Trabalho em domicílio: por que os colaboradores não rendem?

Trabalho em domicílio: por que os colaboradores não rendem?

De uma hora para outra as empresas tiveram que adotar o trabalho em domicílio. Apesar de muito conteúdo dizer que home office é mais produtivo, não quer dizer que seja uma regra.

Ou seja, é bem provável que você esteja sofrendo com uma equipe que está penando para entregar resultados após ter mudado para o home office.

Mas, quais podem ser as razões deles não renderem como antes e como lidar?

Razões que leva a perder o encanto no home office

  • Falta de apoio social

Quando falo de apoio social não é necessariamente que a empresa faça medidas para ajudar o colaborador no que precisar.

A realidade é que a interação social que o ambiente de escritório proporciona ajuda em muito manter a saúde mental e, consequentemente, a produtividade.

Afinal, as conversas paralelas no escritório, a pequena pausa do cafézinho para comentar sobre a série que viu na noite passada… Enfim, esses pequenos detalhes de interação humana ajuda o trabalho ficar mais leve e ser mais fácil de lidar com desafios.

 

  • Falta de atividade física

 

Esse fator não implica que todo mundo fazia academia antes do trabalho em domicílio. Mas, o simples fato de ter que se locomover por um período, ver uma vista diferente, é importante para manter-se ativo.

 

  • Conciliar trabalho com atividades domésticas e família

 

Uma das reclamações do trabalho em domicílio é conseguir conciliar a tarefa doméstica e a família. Afinal, ter que cozinhar, lavar a louça e logo em seguida voltar ao trabalho cansa.

Além de interrupções de familiar pedindo ajuda com algo.

 

  • Saúde mental que vai se deteriorando

 

Com base nos fatores anteriores, é fácil ver os níveis de estresse, ansiedade e até depressão aumentando entre os colaboradores.

Nesse sentido, a falta de cuidado com a saúde mental no trabalho em domicílio poderá acarretar em quedas drásticas na produtividade.

 

  • Dificuldade com tecnologia

 

Por fim, as frustrações com a tecnologia do trabalho em domicílio drena suas energias em um estalar de dedos. Conexão fraca ou caindo, ter que fazer download de um programa de vídeochamada 5 minutos antes da reunião ou ter que aprender uma ferramenta do zero para fazer o trabalho.

Esse tipo de situação pode levar na queda da produtividade. Além de frustração e estresse que só irão fazer o funcionário render menos.

Como melhorar a produtividade no trabalho em domicílio?

Assim, algumas atitudes práticas que, como gestores, podemos fazer para ajudar:

  1. Implemente ferramentas simples e intuitivas de utilizar;
  2. Defina metas realistas para motivar o pessoal;
  3. Faça reuniões periódicas para acompanhar o projeto/trabalho e demonstrar que você está disponível se precisarem de você;
  4. Comunicação clara: não dá para esperar que o colaborador irá executar direito sua função tendo que adivinhar o que é esperado;
  5. Dê dicas para os colaboradores lembrarem-se de fazer pausar, exercícios, organizarem-se e ter um ambiente tranquilo de trabalho;
  6. Organize melhores os processos, como facilitando o setor de RH ao adotar ferramentas como Lugarh.

Enfim, é necessário observar que a produtividade no trabalho domicílio não é um fim, mas um processo constante.

Para mais dicas sobre o trabalho em domicílio, temos uma seção dedicada para isso aqui no blog, que você pode conferir clicando aqui.

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email: