Feedback: Quais os principais modelos e suas vantagens?

Feedback: Quais os principais modelos e suas vantagens?

Feedback: Quais os principais modelos e suas vantagens?

O feedback é uma poderosa ferramenta para o ambiente corporativo, que deve ser dominada por líderes, gestores, profissionais de RH e qualquer outra pessoa que precise lidar com o gerenciamento de equipes. Além disso, é diversa e versátil, existindo em uma ampla variedade de formatos.

Com influência direta sobre o desenvolvimento dos colaboradores, clima organizacional, qualidade da comunicação e muitos outros pontos essenciais para o negócio, a capacidade de compartilhar o feedback de forma correta é fundamental. Para que você seja capaz disso, preparamos este artigo, onde vamos explorar seus principais modelos, benefícios e dicas de como aplicá-lo. Confira!

O que é feedback?

Feedback é uma palavra em inglês que pode ser traduzida como “dar retorno” ou “reação sobre algum acontecimento”. É uma técnica bastante utilizada no ambiente corporativo para informar outra parte sobre uma avaliação relacionada à sua performance, comportamento, ações, tarefas específicas, entre outros.

Com o feedback, é possível ajustar, melhorar ou reforçar pontos visando mais do que apenas resultados, mas sim um bom desenvolvimento daqueles que estão sendo analisados. Ele pode ser positivo, negativo ou construtivo, quase sempre sendo uma resposta a uma ação já realizada no passado.

Para que funcione corretamente, é importante que aquele que vai aplicar o feedback conheça suas possibilidades e, ainda mais importante, aquele para o qual será entregue. Cada profissional terá uma forma de lidar com a situação, e é fundamental que o líder, gestor ou profissional de RH saiba como abordar corretamente cada um deles.

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Por que o feedback é importante?

A pesquisa feita pela FIA Employee Experience (FEEx) informa que um em cada cinco profissionais brasileiros não recebem feedbacks de seus líderes, gestores ou chefes. Isso em uma cenário onde, segundo a consultoria de recrutamento Michael Page, oito em cada dez trabalhadores pedem demissão por problemas com o chefe, sendo algumas das principais motivações a falta de feedback, desenvolvimento profissional e perspectiva de crescimento.

Algo que reforça um fato essencial para qualquer negócio: profissionais que não se sentem motivados a se desenvolver e crescer acabam abandonando a companhia. Em outros casos, podem ser demitidos sem nem mesmo compreenderem onde estavam errando e como poderiam melhorar seu desempenho.

Por outro lado, a empresa especializada em clima organizacional Pulses, realizou um estudo onde apontou que uma cultura de feedback positiva (no sentido de ser bem aplicada) gera colaboradores 2,4 vezes mais engajados. A mesma pesquisa informa que os aspectos que mais influenciam para o aumento da motivação são o desenvolvimento, reconhecimento e justiça.

Vantagens de investir em uma cultura de feedback positiva

Olhando para os dados citados anteriormente, é possível compreender alguns dos problemas que a falta de uma cultura de feedback pode trazer para a empresa. Através dessa ferramenta, é possível auxiliar no desenvolvimento dos seus talentos, diminuir os índices de turnover, absenteísmo e presenteísmo, e aumentar os níveis de motivação e engajamento.

Além disso, o feedback consegue melhorar consideravelmente a comunicação entre as equipes, construir uma cultura organizacional mais saudável e aumentar a sinergia entre os colaboradores. Também é fundamental para manter as expectativas da companhia e dos profissionais alinhadas, incentivar um ambiente de aprendizado e fortalecer a confiança de cada participante.

Quando bem utilizado, o feedback é capaz de levar os profissionais ao autoconhecimento, à reflexão e ao desenvolvimento, aspectos fundamentais para o aprimoramento de diversas habilidades. Além disso, ao estar bem estruturada, essa ferramenta simplifica e otimiza o desenvolvimento também das lideranças, que conseguem evoluir junto aos seus liderados.

Benéfica tanto para o ambiente profissional quanto para o desenvolvimento pessoal, a falta de feedback, principalmente o corretivo, leva ao acúmulo de desentendimentos e problemas que poderiam ser rapidamente resolvidos. Com ele é possível superar obstáculos de forma rápida e assertiva, garantindo entregas e comportamentos mais positivos para a companhia.

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Principais modelos de feedback

Outra vantagem do feedback é que ele pode ser utilizado de diferentes formas, se adaptando a situações e indivíduos. Mas, para isso é preciso conhecer seus principais tipos e compreender quando aplicar cada um deles. Saiba mais sobre a seguir:

Feedback positivo e negativo

Talvez os mais conhecidos, o feedback positivo e negativo são antônimos que podem se complementar. O primeiro é quando são apontados acertos, conquistas e outros pontos que deseja que o colaborador fortaleça e mantenha. Ele não deve servir apenas como um elogio vazio. Ao invés disso é necessário que tenha contexto e seja específico, sendo capaz de transmitir reconhecimento e valorização por parte da liderança.

O feedback positivo é utilizado para reforçar comportamentos, ações ou habilidades desejadas. Enquanto isso, o feedback negativo é exatamente o oposto, sendo utilizado para apontar aquilo que o profissional deve melhorar ou deixar de replicar.

No feedback negativo, é apontado um item específico onde o colaborador errou, poderia ter realizado de forma diferente ou mesmo uma habilidade que precisa desenvolver. Ainda que necessário, e muitas vezes benéfico para ambas as partes a longo prazo, é preciso cuidado na hora de aplicá-lo.

O feedback é uma forma de motivar e engajar seus colaboradores, até mesmo quando aponta aspectos que devem ser melhorados. Entretanto, se não for tomado o devido cuidado, o feedback negativo pode ter o efeito oposto, fazendo com que o profissional se sinta julgado, desvalorizado e desmotivado.

Feedback construtivo

Outro modelo bastante utilizado e que traz diversas vantagens para as equipes é o feedback construtivo, que aponta aspectos a serem melhorados enquanto também oferece formas de fazê-lo. É uma das variações mais eficazes para incentivar o crescimento e desenvolvimento do colaborador.

Durante o feedback construtivo, são informados ao profissional os pontos onde deve melhorar, por meio de exemplos claros e específicos. Em seguida, são dadas sugestões de como abordar o problema, além de métodos para desenvolver a habilidade ou conhecimento necessário para avançar de maneira eficiente e positiva.

Feedback Sanduíche

O feedback sanduíche utiliza o modelo positivo e negativo em conjunto. Nele, o gestor ou líder inicia a conversa destacando ações, comportamentos ou habilidades dignas de elogios, reforçando sua importância e benefícios. Em seguida, apresenta os problemas a serem resolvidos, esclarecendo o motivo de ser necessária uma mudança para cada um deles.

Por fim, o líder finaliza com orientações sobre como avançar e, novamente, com um feedback positivo, seja sobre algo que o colaborador vem acertando ou, até mesmo, exemplos passados que foram superados após um feedback negativo. Assim se monta um “sanduíche” onde o profissional recebe pontos que precisam ser alterados, mas consegue sair da reunião otimista e motivado.

Feedback 90°

Também chamado de feedback direto, costuma ser utilizado apenas entre líder e liderado. Seu foco está principalmente nas tarefas comuns da rotina profissional e nas metas específicas da função desempenhada. Pode ser utilizada para correções e orientações mais rápidas, conseguindo guiar sobre o trabalho rotineiro de forma mais assertiva.

O feedback 90° é bastante utilizado para alinhar expectativas de forma contínua, garantindo que todos estejam cientes dos objetivos comuns e que exista uma comunicação clara sobre isso.

Feedback 360°

Mais abrangente do que outros modelos, o feedback 360° conta com a avaliação de diferentes partes incluindo colegas, líderes, subordinados e, se necessário, até mesmo clientes. É uma excelente forma de ter uma visão mais ampla sobre o desempenho do profissional, considerando diversas facetas das suas habilidades e conhecimentos.

Ainda que positivo para o desenvolvimento profissional e pessoal, capaz de oferecer uma visão mais completa sobre os pontos fortes e fracos, o feedback 360° tem como desvantagem ser bastante trabalhoso. Ainda assim, pode valer a pena, especialmente para descobrir como o comportamento de determinado profissional afeta diferentes níveis do negócio.

Feedback SCI

É uma versão estruturada que passa por três etapas: situação, comportamento e impacto. Esse feedback explica em detalhes o que aconteceu (situação), qual foi a forma de agir do colaborador naquele momento (comportamento) e então menciona o resultado causado por sua conduta (impacto).

Feedback Canvas

Ao contrário da maioria dos modelos, o feedback Canvas é focado na avaliação de equipes, embora utilize avaliações individuais. É feita uma análise de cada membro do grupo e, após saírem os resultados, é adotada uma visão macro para compreender como está a performance e quais pontos precisam ser melhorados no grupo como um todo.

Feedback Wall

Bastante interessante para compreender qual a visão dos profissionais sobre o negócio. No feedback Wall são os colaboradores aqueles que avaliam a empresa, apontando itens positivos e negativos sobre a companhia. Excelente para ter um maior entendimento sobre as necessidades e opiniões dos seus talentos.

Feedback 4C’s

Considera quatro aspectos: comportamento, consequência, contexto e conexão. Com esse modelo de feedback é esperado que seja apontando ações específicas, os impactos produzidos, alinhamento das expectativas e então o incentivo ao desenvolvimento. É excelente para promover a clareza, confiança, evolução e permanência do colaborador.

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Feedback de pares

Utilizado para que colegas de uma mesma equipe ou empresa possam trocar feedbacks sobre seu desempenho. Fortalece o trabalho em equipe e permite uma maior qualidade na entrega, que será feita após os participantes compartilharem pontos de vista diversos.

Feedforward

Ao contrário dos outros modelos, o feedforward não se baseia em um fato do passado ou presente, mas sim do futuro. Ele oferece orientações e sugestões para ações que ainda serão tomadas, mas com base naquelas que já foram avaliadas anteriormente. O feedforward é um método construtivo e proativo, que ajuda a preparar os colaboradores para o que virá.

Autofeedback

Com capacidade de incentivar a reflexão crítica e a autoanálise, o autofeedback solicita que o profissional avalie a si mesmo. Quando bem aplicada, é excelente para aumentar a satisfação com o trabalho, o engajamento e o desempenho pessoal.

Para funcionar corretamente, é importante que seja combinada com outros modelos de feedback, como aqueles oferecidos por líderes e colegas. Através dessa junção, é possível criar uma visão mais clara e promover a busca pelo aprendizado contínuo.

Feedback formal vs. Feedback informal

Os modelos de feedback formais são estruturados, documentados e feitos com planejamento. Enquanto isso, os feedbacks informais podem ser compartilhados durante a rotina, em momentos curtos onde é oferecido uma visão sobre um projeto ou tarefa que acabou de ser finalizado ou está em andamento.

Ambos possuem vantagens e desvantagens sendo que,  com o feedback formal, é possível se aprofundar nas conversas, trazendo dados claros e precisos, além de facilitar para que ambas as partes consigam acompanhar o avanço do desempenho. Já o feedback informal acaba sendo mais espontâneo, o que facilita para que seja rápido e eficiente, acontecendo no momento em que a ação está ocorrendo.

Enquanto o formal pode ser visto como trabalhoso e burocrático, o informal pode trazer falta de consistência e clareza, criando o risco de mal-entendidos. Porém, juntos eles conseguem potencializar as vantagens que teriam separadas.

Como aplicar um bom feedback

Tão importante quanto conhecer os tipos de feedback é entender como aplicá-los da forma correta. Quando bem utilizado, essa ferramenta apresenta não só vantagens valiosas para as equipes e para a empresa como um todo, mas também pode produzir graves desentendimentos quando feito erroneamente.

Para conseguir aplicar um bom feedback é necessário:

  • Se preparar corretamente, fazendo anotações prévias e tendo em mente quais itens serão discutidos e a melhor abordagem para tal;
  • Seja específico, direto e claro! É preciso trazer exemplos de situações vivenciadas pelo colaborador e explicar os motivos da sua ação ou comportamento ser um acerto ou erro;
  • Faça avaliações individuais, considerando exclusivamente o papel desempenhado pelo colaborador com o qual está conversando;
  • Escolha o momento e o local corretos, de preferência de forma particular com o profissional que está sendo avaliado e em um momento em que nenhuma das partes esteja enfrentando um problema emocional;
  • Foque no comportamento, não na pessoa! É muito importante deixar claro para o colaborador que o que está sendo avaliado não é ele como indivíduo, mas sim seu desempenho e comportamento profissional;
  • Tenha empatia, paciência e uma escuta ativa. Pouco adianta apenas falar sem ouvir o outro lado da conversa e entender seu ponto de vista;
  • Ajude seu liderado a estabelecer metas e ações a serem tomadas. Isso demonstra preocupação com seu desenvolvimento e facilita a busca dele por evolução;
  • Acompanhe! Faça do feedback algo comum a rotina da sua equipe, realizando reuniões contínuas que permitam que acompanhe o desenvolvimento do colaborador, elogiando suas conquistas e dando o suporte necessário para os fracassos.

Relação do feedback com a avaliação de desempenho

Outra ferramenta bastante importante para o ambiente profissional é a avaliação de desempenho, que permite avaliar e acompanhar a performance dos colaboradores. Além de valiosa de forma individual, ela se torna ainda mais eficiente ao ser aliada ao feedback que pode ser utilizado após os resultados.

Dessa forma, a avaliação de desempenho não apenas informa o RH e liderança sobre como está o desempenho dos colaboradores. Com o feedback ela gera uma oportunidade de melhora, orientando sobre o que fazer em casos de erros para que a empresa possa evoluir e gerando o sentimento de valorização e reconhecimento com os acertos.

Outro método que também pode ser um poderoso aliado ao feedback é o DISC, metodologia utilizada para identificar traços da personalidade do colaborador e compreender qual abordagem pode ser a mais recomendada para utilizar com ele.

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