A cultura organizacional é o reflexo de uma empresa, sendo um dos seus bens mais preciosos e recurso essencial para conseguir orientar os colaboradores na direção desejada. Ela deve ser uma preocupação e prioridade desde o surgimento do negócio, mas pode ser moldada e adaptada com o passar do tempo.
Uma cultura saudável e consolidada traz uma série de benefícios, como engajamento, produtividade, redução de custos e maior qualidade nas atividades feitas pelos colaboradores. Mas, para conseguir garantir tudo isso e muito mais, é preciso ter um cuidado constante e estabelecer ações que a fortaleçam.
Quer saber como? No artigo de hoje iremos explorar o que é a cultura organizacional, sua importância para uma empresa de sucesso e formas de fortalecer a sua. Confira!
O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional é o conjunto de costumes, crenças, conhecimentos e valores que serão compartilhados por todos que convivem dentro de uma empresa. Assim como a definição de cultura no dicionário, esse é um conceito que exemplifica uma soma de “normas de comportamento, saberes, hábitos ou crenças que diferenciam um grupo de outro”.
Ou seja, é o que orienta como seus colaboradores irão realizar suas funções e tarefas, como a empresa irá conduzir seus negócios e como seus clientes e parceiros serão tratados.
Como você pode perceber, ter uma cultura organizacional forte e positiva é essencial não apenas para conseguir transmitir sua missão, visão e valores, mas também para garantir que tanto o público interno quanto o externo terão uma boa visão sobre a companhia.
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Qual a importância de ter uma cultura organizacional forte?
Como dissemos, uma cultura organizacional forte transmite muitas das principais características da empresa para os públicos interno e externo. Isso permite potencializar e fortalecer sua marca empregadora, atrair os profissionais mais alinhados ao negócio, melhorar o clima organizacional, entre outros itens.
Algumas das consequências desses benefícios é o aumento na produtividade das equipes, mais motivação e engajamento com as metas da empresa, maior agilidade na rotina, autogerenciamento por parte dos profissionais e um ambiente mais saudável. Todos os aspectos que acabam auxiliando nas metas e objetivos da organização.
O que fazer para fortalecer a cultura da empresa?
Pensar cuidadosamente sobre a cultura organizacional é essencial desde o nascimento de uma empresa e deve ser revisto sempre que necessário. Da mesma forma, é preciso garantir que ela não seja uma versão fraca que existe apenas no papel. Para mantê-la sempre fortalecida, você pode utilizar métodos como:
Inspirar seus colaboradores
Mais do que apenas existir, é preciso que a cultura organizacional esteja presente e seja sentida em cada batimento do negócio. Isso significa fazer dela algo presente no clima organizacional, na rotina e, principalmente, nas ações que inspiram seus colaboradores.
Um método bastante utilizado e positivo é a realização de ações voltadas ao auxílio de causas sociais e de grupos que sofrem discriminação. Por exemplo, o voluntariado que envolve os colaboradores em alguma causa ou em projetos desenvolvidos pela marca para apoiar causas sociais. Além de ajudar o próximo, essa estratégia demonstra aos profissionais que a empresa se preocupa com questões sociais, uma das principais pautas e preocupações do mercado de trabalho atual.
Outro método bastante recomendado é valorizar, integrar e tornar essencial a diversidade e a integração no negócio. Isso significa repensar seus processos seletivos para serem mais justos e abertos a pessoas de todos os tipos, considerando não apenas suas qualificações técnicas. Também garantir processos de onboarding estratégicos e que consigam tornar a entrada e adaptação dos novos colaboradores em algo mais natural e confortável para eles.
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Saber ouvir
Para ter uma cultura organizacional forte e saudável é essencial que deixe os colaboradores fazerem parte do seu desenvolvimento. Para isso é preciso saber ouvi-los, integrando na rotina uma cultura de feedbacks constantes e meios de coletar opiniões, críticas, elogios e pedidos dos profissionais.
Por exemplo, a partir de pesquisas de clima organizacional é possível saber em quais pontos tem acertado e errado, qual tem sido a percepção dos colaboradores ao local e quais tem sido suas dificuldades. Ao notar que determinados pontos que considera essenciais não estão sendo notados, é possível focar mais neles. Da mesma forma, ao perceber que existe desconforto em relação a algo, é necessário contornar essa crise quanto antes. Mas tudo isso é possível apenas ouvindo seu capital humano.
(H3) Atrair e manter as pessoas certas
Uma das consequências de uma cultura organizacional forte é conseguir atrair e manter os profissionais mais alinhados a ela. No entanto, para fortalecê-la também é preciso trabalhar ativamente para encontrar esses colaboradores, especialmente ao criar processos seletivos estratégicos e pensados para incluir candidatos que se encaixam as crenças, visões e valores da companhia.
Para isso, você pode utilizar técnicas de análise para encontrar os profissionais mais alinhados ao fit cultural. Mas lembre-se também da importância de treinar e orientar os recrutadores a adotarem uma postura livre de vieses.
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Promover treinamentos periódicos
Para manter os principais elementos da cultura organizacional presentes e fortes na empresa é necessário ter uma excelente comunicação, alinhada aos valores do local. Isso significa usar de meios como murais, redes sociais internas, conteúdos, newsletters, plataformas de mensagens em tempo real, entre outros meios para se comunicar com os colaboradores.
Aliado a isso, você pode utilizar de treinamentos periódicos, que não só ajudam a fortalecer sua cultura organizacional, mas também no desenvolvimento dos profissionais. Esse mecanismo não precisa ser óbvio, mas sim utilizar de palestras, workshops, cursos e outros meios para ensinar habilidades e conhecimentos que se relacionem à cultura do local.
A cultura organizacional pode ser negativa?
Sim, e é extremamente perigosa quando a cultura organizacional se torna negativa! Ela pode levar a problemas como turnover, absenteísmo e presenteísmo, aumentar os níveis de estresse e exaustão do ambiente, diminuir a produtividade e prejudicar os resultados do negócio.
Além dos problemas causados a empresa, uma cultura organizacional negativa também leva a complicações até mesmo de saúde para os colaboradores. Algo bastante preocupante, especialmente em um cenário onde questões de saúde mental tem se tornado uma das prioridades de companhias e profissionais. Por isso, é essencial monitorar e garantir que não será o caso no local onde trabalha.
Leia também: Como transformar uma cultura organizacional negativa em positiva?
E aí, o que achou do artigo? Esperamos ter ajudado a traçar seus próximos passos para fortalecer a cultura organizacional do seu negócio. Nos conte nas redes sociais como está sendo esse processo! E aproveite para nos seguir, e ficar sempre bem-informado.
Até o próximo artigo! 💙