Marketing de recrutamento: o que é e como usar em sua empresa?

Marketing de recrutamento: o que é e como usar em sua empresa?

Marketing de recrutamento: o que é e como usar em sua empresa?

Marketing de recrutamento: o que é e como usar em sua empresa?

Com as transformações do mercado de trabalho, uma das áreas mais afetadas tem sido, sem dúvida, o Recursos Humanos. Com a evolução da tecnologia, e as mudanças nas expectativas e características dos profissionais, foi preciso se adaptar a novas realidades. Para isso surgiram estratégias como o Marketing de Recrutamento, também chamado de Recruitment Marketing.

Neste artigo, ensinaremos o que é esse método que tem sido cada vez mais difundido nos processos de recrutamento e seleção de empresas globais. Também exploraremos alguns passos de como desenvolvê-lo e aplicá-lo em sua empresa. Confira!

O que é marketing de recrutamento?

O marketing de recrutamento é uma técnica diretamente inspirada por métodos de vendas. Sua intenção é atrair, engajar e criar relações mais próximas com os candidatos as vagas da empresa. A ideia é “vender” a imagem da organização, de forma que ela se torne não só uma oportunidade profissional ao candidato, mas uma meta.

Usando de um funil de recrutamento, planejamento e estratégias, o marketing de recrutamento consegue garantir uma maior qualidade na seleção dos novos colaboradores da sua empresa. Com ele é possível captar aqueles alinhados a cultura organizacional, desenvolver relações que podem ser exploradas no futuro e garantir equipes engajadas.

Esse é um método que vem ganhando popularidade, especialmente graças a necessidade de as empresas de se manterem competitivas no mercado. Algo possível usando o marketing de recrutamento, já que uma das suas consequências é justamente solidificar uma percepção positiva da empresa entre concorrentes e profissionais.

Como o marketing de recrutamento surgiu?

Existiu uma época em que o principal objetivo de um profissional era entrar em uma boa empresa, evoluir sua carreira dentro dela e então se aposentar. Era um caminho simples, onde a ideia de estabilidade e segurança eram prioridades. No entanto, com o passar das décadas, a visão das novas gerações tem transformado essa trilha.

Atualmente, as empresas precisam estar atentas ao fato de que não são apenas elas com poder de decisão ao escolher um colaborador. A vontade, expectativas e exigências dos profissionais também devem ser consideradas, especialmente quando o objetivo é atrair e manter grandes talentos do mercado.

Para isso, as organizações devem investir em remuneração, benefícios, plano de carreira, cultura organizacional e em estratégias que levem esses candidatos a terem como meta trabalhar no local. Foi dessa necessidade que surgiu o marketing de recrutamento, que tem justamente esse como um dos seus principais objetivos.

Por que investir no marketing de recrutamento?

O marketing de recrutamento funciona como um complemento fundamental ao employer branding, ambas estratégias essenciais para aumentar a reputação da empresa no mercado, sua competitividade e capacidade de atrair e manter os melhores profissionais.

A qualidade de uma empresa é garantida quando seus colaboradores possuem as competências e habilidades certas, além de estarem em harmonia com a cultura organizacional do local. Conseguir atrair e manter esses profissionais é uma missão difícil do Recursos Humanos, mas extremamente necessária para o sucesso da companhia.

O papel do marketing de recrutamento é desenvolver um ambiente onde o próprio talento desejará trabalhar no local, o tendo como meta profissional. Esse desejo torna sua busca ativa, tornando o processo de recrutamento e seleção mais ágil, eficiente e aumentando sua probabilidade de sucesso a longo prazo.

Quais os benefícios do marketing de recrutamento?

As vantagens de se investir no marketing de recrutamento são variadas, e atingem ações de curto, médio e longo prazo. No decorrer do artigo, pudemos perceber alguns deles, mas acreditamos ser importante analisá-los com maior atenção. Por isso trouxemos alguns dos maiores benefícios dessa estrategia para que consiga entender a importância dele para sua empresa. Confira!

Ação ativa do candidato

Ao construir de forma eficaz seu marketing de recrutamento, isso gera uma ação ativa dos candidatos, algo que não acontece no recrutamento convencional. Normalmente, o processo é feito de forma que exista a divulgação das vagas em determinadas plataformas, redes ou site da empresa, e caso o profissional esteja em busca de uma oportunidade ele acabe tentando a seleção.

Quando se cria uma percepção positiva da empresa, onde ela se torna uma meta profissional aos talentos do mercado, eles estarão sempre em busca de uma oportunidade. Isso significa, que ao abrir o processo de seleção, as chances de profissionais qualificados estarem atentos, e em busca de uma chance, são maiores.

Aumento na agilidade da seleção

Uma consequência direta da busca ativa de profissionais qualificados por vagas na empresa é justamente o aumento na agilidade da seleção. Com um marketing de recrutamento bem planejado e aplicado, o recebimento e análise de currículos será feito de forma muito mais rápida.

Outro ponto que contribui para o aumento da agilidade no recrutamento e seleção é o detalhamento do funil de recrutamento, item que iremos explorar com maiores detalhes a seguir. A visualização do candidato ideal, e a busca recíproca pelo reposicionamento, são de grande auxílio em uma seleção mais eficaz.

Melhora da imagem da empresa

Como  citamos anteriormente, um dos papéis do marketing de recrutamento é solidificar uma imagem positiva da empresa no mercado. Isso acontece porque todo o desenvolvimento é baseado em uma troca de informações clara, e a construção de uma relação mais próxima entre empresa e candidato, ainda que ele não seja aprovado.

Isso aumenta imensamente o engajamento dos candidatos, além de fazê-los sair do processo com uma percepção positiva, ainda que não tenham sido escolhidos. Outro ponto de atenção é manter os profissionais em um banco de talentos, e avisá-los sobre oportunidades futuras.

Aumento da competitividade no mercado

Mais do que apenas vender um produto ou serviço, cada vez mais as empresas tem percebido a importância de vender um ambiente de trabalho desejável. Isso ajuda não só para que os clientes tenham uma percepção positividade do local, mas também a grandes talentos do mercado desejarem trabalhar ali. Ou, caso sejam abordados, optarem por transicionar de outra empresa até a sua.

Isso torna a sua empresa mais competitiva, conseguindo atrair e manter profissionais de alta performance, algo essencial para melhorar os resultados do negócio. Uma consequência direta do uso do marketing de recrutamento nos processos da sua empresa, e mais um benefício se utilizá-lo bem.

Fortalecimento da relação durante a seleção

Uma das principais características do marketing de recrutamento é o fortalecimento entre empresa e candidato durante todo o processo de seleção. Algo que, como dissemos acima, garante que o profissional tenha uma percepção positiva da empresa, ainda que não seja aprovado.

Esse fato também auxilia no aumento da probabilidade de que esse candidato volte a se candidatar, ou deseje estar inserido em um banco de talentos. Todas são características importantes, especialmente no engajamento desses profissionais. Um colaborador já envolvido com os objetivos da empresa desde a seleção será muito mais engajado após a contratação.

Maior probabilidade de match cultural

Outro fator que influência imensamente nos resultados da empresa é ter funcionários alinhados a sua cultura organizacional. Esse é um fator determinante para uma série de questões, como a diminuição da taxa de turnover e absenteísmo, e aumento do engajamento e pró atividade dos colaboradores.

Garantir esse alinhamento é um dos maiores desafios e objetivos dos recrutadores, e algo possível ao utilizar o marketing de recrutamento. Isso acontece porque, um dos principais papéis dessa estratégia é justamente cativar colaboradores que se sintam atraídos aos valores da empresa.

3 passos para criar uma estratégia de marketing de recrutamento

Agora que já conhece os benefícios do marketing de recrutamento, chegou o momento de aprender a como desenvolvê-lo. Para isso é preciso conhecer três passo principais, que serão importantíssimos para a eficácia dessa estratégia. Confira a seguir!

Definir o perfil do candidato

O primeiro passo para um marketing de recrutamento bem planejado é a definição do perfil do candidato que deseja encontrar. Nesse passo inicial é importante analisar mais do que apenas competências, questionando também quais habilidades, personalidade e valores espera que o novo colaborador tenha.

Esse mapeamento é importante para garantir que conseguirá atrair candidatos capazes de se encaixar na cultura organizacional da empresa, assim como da equipe que irá integrar. Com a definição do perfil feita será possível desenvolver um plano mais eficaz para encontrar a pessoa que deseja.

Definir os canais de comunicação

Diferentes profissionais utilizam diferentes meios de comunicação, especialmente quando se trata de redes sociais. A elevação de complexidade da vaga também é um fator a ser considerado, já que vagas mais específicas ou de cargos estratégicos podem precisar de uma busca por meios diferenciados, como a parceria com headhunters, por exemplo.

Em geral, os meios de comunicação mais utilizados para o recrutamento, e também considerados pelo marketing de recrutamento, são: sites institucionais, plataformas de recrutamento, redes sociais e classificados de vagas. Em alguns casos é possível usar até mesmo e-mail marketing, especialmente se tiver um bom banco de talentos.

Criar indicadores de performance

É importante lembrar que não basta apenas elaborar uma estratégia de marketing de recrutamento, é também fundamental medir o quanto ele está funcionando. Para isso será preciso criar indicadores de performance, meios de medir o quanto suas ações estão sendo eficazes e o modo como estão afetando os resultados da empresa. Assim como dos processos de seleção.

Lembrando que eles irão apresentar dados com o passar do tempo, já que esses resultados são vistos a longo prazo. Esses relatórios devem ser continuamente gerados a cada recrutamento, e serão úteis a medida que suas informações indicarem pontos a serem melhorados ou investidos.

Como aplicar o marketing de recrutamento?

O marketing de recrutamento exige planejamento, tempo e cuidado. É um método que traz uma grande diversidade de benefícios, e por isso deve ser aplicado de forma eficaz, assim conseguirá tirar os melhores resultados. Quer saber como? Ensinaremos a seguir!

Desenvolva etapas e processos

Um dos primeiros passos para a aplicação do recruitment marketing é o funil de recrutamento. Diretamente inspirado no funil de conversão, um método amplamente conhecido e utilizado no mundo das vendas e do marketing, ele funciona como um mapa que irá direcionar cada movimento do candidato durante o processo de seleção.

Ter etapas e processos bem definidos é algo essencial para otimizar tempo e resultados, gerando em um recrutamento mais ágil e eficaz. O funil de recrutamento é um método de poucos custos, mas assertivo e capaz de economizar um tempo precioso a empresa. Mas, para isso, precisa ser detalhado e bem aplicado.

Elabore uma página de carreiras

Estar presente nas redes sociais vem se tornando algo primordial as empresas, independente de qual seja o seu segmento. Entretanto, a existência de um site institucional próprio ainda é algo fundamental, especialmente ao colocar sua metodologia de marketing de recrutamento em prática.

Será nesse ambiente onde sua empresa poderá compartilhar conteúdos de interesse, informações sobre sua história, objetivo, valores e até mesmo as vagas abertas na organização. É um espaço para compartilhar mais sobre a empresa, assim como para os interessados terem a chance de monitorar em busca de oportunidades de integrar a companhia.

Use as redes sociais eficazmente

Como dissemos, ainda que a presença nas redes sociais seja importante, a criação de uma página de carreiras se mantém. No entanto, é importante lembrar que a maioria dos candidatos se tornará consciente das oportunidades através de divulgação. E sabemos que as redes sociais são essenciais para isso.

Portanto, tendo seu funil de recrutamento detalhado, e com uma página de profissões para a qual conduzir seus candidatos, é preciso usar de forma eficaz as redes da empresa. Junto a equipe de marketing da organização, o RH pode desenvolver ações que chamem a atenção do perfil estabelecido no começo da sua estratégia.

Autonomize a comunicação

Uma comunicação eficiente, honesta e empática é uma característica primordial do marketing de recrutamento, e deve ser mantida durante todo o processo. Para torná-la mais otimizada, especialmente se o número de candidatos for alto, é possível usar meios tecnológicos para automatizá-la.

Ferramentas que o permita aplicar testes, analisar currículos, gerar relatórios e enviar mensagens usando de inteligência artificial são extremamente úteis em processos de recrutamento e seleção. Além de tornarem o processo mais rápido e simples, ainda são de grande auxílio na manutenção de respostas rápidas e necessárias aos candidatos.

Invista em e-mail marketing

Imagine que seu processo de recrutamento e seleção chegou ao fim. O funil de recrutamento funcionou perfeitamente, métricas foram agrupadas e analisadas, e a contratação de um excelente colaborador finalizada. O que fazer com aqueles que não passaram no processo seletivo?

Uma dos ensinamentos do marketing de recrutamento é justamente o de desenvolver uma relação mais próxima com os candidatos, e esse é um vínculo que não deve apenas se dissolver com a contratação do perfil ideal.

Para realizar a manutenção desse contato você pode utilizar e-mails para avisar o profissional sobre novas vagas, quando surgirem, e mantê-lo informado sobre a empresa. Meios de mantê-lo interessado em fazer parte do seu negócio e esperar ansiosamente por uma nova oportunidade.

Quais as etapas do funil de recrutamento?

Falamos um pouco sobre o funil de recrutamento, um item com grande importância durante o marketing de recrutamento e que deve ser elaborado com cuidado e atenção. A seguir detalharemos os cinco principais passos desse processo, com o objetivo de deixar mais claro como pode planejá-lo. Confira!

Atração

O ponto inicial é o de atração, onde a divulgação da vaga deve gerar interesse no maior número possível de profissionais que atendam ao perfil que está procurando. Aqui é essencial garantir que a descrição feita consegue transmitir todas as informações necessárias, incluindo a missão, visão e valores da organização.

Conversão

Captado o interesse dos profissionais, chegou o momento em convertê-los em candidatos. Neste ponto a ideia é “cativar um cliente”, alguém que vai preencher o formulário para participar do processo de seleção da vaga e que tenha o desejo genuíno de consegui-la.

Entrevista

A entrevista é uma fase de testes, onde o recrutador busca compreender quem é aquele profissional e se ele será capaz de atender as expectativas para aquela vaga. É uma triagem que visa descobrir quais candidatos tem uma probabilidade maior de serem contratados, e deve ser feita de forma minuciosa e atenta.

Oferta

Após analisar todas as informações geradas pela análise de currículos, entrevistas e impressões dos envolvidos, chegou o momento de escolher o candidato final. E então enviar a boa notícia àquele que será seu novo colaborador, o avisando sobre o resultado e fazendo a oferta de emprego.

Contratação

Caso o profissional aceite a oferta proposta, chegou o momento de contratação, onde ele integra a empresa oficialmente. Atualmente, os processos de admissão de um novo colaborador podem ser feitas até mesmo de forma 100% digital, tornando a aquisição de novos profissionais em algo ainda mais otimizado.

Lembrando que, em meio a esses cinco passos principais, existem ainda outros como a definição de perfil, aplicação de testes e ferramentas de comunicação e atualização de cada etapa a todos os candidatos. É importante se manter atento a todos eles, especialmente o último, já que uma comunicação eficaz será essencial para um vínculo mais forte entre ambos os lados.

Qual a diferença entre recruitment marketing e employer branding?

Employer branding e recruitment marketing são métodos complementares, e que justamente por isso acabam confundindo muitos profissionais, que acreditam que ambos sejam o mesmo, quando a verdade é que não são. A marca empregadora, como pode ser traduzido o primeiro termo, é uma estratégia bastante necessária as empresas, e que tem estado presente no Brasil há alguns anos.

Seu papel é construir uma imagem sólida da organização, que irá reverberar no mercado de trabalho e criar um entendimento comum de que a companhia é um local com grandes qualidades. O employer brading visa construir uma percepção positiva de sua empresa, tanto a clientes e profissionais quanto concorrentes, fornecedores e investidores.

Para isso ela se utiliza de uma série de estratégias, entre elas o recruitment marketing. Se a marca empregadora é a construção, então o marketing de recrutamento é um dos tijolos, um item que visa solidificar uma imagem que já existe, e torná-la ainda maior e mais forte. Levar essa percepção positiva ainda mais longe. Demonstrando, então, o poder desses dois métodos usados juntos.

Gostou do artigo de hoje? Esperamos ter sanado todas as suas dúvidas sobre esse processo tão importante para o recrutamento da sua empresa!

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