Para formalizar um contrato de trabalho, é necessário fazer a solicitação de documentos para admissão de funcionários para manter a empresa dentro da Lei Trabalhista e registrar o colaborador no e-Social. Trabalhar com Recursos Humanos é praticamente assinar um contrato de longo termo com a burocracia, e não é à toa!
O processo de admissão, no entanto, vai além da análise de documentos admissionais! Portanto, procure se informar sobre as etapas da admissão para executá-la da melhor forma. Agora, pegue um papel e uma caneta para registrar quais são os documentos para admissão de funcionários.
Checklist dos documentos admissionais:
Indo direto ao ponto, os documentos para admissão de funcionários que você deve solicitar ao colaborador são:
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (cópia e original);
- Cópia do RG e do CPF;
- Título de eleitor (para maiores de 18 anos);
- Comprovante de residência;
- Inscrição no PIS/ Pasep;
- Cópia do comprovante de escolaridade;
- Registro profissional para as profissões que exigem (por exemplo, o CRM para médicos ou OAB para advogados);
- Certidão de nascimento para futuros colaboradores solteiros;
- Certidão de casamento para os casos em que o colaborador é casado;
- Certificado de reservista para homens entre 18 e 45 anos;
- Atestado de Saúde Ocupacional (emitido depois dos exames admissionais);
- Cópia da certidão de nascimento dos filhos até 21 anos (caso tenha);
- Carteira de vacinação dos filhos menores que 7 anos e comprovante de frequência escolar dos filhos maiores de sete anos (para salário-família);
- Fotos 3×4;
- CNH se for necessário para vaga.
⚠️Depois de solicitar todos os documentos para admissão de funcionários, é importante se atentar quanto ao prazo de devolução deles que, segundo a Lei nº 5.553, é de no máximo 5 dias.
* No caso da Carteira de Trabalho, no entanto, há uma exceção: o prazo de devolução é de 48h.
Além disso, lembre-se de que o Atestado de Saúde Ocupacional é variável entre empresas e, portanto, precisa estar de acordo com as exigências da sua organização.
Dicas para facilitar o processo de admissão de funcionários
Se você está aqui, é porque já sabe o quanto o processo de admissão pode ser demorado com métodos tradicionais. É muito comum que a pessoa responsável do RH esqueça de pedir algum dos documentos para admissão de funcionários ou um candidato entregue seus registros sem conferir se estão todos completos, o que não é nada ideal para executar esta tarefa.
Por isso, cada vez mais são utilizados sistemas digitais no RH para acabar com a burocratização do processo de admissão, e hoje eu vim te apresentar o do Lugarh!
Por meio dele, você consegue fazer todos os processos de admissão de forma digital, prática e rápida. O seu RH pode solicitar todos os documentos pela plataforma, que recebe tudo digitalizado pelos colaboradores e organiza para o seu setor em tempo real.
É uma solução para simplificar seus processos e tornar o seu setor digital e estratégico, com a possibilidade de integração com o sistema de ponto, folha de pagamento e contabilidade, tudo em um só Lugarh!
Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH, assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!
Te vejo no próximo artigo! 💙