Turnover e Absenteísmo: o que é, como afeta a empresa e como evitar

Turnover e Absenteísmo: o que é, como afeta a empresa e como evitar

Turnover e Absenteísmo: o que é, como afeta a empresa e como evitar

O turnover e o absenteísmo são dois indicadores-chave importantes para o RH, que sinalizam a atual capacidade do negócio em manter seus talentos. Ainda que diferentes, ambos estão relacionados e afetam não só a permanência dos profissionais, mas também a eficiência das equipes, a qualidade do ambiente profissional, a capacidade de crescimento do negócio, entre outros fatores.

Acompanhar e combater o turnover e o absenteísmo são duas das responsabilidades mais importantes do RH, capazes de afetar todas as camadas da companhia. Mas, para conseguir lidar com essas KPIs, antes é importante compreender o que são e como funcionam. Saiba isso e muito mais no artigo de hoje!

O que são turnover e absenteísmo?

Turnover é o indicador utilizado para se referir a rotatividade de colaboradores dentro de um determinado período, considerando tanto aqueles que pediram demissão quanto os que foram demitidos. É essencial para medir a estabilidade do quadro de colaboradores e identificar sinais de problemas, que podem ir desde os índices de produtividade até a reputação negativa da marca.

o absenteísmo mede a frequência com que os colaboradores se ausentam do trabalho, seja por faltas (justificadas ou não), atrasos, licenças, problemas de saúde, entre outros. Esse é um KPI importante, que afeta a produtividade, engajamento, clima organizacional entre outros aspectos do ambiente profissional.

Saiba mais: Qual a diferença entre OKR e KPI?

A relação entre turnover e absenteísmo

O turnover e o absenteísmo são indicadores diferentes, mas que podem se relacionar através das causas e consequências. Mais do que medir a ausência ou saída de profissionais, esses KPIs ajudam a sinalizar o quão grave é a rotatividade e o desengajamento das equipes, algo que pode gerar altos custos para o negócio.

De modo geral, podemos dizer que ambos refletem o nível de satisfação dos colaboradores e a qualidade do ambiente profissional. Quando ambos estão em níveis negativos, isso impacta inclusive os funcionários que permanecem na empresa.

A relação entre turnover e absenteísmo

O impacto do turnover e do absenteísmo para as empresas

Como dissemos, o turnover e o absenteísmo geram uma série de malefícios para a organização.  Em certo nível, é esperado que ambos existam na empresa, mas é preciso trabalhar para que permaneçam nos menores índices possíveis. Caso contrário, acabam gerando problemas como:

Custos diretos e indiretos

A saída de um colaborador, seja por decisão do próprio profissional ou do negócio, exige que um novo processo seletivo seja feito. Algo que leva tempo, investimento e planejamento. Entre os custos financeiros, podem ser considerados os valores gastos com a admissão e rescisão, além dos valores necessários para que o RH faça um novo recrutamento.

Existem também custos indiretos, sendo um dos principais a perda de conhecimento por parte da empresa. Quando um profissional deixa seu quadro de colaboradores, ele leva consigo a compreensão sobre os processos e atividades, domínio das ferramentas, conhecimento técnico e habilidades. Algo que impõe uma perda para os colegas e para a companhia, sendo necessário, em muitos casos, o treinamento de um novo profissional, exigindo gastos que impactam tanto o financeiro quanto o tempo para adaptação.

As consequências do absenteísmo podem gerar custos ainda mais imediatos. Um exemplo, é o pagamento de salário de colaboradores que não estão presentes, possíveis horas extras para colegas que precisam cobrir suas funções e até mesmo a contratação de temporários em caso de necessidade.

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Produtividade e engajamento

A entrada e saída constante de colaboradores dificulta a criação de equipes eficientes e consistentes. Todo colaborador, ainda que qualificado, leva alguns meses para se adaptar completamente aos processos e responsabilidades. Algo que pode impactar a produtividade de toda a equipe.

Também é comum que a entrada de novos profissionais gere erros, retrabalho ou falhas. Afinal, eles estão se adaptando aos processos do local. Algo que afeta a produtividade do negócio e, quanto mais recorrente se torna essa rotatividade de profissionais, mais ela diminui drasticamente os índices de motivação e engajamento da equipe.

Em relação às ausências, elas costumam gerar sobrecarga para os demais profissionais da organização, que precisam lidar com atividades inesperadas. Além do estresse causado a eles, isso também pode levar à queda na qualidade do trabalho, atrasos e erros.

Dessa forma, o absenteísmo causa problemas tanto aos colaboradores e à empresa, quanto aos clientes. Quando as consequências desse KPI são persistentes, isso leva a complicações como problemas de saúde física e mental, queda na motivação, engajamento e produtividade, clima organizacional negativo e aumento no turnover.

O impacto do turnover e do absenteísmo para as empresas

Clima organizacional

Um alto índice de turnover transmite aos colaboradores a sensação de instabilidade, o que pode fazer com que sintam que a empresa não é um local confiável para evoluir profissionalmente. Esse cenário leva a insegurança e diminui a motivação e engajamento das equipes.

Além disso, colegas que possuem uma ligação emocional com profissionais demitidos, de forma voluntária ou não, podem se sentir compelidos a abandonar a companhia já que alguém próximo acabou se afastando.

No caso do absenteísmo, as consequências primárias são o aumento do estresse dos colegas presentes que, em muitos casos, precisam realizar horas extras e têm seu tempo de descanso de qualidade reduzido.

Isso fomenta a frustração e a desmotivação e, quando se estende por um período maior, faz com que os profissionais sintam que a empresa não tem controle sobre a situação. Dessa forma, não só o desempenho das equipes é prejudicado, como também a confiança dos colaboradores na organização, promovendo também o aumento do turnover.

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Imagem do negócio

Colaboradores exaustos e estressados, que não confiam na empresa como sendo um local propício para o seu crescimento, potencializando um ambiente profissional negativo. Esses e outros malefícios gerados pelo turnover e pelo absenteísmo prejudicam a imagem do negócio junto a clientes internos e externos.

No primeiro caso, esse cenário dificulta o trabalho do RH para atrair, encantar e manter bons talentos no mercado. No segundo, os índices altos de turnover e absenteísmo se tornam motivos para que mais colaboradores deixem a organização, criando uma bola de neve em que fica cada vez mais difícil encontrar uma saída.

Como lidar com o absenteísmo e o turnover?

O primeiro passo para combater o turnover e o absenteísmo é manter um acompanhamento constante e detalhado de ambos os índices. Ao analisar os números, é necessário estudar o que pode estar motivando seu aumento, para só então conseguir traçar estratégias mais assertivas. Entre as principais podemos citar:

Invista em um ambiente profissional mais saudável

A qualidade do ambiente em que o colaborador está inserido tem um grande impacto na permanência dele na empresa. Por isso, um número crescente de empresas tem investido em proporcionar maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, valorizando o bem-estar do capital humano.

Isso significa desenvolver um ambiente onde se valoriza o autocuidado, incentiva-se o descanso adequado, combate-se a sobrecarga de trabalho, entre outras ações. Quando a empresa demonstra valorizar e cuidar do colaborador a probabilidade de que ele acabe se ausentando ou escolhendo ir para outra companhia diminui consideravelmente.

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Desenvolva programas de bem-estar

Ações como a ginástica laboral, pausas durante a jornada, benefícios flexíveis e uma cultura mais positiva são excelentes aliados no combate ao turnover e ao absenteísmo. Incentivar hábitos mais saudáveis também é uma abordagem importante, abrangendo desde a alimentação até a adoção de exercícios regulares.

Além disso, a empresa pode garantir um acompanhamento psicológico e emocional, ou facilitar o acesso do colaborador a esses serviços. É preciso dar atenção também ao espaço físico onde os profissionais realizam suas atividades, garantindo que ele seja seguro, ergonômico, organizado e confortável.

Como lidar com o absenteísmo e o turnover?

Fomente uma cultura com base em feedback contínuo

O feedback oferece diversos benefícios, entre eles: permitir que os colaboradores se sintam ouvidos e reconhecidos, oferecer a eles conhecimento sobre o que está sendo feito de forma correta ou incorreta, auxiliar em seu desenvolvimento e crescimento e garantir maior alinhamento entre as expectativas do profissional e da empresa, entre muitos outros.

Ainda dá à empresa a possibilidade de detectar problemas com antecedência, identificar riscos e se adiantar na correção de situações que podem levar ao turnover ou acentuar o absenteísmo.

Leia também: Feedback: Quais os principais modelos e suas vantagens?

Realize pesquisas de clima organizacional

Para saber como combater os riscos e problemas presentes na empresa, antes é necessário identificar quais são eles. Algo que é possível descobrir por meio de pesquisas de clima, onde o RH terá a chance de entender quais são as dificuldades dos seus colaboradores e traçar métodos para resolvê-las.

Através das pesquisas, é possível identificar os principais fatores que levam ao aumento do turnover e do absenteísmo, assim como de outros indicadores importantes para a empresa.

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Atente-se a qualidade da comunicação interna

Falhas na comunicação potencializam problemas, geram mal entendidos, dificultam o fluxo de produção, entre vários outros malefícios graves para o funcionamento do negócio. Todos esses itens ajudam a criar e intensificar um ambiente negativo de trabalho, podendo aumentar os índices de absenteísmo e turnover.

Para que a empresa consiga funcionar corretamente, e o ambiente profissional seja positivo e saudável, é essencial que a comunicação seja clara, eficaz e respeitosa. Garantir que todos tenham acesso às informações necessárias e saibam se comunicar de forma eficiente é uma dos fundamentos necessários para o combate ao turnover e ao absenteísmo.

Ofereça programas de desenvolvimento e treinamento

A falta de perspectiva de crescimento dentro do negócio é um dos motivos mais citados por profissionais que escolhem buscar novas oportunidades. Se sentir estagnado pode levar ao desânimo e a frustração, o que também ajuda a aumentar o absenteísmo.

Por isso, é importante auxiliar seus colaboradores em seu crescimento profissional, oferecendo meios para evoluir e desenvolver novas habilidades e conhecimentos. Além de combater o absenteísmo e o turnover, essa ação ainda auxilia no crescimento do próprio negócio, mantendo seus talentos qualificados e competitivos frente ao mercado.

Melhore o processo de recrutamento e seleção

Outro motivo bastante comum que leva ao turnover e ao absenteísmo é o desalinhamento entre profissional e empresa. É importante que o RH invista na contratação de indivíduos alinhados ao fit cultural, com metas e objetivos próximos ao da empresa e que se encaixem na cultura organizacional.

Para que isso aconteça, o processo de recrutamento e seleção deve ser estratégico e bem planejado, sendo capaz de atrair não só os melhores talentos, mas, principalmente, aqueles que se encaixam no negócio.

Saiba mais: Fit cultural: qual sua importância e 30 perguntas que podem ser usadas nos processos seletivos!

Como lidar com o absenteísmo e o turnover?

A tecnologia como aliada no combate ao turnover e ao absenteísmo

As ações necessárias para combater o turnover e o absenteísmo exigem dedicação e cuidado, dois itens essenciais para o RH estratégico. Porém, para tê-los, é necessário conseguir simplificar as atividades operacionais do setor, que acabam ocupando um tempo longo e precioso.

Para isso, surgem softwares voltados ao Recursos Humanos e ao Departamento Pessoal, que automatizam e otimizam suas atividades. É o caso do Lugarh, que conta com soluções para admissão online, recrutamento e seleção, gestão de pessoas e BPO de coleta de documentos.

Com o Lugarh, é possível eliminar a burocracia, automatizar o operacional e focar em soluções para lidar com os indicadores que definem o sucesso da empresa. É utilizar a tecnologia como aliada para transformar seu RH e investir no crescimento do negócio.

E aí, o que achou do artigo? Esperamos ter esclarecido todas as dúvidas sobre o turnover e o absenteísmo, e ajudado no combate a ambos os indicadores. Nos conte nas redes sociais como está sendo esse processo! E aproveite para nos seguir, e ficar sempre bem informado.

Até o próximo artigo! 💙

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