Com o mercado cada vez mais competitivo, é imprescindível que os gestores das empresas saibam exatamente como reter talentos na organização. Esta não é uma tarefa fácil e, por isso, diversos ajustes precisam acontecer na empresa e na forma como ela gerencia os profissionais.
Quer parar de perder os melhores talentos da organização? Então leia este post e veja como manter os melhores profissionais na empresa!
O que é retenção de talentos?
Toda empresa precisa gerenciar todas as áreas de forma eficaz para que consiga se manter sempre lucrando e melhorando os resultados. Essas áreas vão desde a parte financeira até a parte de gerenciamento de pessoas. Aliás, se engana quem pensa que o capital material ou financeiro é o único que importa, pois o principal capital de uma organização é o capital humano.
A retenção de talentos se encaixa na parte do gerenciamento de pessoas e, já que o capital humano é o principal em uma empresa, os gestores e o setor de RH precisam saber exatamente como reter talentos. Mas afinal, o que é Retenção de talentos?
Retenção de talentos é o ato de conseguir manter os melhores profissionais e mais talentosos, desenvolvendo seus trabalhos na organização.
Ou seja, reter talentos significa abaixar a taxa de Turnover, que é a taxa de colaboradores que são admitidos e desligados da empresa num determinado período de tempo. Por exemplo, se uma organização admite e desliga 10 funcionários num período de 3 meses, significa que ela tem uma baixa taxa retenção de talentos e uma alta taxa de Turnover.
Quando os gestores aprendem a como reter talentos, este cenário citado no exemplo se inverte e a retenção de talentos aumenta, enquanto a taxa de Turnover diminui.
Como reter talentos?
Reter talentos é um desafio para os gestores e para o setor de RH, afinal, toda empresa que queira se manter no mercado precisa ter diferenciais. Isso quer dizer que pagar um bom salário e dar benefícios básicos para o colaborador, já não é mais capaz de reter bons profissionais.
Sendo assim, saber reter talentos é fundamental. Por isso, trouxemos 3 dicas de como reter talentos na empresa. Confira!
1. Comece na hora de contratar
A retenção de talentos começa ainda na hora de selecionar os candidatos. Afinal, é preciso que a empresa contrate somente as pessoas certas para o trabalho e para a organização em si.
Então, a primeira dica de como reter talentos é procurar por profissionais que tenham fit cultural, que dividam os mesmos valores e que tenham metas e objetivos alinhados com os da empresa e com o que a organização tem a oferecer.
Portanto, na hora de selecionar e contratar os candidatos, certifique-se de garantir que as expectativas de ambos os lados estejam alinhados.
Para saber mais sobre como analisar o fit cultural, leita o post a seguir:
2. Dê o devido valor para o colaborador
Todas as pessoas gostam de se sentir valorizadas por seus trabalhos e, por isso, os gestores precisam dar o devido valor aos colaboradores, caso contrário não há como reter talentos.
Para demonstrar o valor dos colaboradores existem diversas maneiras. Elas vão desde feedbacks positivos até bonificações ou premiações.
3. Trace um plano de carreira para o funcionário
Todo profissional quer crescer na carreira. Portanto, ao contratar alguém para trabalhar na organização é preciso traçar um plano de carreira para esta pessoa.
O plano de carreira servirá como uma “escada de metas” as quais serão atingidas conforme o progresso do colaborador em seu cargo. Além de traçar o plano de carreiras é importante também, auxiliar o profissional a alcanças as metas. Para isso, ofereça treinamentos, workshops e outras formas de desenvolver sua carreira.
Enfim, não existe como reter talentos se não, dando o devido valor ao colaborador e oferecendo diferenciais para que ele se sinta ainda mais parte da organização.