O que é Recursos Humanos e por que ele é fundamental?

Para entender o que é Recursos Humanos é fundamental saber que esse é o setor responsável pela gestão de pessoas dentro de uma empresa. 

Com isso a área se encarrega de tarefas que incluem executar processos seletivos, controle de turnos e treinamento e desenvolvimento dos profissionais. 

Muitas vezes as empresas não priorizam o setor, mas é fato que a sua importância é enorme e cada vez mais estudos comprovam isso. Isso porque para obter sucesso a organização precisa tanto de profissionais qualificados quanto satisfeitos com o trabalho. Somente assim ocorre a melhora dos resultados. 

Se você deseja realmente saber mais sobre o Recursos Humanos e por que ele é fundamental, continue lendo!

O que é Recursos Humanos

A forma mais simples de entender o que é Recursos Humanos é saber que os profissionais envolvidos planejam, organizam, monitoram e avaliam os resultados da empresa. Para isso é comum o uso de softwares especializados. 

Com isso esse setor tem grande relevância nas empresas, mesmo que muitas vezes seja deixado de lado em detrimento de outros. No entanto isso não deveria ocorrer porque o RH está diretamente relacionado com as conquistas da organização e o seu desempenho e desenvolvimento

O principal objetivo quando se pensa em o que é Recursos Humanos, se relaciona ao posicionamento dos colaboradores dentro da empresa. 

Assim, o setor é responsável pelo alinhamento dos profissionais com os objetivos da organização. 

Diferença entre Departamento Pessoal e Recursos Humanos

É muito comum encontrar pessoas que não compreendem corretamente o que é Recursos Humanos e por isso confundem esse setor com Departamento Pessoal. Logo, é fundamental que você entenda a diferença entre os dois. 

O Recursos Humanos é o setor responsável por atividades como: 

  • Gestão de pessoas;
  • Recrutamento e seleção;
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Avaliação dos modelos de gestão;
  • Gerenciamento de desempenho;
  • Alinhamento dos profissionais com os objetivos da organização. 

Em contrapartida, o Departamento Pessoal é responsável por atividades mais relacionadas às burocracias envolvendo os colaboradores, como por exemplo: 

  • Elaboração da folha de pagamento;
  • Registro das carteiras de trabalho;
  • Cuidado com a Previdência;
  • Gestão de horas, férias e afastamentos. 

Sendo assim o Departamento Pessoal é muito mais voltado à administração e se relaciona muito pouco com a parte de gestão estratégica. 

Qual a importância do setor de RH?

Ao entender o que é Recursos Humanos, percebe-se que esse setor tem papel muito importante para a estratégia de uma empresa

Isso porque basicamente a área funciona como ponte entre os colaboradores e a diretoria da organização. 

Esse departamento fica responsável por desenvolver nos funcionários o prazer de trabalhar na empresa. Para isso eles precisam se conectar com os objetivos da organização. 

Sendo assim, Chiavenato (2003) trata o Recursos Humanos como área interdisciplinar justamente por utilizar conceitos provenientes de muitas áreas do conhecimento. 

Então, ainda de acordo com o autor, o profissional dessa área precisa ter vários tipos de conhecimentos para ser capaz de lidar adequadamente com as pessoas. 

Atualmente, com a forte migração dos profissionais do escritório para o home office, os responsáveis pelo RH terão que demonstrar ainda mais as suas habilidades. 

Assim, precisarão de muitos conhecimentos sobre pessoas (como psicologia e administração do tempo) para evitar que a empresa tenha prejuízos com essa mudança. 

Principais responsabilidades do RH 

Depois de ver as primeiras informações sobre o que é Recursos Humanos, agora é hora de conhecer algumas das questões mais importantes na rotina desse setor. As principais são: 

Assessments

Com esse recurso o profissional compreende melhor a sua equipe, por meio da identificação das principais habilidades, atitudes e conhecimentos. Assim pode-se determinar os principais pontos fortes e fracos de cada um. 

Headhunting

Com esse recurso seleciona-se os profissionais mais capacitados para assumirem cargos específicos dentro da empresa. 

Isso serve basicamente para preencher possíveis vagas adequadamente sempre que necessário. 

Recrutamento e seleção

Apesar da tendência cada vez mais escancarada de se automatizar as empresas, a demanda por pessoas ainda é elevada. 

Assim, é impossível não falar do recrutamento e seleção ao especificar o que é Recursos Humanos. 

Portanto, fica por conta do RH selecionar as pessoas mais adequadas para assumirem cargos específicos em uma organização. Para isso os processos devem ter um bom planejamento. 

Rotinas de Departamento pessoal

Quando se fala em o que é Recursos Humanos, é preciso especificar que já há algum tempo esse setor não possui mais funções burocráticas, visto que é cada vez mais estratégico. 

Em relação ao Departamento Pessoal, as atividades desenvolvidas são muito mais operacionais, voltadas para o cumprimento das legislações relacionadas a admissões, férias, acidentes, demissões e cálculos de salários. 

Hoje em dia é comum terceirizar essas atividades para uma assessoria contábil ou jurídica, visto que elas são trabalhosas e demandam muitas horas de trabalho. 

Assim os profissionais do RH podem ser direcionados a outras tarefas mais específicas do setor. 

Avaliação de desempenho

Ao definir o que é Recursos Humanos coloca-se a questão do desenvolvimento de estratégias para o bom desempenho da empresa. 

O setor é responsável por analisar os resultados, avaliando o que falta para que o real chegue o mais próximo possível do ideal. 

A partir disso criam-se estratégias para alinhar os profissionais aos objetivos da organização, visando maior satisfação e eficiência por parte do trabalhador para que a empresa cresça

Métricas

Para as análises o RH conta com os KPIs (Key Performance Indicators, ou, em português, Indicadores Chave de Performance). 

Com a análise dos indicadores, o setor consegue criar estratégias focadas na melhoria dos pontos fracos. Essas ações têm como principal objetivo contribuir para que a empresa alcance as suas metas. 

Desenvolvimento de profissionais

O Recrutamento e o desenvolvimento pessoal são termos chave para compreender o que é Recursos Humanos. 

É importante ter ideia de que mesmo que o processo de recrutamento seja muito bem planejado, os profissionais precisam desenvolver habilidades específicas para a execução das suas funções. Assim, o RH é responsável por essa questão fundamental. 

Desligamento

O desligamento de pessoas e identificação dos pontos fracos dos indivíduos é mais uma questão ligada ao RH e que muitas vezes é deixada de lado. Mas o desligamento das pessoas certas é fundamental para manter os bons colaboradores motivados. 

Outplacement

Depois de desligar um colaborador, o próprio setor de RH pode ajudar a reinserir esse profissional no mercado de trabalho em uma função mais adequada a ele. 

Depois de saber o que é Recursos Humanos fica bem mais simples compreender o por que ele é fundamental para o desenvolvimento estratégico de uma organização. 

Quer saber como modernizar seu RH e ganhar produtividade? Clique aqui e descubra como fazer isso!

Também podem te interessar

Receba novos conteúdos
no seu email:

admissão