Sociedade Limitada: o que é e como funciona

Sociedade Limitada: o que é e como funciona

Para que um negócio comece, além de ter uma estrutura e planejamento, é preciso ter investimento. Nenhuma empresa consegue o sucesso se não houver o principal: o capital. E para que o seu negócio funcione vale a pena investir na sociedade limitada. Quer entender o que é e como funciona? Acompanhe este artigo.

O que é Sociedade Limitada?

A sociedade limitada (Ltda) é um tipo de empresa formada exclusivamente pelo investimento de cada sócio que fizer parte do negócio. Sendo que a quantia que cada integrante aplica determina a sua participação nos lucros e responsabilidades. Esse tipo de sociedade possui menos burocracia e protege o patrimônio pessoal dos sócios, já que a grande vantagem da sociedade limitada é exatamente a proteção do capital.

Ou seja, se o negócio chegar a falência ou haver o rompimento da sociedade, o capital de cada integrante permanece protegido. Além disso, o dinheiro é dividido por cotas, que correspondem à quantidade que cada um tiver investido no capital social da empresa. Lembrando que esse investimento precisa ter sido feito por algum ativo financeiro, pois na Ltda não é permitido ser sócio em troca de serviços prestados à empresa ou aos sócios.

Como a sociedade limitada funciona?

A sociedade limitada funciona por meio de cotas, e o valor delas deve ser registrado no contrato social da empresa. É esse acordo prévio que define a participação e a responsabilidade de cada sócio nos lucros da empresa.

A grande vantagem desse negócio é que nenhum sócio pode retirar dinheiro da empresa para cobrir despesas que não sejam da própria sociedade. Sendo assim, o patrimônio fica protegido.

Vale destacar que cada sócio possui responsabilidades limitadas, conforme o investido que tenham feito, mas todos respondem pelo valor total do capital. Por exemplo: se o sócio A tiver investido 100 mil reais, e o sócio B 50 mil, ambos respondem pelo valor de 150 mil reais no total.

Para fazer o registro de uma empresa Ltda é preciso elaborar um contrato social e formalizá-lo em uma junta comercial. Além disso, é necessário fazer a inscrição na Receita Federal, da Secretaria da Fazenda e na prefeitura da cidade onde será a sede da sociedade.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: