Assim como a fachada de uma loja é essencial para atrair novos clientes, a página de carreiras de uma empresa também é essencial para atrair os melhores talentos profissionais para a organização. É por meio dessa página que os possíveis candidatos às vagas vão se identificar, ou não, com a empresa.
Para que essa página de carreiras seja atrativa e cumpra seu papel da melhor maneira possível, alguns pontos não podem deixar de ser observados. Você sabe quais são? Se não, continue lendo esse artigo para descobrir!
Como funciona uma página de carreiras?
A página de carreiras é o meio em que sua empresa irá mostrar para os futuros candidatos o que espera por eles.
Assim, é um retrato da cultura, da rotina, do ambiente e do convívio que os colaboradores possuem em sua empresa. Também é um bom método de filtrar candidatos, pois com essas informações os trabalhadores sabem se o ambiente da empresa é para eles ou não.
Por exemplo, digamos que o clima na sua empresa é animado, com happy hour entre os times toda sexta-feira e programas em que todos interagem. Ter um colaborador com perfil introspectivo será horrível para a equipe e para o trabalhador.
Logo, o alinhamento de cultura e valores acontece com mais facilidade. Ademais, análise de métricas, como tempo que o candidato fica na página, pode evidenciar o nível de interesse que a empresa está gerando no mercado de trabalho.
Ademais, não negligencie a análise dos indicadores da página de carreiras. Assim, acompanhe dados como número de acesso e taxa de conversão (aplicações).
Com o apoio dessas análises podemos melhorar cada vez mais as páginas de carreira. Afinal, elas são elementos importantes dentro do Employer Branding.
Isso porque essa página reflete claramente a cultura, o posicionamento e como é a comunicação da empresa. Então, se observamos alto volume de acesso, mas quase nada de aplicação, é porque alguma coisa está muito errada e precisa ser investigada.
Por que essa página de carreiras é importante?
Se você trabalha no setor de RH, com certeza sabe o quão difícil pode ser encontrar um candidato perfeito para assumir um cargo. Apesar da dificuldade, existem várias formas de tornar esse processo um pouco mais fácil e eficaz. A página de carreiras é uma dessas formas.
Por outro lado, se não for feita da maneira correta e não for realmente atrativa, algo que deveria ajudar, pode acabar atrapalhando e acabar repelindo os candidatos em vez de atraí-los para a candidatura nas vagas abertas na organização.
Mas afinal, você sabe o motivo da página de carreiras ser tão importante? Bom, hoje em dia, num mundo completamente virtual como o que vivemos, é imprescindível que qualquer marca ou empresa esteja presente na Web por meio dos mais variados canais de comunicação.
A página de carreiras é um desses canais e ela é importante para trazer uma maior quantidade de pessoas interessadas em trabalhar na empresa. Além disso, se feita da maneira certa, ela atrai profissionais com fit cultural e dentro do perfil da vaga, o que acaba reduzindo o Turnover.
Outro ponto que é importante destacar, é que quando existe uma página destinada exclusivamente para que profissionais encontrem oportunidades de emprego, o fluxo de pessoas visitando o site aumenta, trazendo mais autoridade para ele. Isso quer dizer que o site se tornará mais relevante nos mecanismos de busca como o Google.
Elementos que você deve evitar na página de carreiras
A página de carreiras precisa refletir a empresa, por isso não há regras rígidas que precisam ser seguidas. Desse modo, tanto a mensagem quanto o design precisam apresentar a cultura e o ambiente da empresa.
Por exemplo, a página da Tesla tem o mínimo de texto e imagens que apresenta por completo, mas sem exagero, o ambiente e o que eles fazem.
De todo modo, há alguns cuidados que devemos tomar, do contrário a página de carreiras terá efeito negativo. Assim, evite:
- Depoimentos longos e genéricos: Na página da LinkedIn Careers, podemos ver 3 exemplos de depoimentos ótimos, que mostram a cultura, o propósito e como o trabalho na empresa impacta a vida pessoal, tudo isso em mensagens de 2 a 3 frases.
- Layout desorganizado: ter uma página com botões fora de lugar, formas saindo da tela ou cima de outra, textos que quando visto no celular são cortados… Enfim, a página precisa ser bem programada e diagramada, para ter a melhor experiência de navegação.
- Poluição visual: por mais bonito que uma imagem ou elemento seja, devemos manter o foco. Assim, colocar muitas cores e abusar de negritos, itálicos e sublinhados deixa a mensagem carregada visualmente e tira o foco do conteúdo, da empresa e das oportunidades.
- Criar mais dúvidas do que respostas: a página de carreiras está ali para atrair talentos, respondendo questionamentos que ele possa ter se sua empresa é onde ele quer estar. Então, crie uma mensagem que seja clara e coerente. Também crie uma central de ajuda, para responder perguntas específicas.
Todos esses cuidados visam garantir a melhor experiência do candidato. Isso porque se ele tem uma primeira impressão positiva, mais chances dele se candidatar.
Como criar uma boa página de carreiras?
Como mencionamos anteriormente, se você tem uma página de carreiras que não cumpre seu papel da melhor forma possível, é provável que, em vez de atrair bons candidatos, a página faça com que eles desistam de trabalhar na empresa.
Portanto, vamos mostrar aqui, como fazer essa página de forma que ela atraia os melhores talentos:
- Defina bem a cultura organizacional
A cultura organizacional é definida pelas práticas internas que a empresa corrobora. Por exemplo, quais são os valores, se a empresa é mais flexível ou mais rígida, se ela preza por um ambiente agradável, entre outros pontos que contribuam para a cultura da empresa.
- Mostre o ambiente de trabalho
Você pode adicionar fotos ou até mesmo vídeos no decorrer da página de carreiras, que mostre como é o ambiente de trabalho. Essa é uma boa forma de atrair as pessoas que, ao verem o ambiente, vão se sentir inspiradas e empolgadas para se candidatar na vaga.
- Insira depoimentos de colaboradores
Nada melhor do que depoimentos de quem já trabalha na empresa, para convencer os futuros funcionários de que realmente é um bom lugar para se trabalhar. Portanto, adicione pelo menos um depoimento de algum colaborador, seja por vídeo ou por escrito. O importante é passar a mensagem!
- Mostre o crescimento da empresa
Conte a história da empresa e mostre na página de carreiras, o quanto a empresa já cresceu e o quanto ela pretende continuar crescendo. Fazer isso vai mostrar aos candidatos a oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional que ele terá ao trabalhar aí.
Lembre-se: essa página é para falar sobre a empresa e para atrair novos talentos! Deixe para falar sobre as vagas de emprego na descrição de cargo de cada uma delas.