oferecem treinamento desfrutam de maior fidelidade dos funcionários, pois estão dispostas a evoluir com seus colaboradores.

Ou seja, os funcionários que estão dispostos a investir mais tempo e esforço na empresa, são incentivados a dedicar seus esforços à sua organização. Isso significa que eles têm mais chance de permanecer mais tempo na empresa e também de trabalhar constantemente para melhorar seu desempenho.

Desenvolver a liderança interna

Encontrar novos funcionários para cargos de liderança pode ser caro, trabalhoso e demorado. E caso o contratado não se enquadre na cultura da empresa, todo esse investimento é desperdiçado. Por isso, a promoção de funcionários internos comprovados para cargos de liderança reduz parte desse risco e ainda mostra como a empresa dá valor aos seus funcionários.

O gerenciamento de desempenho ajuda a empresa a preparar seus melhores funcionários para encarar futuros cargos gerenciais da melhor forma possível, oferecendo treinamentos e feedbacks projetados para ajudá-los em seu processo de desenvolvimento e na evolução das habilidades certas de liderança.

Como fazer a gestão de desempenho?

A gestão de desempenho pode ser desenvolvida de acordo com a cultura organizacional de cada empresa. Mas de modo geral, ela possui quatro etapas:

Planejamento

O primeiro passo para criar um bom gerenciamento de desempenho é realizar o planejamento. É essencial fazer uma reunião entre avaliador e avaliado para discutir alguns pontos relevantes, como por exemplo:

  • Definição e alinhamento das expectativas entre os envolvidos (gestor, empresa e colaborador);
  • Acordo sobre as principais responsabilidades e tarefas;
  • Criação do conjunto de metas e objetivos a serem alcançados;
  • Identificação das competências mais importantes relacionadas à função;
  • Criação do plano de desenvolvimento individual (PDI).

No momento do planejamento, a comunicação precisa ser clara e assertiva para que não existam dúvidas ou questões mal resolvidas sobre os objetivos e estratégia definida. Afinal, cada membro da equipe precisa saber com clareza quais são suas funções, suas responsabilidades e o que é esperado delas para alcançar os resultados.

Metas, indicadores e tarefas de acompanhamento

A definição de metas, objetivos e indicadores é parte do planejamento. Assim é possível estabelecer o que se espera de cada funcionário e ainda mensurar o seu desempenho.

Algumas das metodologias mais usadas são:

  • OKRs (Objectives and Key Results), onde é definido um objetivo e, a partir dele, até cinco Resultados-Chave para mensurar o progresso;
  • KPI’s (Key Performance Indicator), utilizados para medir a eficiência das tarefas realizadas;
  • Metas SMART, modelo de definição de metas eficientes.

Os métodos aplicados corretamente são grandes aliados na gestão de desempenho.

Execução

Na etapa de execução é hora de colocar em prática os passos determinados no planejamento. Neste momento, é importante que as responsabilidades criem um ambiente e condições motivadoras para o colaborador e também que existe um acompanhamento frequente das demandas para que seja possível corrigir possíveis problemas.

Além disso, também é necessário que os líderes prestem atenção às ações que são voltadas para o operacional, como as metas, os objetivos estabelecidos e os feedbacks ou treinamentos.

Avaliação

As avaliações são muito importantes para avaliar e verificar o andamento das metas. Para que exista um acompanhamento eficaz, a dica é fazer as avaliações de forma periódica, pois elas são essenciais na hora da tomada de decisão. As promoções, desligamentos, realocação de cargo e o fornecimento de insumos para colaboradores é feita a partir das avaliações.

Revisão e feedback

A última fase engloba a revisão de toda estratégia e a devolutiva do processo. É neste ponto onde acontece o feedback, reunião entre líder e liderado para discutir algumas questões, como os resultados da avaliação de desempenho, o Plano de desenvolvimento para o próximo ciclo (PDI) e decisões voltadas para uma possível promoção, mudança de setor, remuneração, entre outros.

É importante ressaltar que o foco dessa etapa é impulsionar a performance das pessoas para o próximo ciclo do gerenciamento de desempenho.

Para concluir a etapa, é determinada uma data para o desenvolvimento do novo planejamento para o próximo período de avaliação.

Elementos básicos do gerenciamento eficaz de desempenho dos funcionários

O gerenciamento de desempenho deve ser adaptado às necessidades específicas da sua organização. Mas é importante ressaltar que os negócios de sucesso possuem elementos básicos que ajudam a contribuir no sucesso do gerenciamento de desempenho. Conheça esses elementos:

Recrutamento e contratação

O gerenciamento de desempenho começa muito antes da contratação. Primeiro é necessário ter bem definido quais são os objetivos e as descrições de cargos. Além disso, é importante recrutar candidatos qualificados que se encaixem na cultura da empresa, avaliando seus pontos fortes e fracos.

Fazer inúmeras entrevistas e utilizar testes e atribuições de funcionários são práticas recomendadas. Após a seleção dos melhores candidatos, o próximo passo é negociar os termos de contratação e finalizar o processo.

Integração

Incorporar o gerenciamento de desempenho no processo de integração é essencial para que os funcionários se acostumem totalmente com seus cargos. O gerenciamento eficaz de desempenho envolve a orientação dos novos funcionários, como designar um mentor ou tomar outras medidas.

Como nos primeiros dias e meses, o novo funcionário é apresentado às pessoas, processos e cultura da empresa, o objetivo dessa integração é garantir a efetiva incorporação do contratado à organização e sua cultura.

Definição de objetivos

Estabelecer os objetivos o mais cedo possível ajuda a fazer com que os novos funcionários melhorem rapidamente seu desempenho. Para isso, a dica é reunir os funcionários e supervisores para negociar requisitos, padrões de desempenho, resultados e medidas.

Permitir que os funcionários colaborem na definição de seus próprios objetivos, alinhados aos propósitos da empresa, faz com que eles tenham mais autonomia e responsabilidade.

Monitoramento do progresso

A avaliação anual de desempenho talvez não seja o suficiente para monitorar e avaliar efetivamente o desempenho dos funcionários. O gerenciamento eficaz de desempenho precisa de reuniões consistentes para organizar os objetivos, priorizar projetos e resolver possíveis problemas de progresso dos funcionários.

Desenvolvimento de funcionários

Os bons talentos estão sempre em busca de melhorias. Se você contratar pessoas qualificadas, mas não lhes dá oportunidades de desenvolvimento, elas ficarão entediadas e buscarão novas oportunidades.

Quando uma empresa investe no aprimoramento das habilidades de seus colaboradores, a organização se beneficia do desenvolvimento de suas habilidades adicionais.

Por isso, é importante permitir movimentações e transferências em diferentes locais dentro da empresa. Preste atenção se esses passos incluem opções sólidas de desenvolvimento dos funcionários em sua estratégia de gerenciamento de desempenho para evitar que seus recursos fiquem estagnados.

Esse aprendizado pode envolver a observação, treinamentos e formações, conforme necessário.

Reconhecimento dos funcionários

Todos desejam ser reconhecidos por um trabalho bem feito. Por isso, dar o devido reconhecimento aos funcionários é extremamente importante.

Quando o reconhecimento não é incluído nos processos de gerenciamento de desempenho, os funcionários costumam ficar mais insatisfeitos e desmotivados. Priorize sistemas eficazes de remuneração e reconhecimento para recompensar seus colaboradores por suas contribuições.

Feedback regular

O feedback frequente é essencial para o bom gerenciamento de desempenho. Revisões regulares, avaliações honestas e planejamento trimestral do desenvolvimento são essenciais para o fornecimento de informações para que os funcionários melhorem e também demonstram o comprometimento da gerência.

É importante lembrar que a necessidade do feedback é bidirecional, permitindo que os funcionários avaliem a gerência, dando espaço para melhorias internas. Além disso, os feedbacks durante as entrevistas de saída colaboram com a identificação de possíveis problemas organizacionais.

Desempenho das equipes

O gerenciamento de desempenho é uma estratégia excelente para elevar a produtividade dos times com o objetivo de potencializar resultados e atingir as metas e alcançar os objetivos da organização.

Agora que você sabe o que é o gerenciamento de desempenho, que tal colocar suas etapas em funcionamento? Esperamos ter esclarecido todas as dúvidas sobre o gerenciamento.

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Até o próximo artigo! 💙

 

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