Transformação digital: o que é e quais os impactos nas empresas

Transformação digital: o que é e quais os impactos nas empresas

Todos nós passamos pela transformação digital, não é mesmo? Com as empresas e negócios não seria diferente, principalmente para aquelas que acompanham as evoluções tecnológicas. Porém, esse termo não se refere apenas as novas tecnologias. Quer entender mais sobre o tema no universo corporativo? Leia o artigo a seguir.

O que é a transformação digital?

A transformação digital é o processo que uma empresa implementa um mindset digital em todos os setores, independente do produto ou serviço que oferece. Em outras palavras, a transformação digital segue a lógica do mundo digital — das mudanças rápidas, das respostas instantâneas, da flexibilidade e da agilidade.

Os principais pilares da transformação digital são:

  • Cliente

Mesmo que não seja a única razão de tornar a sua empresa digital, a experiência do cliente/existência é fundamental para o surgimento de uma empresa, concorda? Por isso, as ações devem ser voltadas para entender os desejos e preferências dos consumidores. Engajamento, personalização e interatividade devem estar presentes no conjunto de ações de uma empresa que visa a evolução.

  • Feedbacks

Todos nós cometemos erros e ainda vamos cometer. A diferença é o que podemos fazer com eles. O feedback é a possibilidade de aprender com as falhas e qualificar o produto.

  • Dados

Esse pode ser considerado o principal pilar da evolução. Temos hoje uma infinita fonte de dados, e são eles que possibilitam a criação de estratégias. A partir do Big Data, é possível gerir um negócio mais eficiente, sempre em busca de solucionar as dores dos clientes.

  • Adaptação e melhorias

Se falarmos de transformação digital, falamos de velocidade, entregas mais ágeis. Por isso, pequenas melhorias já agregam valor nos processos e resultam em entregar o que o cliente realmente quer.

  • Mudança

Não é porque uma solução deu certo em um determinado momento, que ela irá trazer resultados para sempre. É importante haver mudança. Sendo assim, é essencial ficar de olho nas movimentações do mercado. Novas oportunidades surgem o tempo todo, os gestores precisam estar atentos para utilizar a tecnologia ao seu favor.

  • Negócios

No mundo dos negócios, essa transformação digital pode ser facilmente sentida. Por exemplo, na área do RH há softwares que filtram os candidatos, faz a coleta de documentos e assinaturas e oferece um banco de dados robusto. Mas vai além com as plataformas de treinamento, análise de desempenho, etc.

Qual a importância da transformação digital? 

É sempre bom lembrar que a mudança começa na empresa através da cultura organizacional — buscando uma nova mentalidade. É claro que sua empresa passará por mudanças na estrutura e principalmente nos processos.

Algumas metodologias que podemos destacar são a Scrum e aAgile, mas também podemos pensar nas práticas do design thinking que incentiva a criação de equipes multidisciplinares criativas para resolver problemas.

Como aplicar a transformação digital nas empresas?

Primeiramente você precisa mudar o pensamento da sua equipe e abraçar a tecnologia. O segundo passo é investir em uma liderança mais ágil, treinar e engajar os colaboradores para que essa transição aconteça de maneira mais assertiva.

Confira os próximos passos
  • Enxergue novas possibilidades
  • Invista em ferramentas digitais válidas
  • Capacite seus profissionais
  • Não tenha medo de mudar

A maior dica que podemos te dar sobre a transformação digital é: mantenha-se atualizado e aberto para novidades.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! 💙.

 

 

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email:

admissão