Quando um gestor está olhando o orçamento da empresa e analisando se há como oferecer um plano de saúde para funcionários é comum surgiu o pensamento: será que vale a pena?
É inegável que a saúde é de extrema importância. Não tem como argumentar contra isso. Contudo, não é possível que todo e qualquer negócio saia oferecendo o melhor plano de saúde para todo mundo.
Por isso, nesse artigo vamos buscar te auxiliar a responder se vale a pena ou não oferecer um plano de saúde para funcionários.
Por que se importar com a saúde do funcionário?
Primeiramente, temos que pensar como que a saúde do funcionário é importante para o negócio.
Em realidade, apesar de reconhecermos essa importância, nem todas empresas dão ênfase no cuidado da saúde dos colaboradores. Ademais, as razões para isso sempre estão relacionado ao custo.
Porém, é importante sabermos que a saúde física e mental de uma pessoa está intrinsecamente ligada a sua produtividade. Ou seja, uma pessoa saudável irá ter mais resultados e de forma consistente. Em contrapartida, alguém que não consegue cuidar da saúde rapidamente não conseguirá ser produtivo.
E essa queda na produtividade do colaborador irá pesar no bolso da empresa.
Ou seja, temos que um plano de saúde para funcionários não é um custo, mas sim um investimento.
Afinal, ter colaboradores com péssimas condições de saúde irá aumentar:
- Absenteísmo: por doenças, o colaborador poderá ter que faltar no trabalho, às vezes por vários dias consecutivos;
- Turnover: o nível de estresse, descontentamento com a empresa e problemas de saúde poderão levar o colaborador a se desligar;
- Despesas: com o turnover elevado, a empresa terá que gastar mais com recrutamento, seleção e treinamento;
- Problemas com clientes: funcionário faltando ou indo embora por causa de doenças poderão levar a problemas nas entregas e atendimento do cliente, que poderá ficar insatisfeito e até mesmo deixar de fazer negócios com sua empresa.
- Prejuízos: aumento de despesas e queda de receita, inevitavelmente irá acarretar em prejuízos de tempo e dinheiro.
Quais as vantagens do plano de saúde para funcionários?
Então, veja algumas vantagens de oferecer um plano de saúde para funcionários:
- Aumento da satisfação e bem-estar dos colaboradores;
- Aumento de produtividade (ao eliminar os problemas ditos anteriormente);
- Plano de saúde para funcionários pode ser abatido do imposto de renda;
- Se torne uma empresa que as pessoas queiram trabalhar, aumentando sua competitividade;
- Atraia e retenha os melhores talentos (afinal, eles querem ser valorizados);
- Assistência para os casos de acidentes;
- Redução de custos e prejuízos.
Esse último ponto pode parecer contra intuitivo. Porém, se você lembrar dos problemas que irão aumentar caso os funcionários não cuidem da saúde será fácil de perceber como o plano de saúde para funcionários será econômico.
Enfim, percebemos que o plano de saúde para funcionários não é apenas um gasto a mais na planilha de orçamento da sua empresa. Na realidade, pode ser uma peça-chave na sua estratégia de recursos humanos.
Afinal, os melhores talentos irão preferir trabalhar naquela empresa em que eles sejam valorizados e cuidados. Tendo um ambiente de trabalho mais agradável fará seu negócio ser mais produtivo e estar entre os melhores do mercado.