Universidade corporativa: saiba o que é e como criar na empresa

Universidade corporativa: saiba o que é e como criar na empresa

Se te perguntassem qual a melhor forma de garantir que seus colaboradores realizem suas tarefas de forma eficiente, batam metas e tragam resultados satisfatórios para a empresa, qual seria sua resposta? A nossa é: ofereça treinamentos e capacite-os. A Universidade Corporativa tem esse conceito — de educar e capacitar os colaboradores da empresa.

Neste artigo iremos explicar o que é universidade corporativa, e como isso pode ser implantado na sua empresa. Boa leitura.

O que é universidade corporativa e qual sua finalidade?

A Universidade Corporativa é uma instituição de ensino associada a organizações privadas ou do setor público. Sua função é oferecer cursos de capacitação para os colaboradores de uma empresa, visando as necessidades do negócio e das equipes.

Conhecida como UC ou Universidade Empresarial, é uma tendência na gestão de Recursos Humanos, pois, como mencionado, desenvolve e aplica treinamentos para os colaboradores de acordo com a política empresarial e a estratégia do negócio. Seu objetivo é alcançar os objetivos e resultados do negócio, capacitando os profissionais de forma ampla.

Qual a importância da Universidade Corporativa para a empresa?

É importante entender que a Universidade Corporativa é uma estratégia inteligente e inovadora para companhias que querem formar equipes de alta performance. Implantar na empresa é ter diversos benefícios, como:

  • Economia de recursos 

A UC auxilia na economia de recursos, já que conta com a opção de personalização e garante maior aproveitamento do aprendizado. O curso é moldado conforme as necessidades específicas de cada negócio, trazendo ganhos na agilidade e maior aproveitamento da carga horária do ensinamento. Em resumo, é uma categoria de aprendizado mais focado.

  • Atração e retenção de talentos 

Quem nos acompanha por aqui, sabe que reforçamos bastante que oferecer um bom salário não é suficiente para atrair e reter talentos. Os profissionais estão cada vez mais seletivos, e benefícios são, na maioria das vezes, pontos-chave para o interesse deles em uma empresa.

Sendo assim, a busca por aprendizado e crescimento intelectual tem sindo constante, e empresas que oferecem a oportunidade de estudo se destacam no mercado de trabalho.

Certamente, a Universidade Empresarial funciona como um benefício valioso, tendo consequência maiores chances de atrair e reter talentos.

Como desenvolver a universidade corporativa na empresa?

Você pode notar o quanto ter uma Universidade Empresarial é benéfico para os negócios, não é mesmo? Pensando nisso, fizemos um passo a passo para você implantar na sua empresa. Confira!

1. Avalie a necessidade da UC 

Esse é o momento de refletir sobre a necessidade de uma UC. Empresas de pequeno porte podem contar com treinamentos internos. As franquias podem contar com as UCs criadas pelas suas franqueadoras. Existem outras formas de qualificar os colaboradores, você precisa avaliar todos os caminhos até considerar uma Universidade Corporativa.

Vale lembrar que parcerias com universidades tradicionais e com outros centros de treinamento corporativos são opções a serem estudadas. Considere também os custos adicionais à empresa e a disponibilidade da equipe de trabalho. Se mesmo assim julgar necessária a UC, o próximo passo é o planejamento.

2. Planeje cada passo 

Nessa etapa é importante contar com a ajuda de um especialista na criação de UCs, pode ser uma agência especializada ou um colaborador com experiência no assunto. É essencial criar um plano de ação, assim fica mais fácil de entender o que deve ser feito, como, quando e por quem.

3. Monte uma equipe com habilidades complementares 

Para elaborar uma UC você precisará montar uma equipe com habilidades complementares, isso porque o projeto demanda muito conhecimento. Em primeiro lugar, tenha um líder para ser responsável pela criação da Universidade Corporativa e por todos os outros profissionais. É preciso que esse gestor tenha familiaridade com o SCRUM, metodologia de gestão de projetos.

Os demais profissionais serão do time de desenvolvimento, vai depender do tamanho da UC que a empresa deseja criar.

4. Tenha uma plataforma para os cursos 

Muitos dos cursos da UC estarão online, e para isso será preciso ter uma plataforma que comporte todos esses cursos. Pode ser um site criado do zero por profissionais desenvolvedores de softwares ou pode ser comprada. No mercado há plataformas focadas em Universidades Corporativas e seus valores dependem do espaço de armazenamento, alunos e cursos disponíveis.

5. Elabore os cursos online 

Nessa etapa é criado os cursos que fazem sentido com o que a empresa quer ensinar. Ou seja, que tenha relevância e possam garantir o desenvolvimento de novas competências nos profissionais. Elabore um roteiro, as falas e tudo que será transmitido, além de escolher um profissional experiente para ministrar esses aprendizados.

6. Tenha objetivos e metas claras 

Como qualquer processo, você precisa ter metas e objetivos. A UC pode estar presente em qualquer negócio, porém é preciso planejamento e criar uma plataforma que suporte os cursos para que seja benéfica para empresa e colaboradores.

Por hoje é só, mas se você gostou desse conteúdo e quer mais informações sobre admissão digital e tendências de RH,  assine a nossa newsletter e entre no nosso canal do Telegram: Eu Amo RH!

Até o próximo artigo! <h1> O que é e como formar uma equipe multidisciplinar? </h1>

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email:

admissão