Talent Acquisition x recrutamento: entenda a diferença

Talent Acquisition x recrutamento: entenda a diferença

Talent Acquisition x recrutamento: entenda a diferença

Provavelmente você já ouviu profissionais do RH se referindo ao processo de recrutamento usando o termo Talent Acquisition”. Apesar de ser uma confusão frequente entre as pessoas, esses dois termos tem significados diferentes, porém estão relacionados.

Então, o que é recrutamento? E o que é Talent Acquisition? Quais são as diferenças entre eles?

Quer saber a resposta dessas perguntas? Continue lendo esse artigo. Vamos explicar tudo!

O que é Recrutamento?

O processo de recrutamento na empresa, é o processo em que o setor de RH tem a responsabilidade de encontrar profissionais para ocupar uma determinada vaga que está aberta na organização. É a fase do Recrutamento e Seleção em que o objetivo é encontrar uma quantidade de pessoas que possivelmente tenham o perfil para a vaga que está aberta.

O conjunto de técnicas e estratégias utilizadas no processo de recrutamento, deve ser completamente baseado nas necessidades que a empresa tem naquele momento, mais especificamente nas necessidades da vaga que está sendo divulgada.

Ou seja, o RH precisa entender o perfil de profissional que é necessário para ocupar a vaga para então, buscar por meio de variados canais, candidatos que possivelmente estejam dentro desse perfil esperado. Diferentemente do Talent Acquisition, o recrutamento costuma ser mais rápido e mais linear. Podemos dizer que o Recrutamento é uma das fases do processo de Talent Acquisition.

O que é Talent Acquisition

O processo de Talent Aquisition (ou Aquisição de Talentos), por sua vez, é algo mais cíclico em vez de linear. Ele é voltado para a construção de relacionamentos, antecipando assim, a possível necessidade de contratação em certas vagas ao criar um grupo de profissionais ou possíveis candidatos. Ou seja, criar um banco de talentos.

A aquisição de talentos tem uma visão a longo prazo. Portanto, é um processo contínuo de procurar, atrair, recrutar, selecionar e manter profissionais com perfis e habilidades que sejam relevantes para determinados cargos da organização.

Enfim, o Talent Acquisition tem um papel de recrutamento estratégico que, apesar de ter resultados de médio a longo prazo, traz grandes benefícios em relação à imagem da empresa no mercado e também, à atração e retenção de talentos.

Recrutamento x Talent Acquisition

Se mesmo após entender os conceitos de Recrutamento e de Talent Acquisition, você ainda está com dúvidas em relação às diferenças, não tem problema. Elencamos a seguir, quais são as principais e mais marcantes:

  • O Recrutamento é um processo mais operacional, enquanto o Talent Acquisition é mais estratégico;
  • O Talent Acquisition visa criar relacionamentos e banco de talentos para futuras vaga. O recrutamento visa ocupar vagas abertas naquele determinado momento;
  • A Aquisição de talentos tem uma visão a médio e longo prazo, já o recrutamento tem uma visão a curto prazo;
  • O Talent Acquisition antecipa as necessidades futuras da organização e cria um funil de talentos. Por outro lado, o Recrutamento deve ter um trabalho que age de imediato e de forma reativa.

Resumindo então, a aquisição de talentos é uma forma estratégica de recrutar e manter um bom relacionamento por meio de networking, com profissionais que possam ter algum talento ou relevância no presente momento, ou futuramente. Contrário a isso, o processo exclusivo de recrutamento, tem o o objetivo apenas de preencher uma vaga que está aberta na empresa.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: