Os indicadores de RH, também chamado de KPIs de RH, são análises estratégicas que visam medir o desempenho de ações de responsabilidade do setor em determinado período. Eles geram dados essenciais para que a empresa tome decisões com base em informações concretas, e não “achismos”.
Fundamentais para o Recursos Humanos e a Gestão de Pessoas, atualmente existem dezenas de KPIs que podem ser adotadas a rotina da empresa. Para escolher entre as melhores é preciso considerar as características e necessidades de cada negócio. Porém, existem aqueles essenciais em qualquer situação.
No artigo de hoje, você conhecerá os principais indicadores para o seu RH, como funcionam e sua importância. Leia até o final e prepare-se para tornar os resultados do negócio ainda melhores!
O que são e qual a importância dos indicadores de RH?
Os indicadores de RH funcionam como instrumentos de avaliação e mensuram o cenário atual da empresa. Seu nome vem de Key Performance Indicators, traduzido como “indicadores-chave de performance”, e é mais popularmente chamado de KPI de RH. Com eles é possível identificar erros, ameaças, pontos de sucesso, entre outros dados.
Através dos indicadores de RH são acompanhados valores, incluindo percentuais e numéricos. Ao serem analisados, eles medem as ações tomadas, geram respostas rápidas e servem de base para a tomada de decisões de gestores e diretoria.
Aliás, essa é uma das principais vantagens dos indicadores de RH: servir como orientação para a criação de estratégias e tomadas de decisões. Através deles é possível ter uma visão clara da realidade atual de diversos aspectos do negócio, e compreender como melhorar, corrigir ou se adiantar a problemas.
Leia também: Como um RH eficiente impacta na produtividade da empresa
Os 13 principais KPI’s de RH
A seguir apresentaremos 13 dos indicadores de RH mais utilizados por empresas de sucesso. É importante lembrar que eles podem ser usados em conjunto, mas isso não é obrigatório. Você pode adotá-los e utilizá-los conforme a necessidade do seu negócio, ou usar alguns de forma recorrente e outros em períodos mais espaçados. Dito isso, conheça os principais KPIs de RH!
1. Absenteísmo e frequência
A ausência de funcionários é algo comum na rotina das empresas. Porém, pode se tornar um problema quando começa a acontecer de forma recorrente, especialmente porque pode afetar a produtividade do colaborador ausente e dos seus colegas. Por isso, o absenteísmo é um dos indicadores de RH mais importantes de se utilizar.
Com ele é preciso considerar atrasos, faltas e afastamentos, buscando compreender após o resultado as motivações por trás delas. São problemas pessoais? É insatisfação com o ambiente profissional? Está acontecendo uma sobrecarga de trabalho? Compreender os motivos permite que o RH tome ações para mudar esses cenários. Não à toa, um dos métodos utilizados para diminuir o índice de absenteísmo é fortalecendo a cultura organizacional.
2. Desempenho e produtividade
Para medir o desempenho de um colaborador ou grupo é preciso levar três aspectos em conta: custo, tempo e qualidade. Entretanto, para conseguir medi-lo da melhor forma é preciso usar como base o indicador de produtividade, por isso essas duas KPIs acabam se relacionando em muitas situações.
Algo essencial para avaliar o nível de desempenho dos colaboradores são as avaliações de desempenho. Existe uma grande variedade delas, muitas utilizando perguntas diretas que podem ser respondidas através de valores numéricos para gerar resultados mais fáceis de serem analisados nos indicadores de desempenho.
Saiba mais: Qual a importância do gerenciamento de desempenho?
3. Turnover ou Índice de Rotatividade
Com o indicador de turnover é possível acompanhar a quantidade de profissionais que saíram da empresa em determinado período. Através disso é possível compreender as motivações e a eficiência das ações do RH, como a qualidade do recrutamento e seleção, processo de onboarding e capacidade de manter talentos.
4. Custo do Turnover
A rotatividade de funcionários é algo extremamente negativo porque, além de perder o conhecimento oferecido por esses profissionais, existe uma perda financeira, em produtividade e tempo. Saber exatamente quanto é esse custo é essencial para criar métodos de diminuir esse problema.
5. Headcount
O Headcount é um dos indicadores de RH mais simples de ser colocado em prática, e também um dos mais importantes de se manter constante. Nele você irá contabilizar quantos funcionários a empresa possui em determinado período, comparando o valor com o histórico para determinar se houve um aumento ou diminuição.
Esse é um KPI de RH essencial para o trabalho da Gestão de Pessoas, ajudando a tornar a gestão mais estratégica e transformar as metas e objetivos da empresa em algo alcançável. Ele também permite identificar setores em crescimento ou que estão perdendo membros, como isso pode aumentar ou diminuir a produtividade, entre outros dados.
6. Taxa de vagas fechadas no prazo
Quanto tempo seu RH leva para contratar um novo colaborador? Durante esse período, qual é o custo do processo? Como ele afeta a produtividade da equipe? Esses e outros questionamentos são essenciais para avaliar a eficiência dos processos seletivos e se estão conseguindo se manter dentro do período estabelecido para acontecer. Outro ponto é se estão alinhados a necessidade do negócio.
7. Investimento em treinamento
A capacitação dos colaboradores é algo essencial para garantir os objetivos do negócio e trazer uma série de benefícios em sua relação com o profissional. Mas, também é necessário monitorar a eficiência desses treinamentos, visando compreender quais estão gerando resultados e quais devem ser melhorados.
Não apenas isso, é preciso entender se os investimentos estão gerando resultados. Para isso é medido o desempenho dos colaboradores, assim como suas taxas de adesão, abandono e resultados após os treinamentos.
8. Retorno sobre investimentos (ROI)
Return On Investment, ou retorno de investimento em português, é o indicador de RH que mede quanto a empresa está perdendo e recebendo a cada investimento executado. É interessante para se ter uma visão clara das entradas e saídas do negócio.
9. Índice de reclamações trabalhistas
Esse KPI de RH está diretamente relacionado a legislação trabalhista, mensurando se a empresa está alinhando à carga tributária e às leis vigentes. Com ele, é possível reconhecer falhas na gestão, a idoneidade da organização frente aos colaboradores e pontos de melhoria.
Além de ser importante para a relação com os profissionais, esse KPI também afeta a percepção do público externo sobre o negócio. Para realizá-lo, basta levantar o número de reclamações trabalhistas e relacioná-lo com o número de funcionários desligados.
Leia também: O que é trabalho assíncrono e como essa tendência pode ser positiva para a sua empresa?
10. Índice de satisfação dos colaboradores ou clima organizacional
A satisfação dos colaboradores é essencial para garantir bons níveis de produtividade, motivação e engajamento. Para conseguir medi-las, é possível utilizar pesquisas com questionários que tragam perguntas como: quão satisfeito você está com seu ambiente de trabalho? De 0 a 10, quanto recomendaria nossa empresa a um amigo para trabalhar? Quão próximo suas atividades são do que considera ideal?
Através das respostas, que podem ser dadas com notas numéricas, é possível identificar os colaboradores que são promotores, detratores e neutros. Os resultados serão essenciais para criar estratégias que visem aumentar a qualidade do ambiente profissional, fortalecer a cultura organizacional, entre outros pontos essenciais.
11. Índice de retenção de talentos
O indicador de retenção de talentos ajuda a visualizar o nível de eficiência nas estratégias visando a manutenção das equipes. Com elas, é possível repensar ou desenvolver métodos que auxiliem na diminuição do turnover e na melhora dos processos de recrutamento e seleção.
12. Cálculo de competitividade salarial
Para conseguir se manter como um local atrativo para os talentos do mercado é preciso estar atento a remuneração oferecida em outros locais. Por isso, o KPI de competitividade salarial é utilizado para fazer um levantamento da média por função, servindo como base para a elaboração de mudanças nesse aspecto.
13. Folha de pagamento
Nesse indicador de RH é feito um levantamento de todos os valores gastos com funcionários, incluindo salários, benefícios, horas extras e prêmios. Esses valores serão relacionados ao capital da empresa, buscando identificar se existe um equilíbrio entre as entradas e saídas.
Você também pode gostar de: Como fazer o planejamento anual da sua empresa
Como gerenciar os indicadores de RH?
Para extrair todo o potencial das KPIs de RH é fundamental conseguir aplicá-las e analisá-las da melhor forma. Uma maneira de fazer isso é utilizar a tecnologia, uma ferramenta essencial para um setor de Recursos Humanos mais estratégico e inteligente.
Atualmente existem softwares de RH que permitem o recebimento, armazenamento e análise de uma ampla gama de informações. Eles também geram dashboards completos sobre os indicadores, permitindo uma visualização mais simples e ágil que ajudará a gerar suas próximas decisões. Agilize sua rotina e torne seu RH mais tech através delas!
E aí, o que achou do artigo? Esperamos ter ajudado a entender quais são os indicadores essenciais para o seu RH. Nos conte nas redes sociais como está sendo a aplicação deles! E aproveite para nos seguir, e ficar sempre bem-informado.
Até o próximo artigo! 💙