como corrigir erro na carteira de trabalho digital

Saiba como corrigir erro na carteira de trabalho

Errar é humano e mesmo quando tomamos o máximo de cuidado ainda estamos suscetíveis a ter algum erro na carteira de trabalho do colaborador.

Porém, nada de pânico! A correção na CTPS é muito mais simples do que você imagina. E mesmo sendo simples, muitas empresas acabam tomando ações que colocam a empresa em riscos de multas e ações trabalhistas.

Por isso, continue lendo para evitar piorar a situação e descubra a forma correta de arrumar o erro na carteira de trabalho.

O que não fazer em hipótese alguma

Primeiramente, é importante saber o que não se deve fazer caso tenha acontecido algum erro na carteira de trabalho. Assim, a regra de ouro é: não tente dar um “jeitinho” para arrumar o erro.

Assim, em nenhuma parte da carteira de trabalho é permitido que haja rasuras ou uso de corretivo. Além do mais, é expressamente proibido querer colar ou grampear uma folha avulsa na página da CTPS, pois somente o que estiver escrito na carteira que é válido.

Também não tente colar uma etiqueta em cima do erro na carteira de trabalho, pois poderá ser considerado como adulteração de informação.

Todas essas atitudes são proibidas e podem motivar ações trabalhistas e multas contra a empresa.

O que fazer para corrigir erro na carteira de trabalho digital

A forma correta de arrumar um erro na carteira de trabalho não é complicada. 

Toda CTPS possui um espaço descrito como “Anotações Gerais” que costuma estar ao final da carteira. Nessa área você poderá fazer diversos tipos de anotações, como em nosso caso a correção de um erro.

Nesse sentido, ao verificar que houve a falha, faça um asterisco ao lado da informação incorreta e escreva ao lado: “Informação Incorreta, vide página X” ou somente “vide página X” caso não haja muito espaço para escrever.

Assim, lá na Anotações Gerais faça a correção da informação descrevendo:

  • Página do erro;
  • Nome do campo da informação;
  • Informação correta.

Por exemplo, digamos que o erro na carteira de trabalho foi o nome da função, em vez de auxiliar administrativo foi escrito secretária. Nas Anotações Gerais ficaria assim: “Correção da informação da página 15, função correta é Auxiliar Administrativo”.

Caso a CTPS do trabalhador não tenha mais espaços para anotações ele precisará uma nova, mas atualmente a carteira de trabalho será apenas digital em que as anotações se tornarão todas eletrônicas através do sistema do E-social.

São as consequência de erro na carteira de trabalho digital?

Erro na carteira de trabalho podem ocasionar danos para os trabalhadores e, por consequência, gerar ações trabalhistas contra a empresa.

Contudo, vimos que é bem simples a correção, logo não há desculpas para o desleixo. 

Nesse sentido, o trabalhador pode ser lesado pelo fato que as informações contidas na carteira de trabalho são fundamentais para a concessão de diversos benefícios, como FGTS e INSS. Então, se houver erros de anotação, o empregado poderá ter dificuldades em conseguir usufruir dos seus direitos.

Como consequência dos danos sofridos pelo trabalhador, a empresa poderá ter que lidar com ações trabalhistas e sofrer multas do Ministério Público do Trabalho.

Enfim, comentamos que a carteira de trabalho digital será o novo padrão. Por isso, criamos um guia completo para uma contratação de sucesso onde você irá conhecer formas práticas de admissão online e evitar erros na carteira de trabalho!

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