Boleto recorrente: o que é e como usar?
O boleto bancário continua sendo um dos modelos de pagamento favoritos dos consumidores, sendo um método essencial a maioria dos negócios. Enquanto isso, o pagamento recorrente é um método que vem se popularizando cada vez mais, e com isso fez surgir a união desses dois modelos de cobrança: o boleto recorrente.
Esse método de pagamento é um grande favorito de muitos consumidores, principalmente em alguns negócios específicos. Por isso, tê-lo entre as opções que oferece aos seus clientes é essencial para conseguir aumentar as chances de fechar compras e fidelizar clientes.
Quer descobrir o que é e como utilizar o boleto recorrente? Neste artigo ensinaremos com detalhes tudo sobre esse modelo de cobrança, e como ele pode ser útil ao seu negócio. Confira!
O que é pagamento recorrente?
É bem provável que você já realize um pagamento recorrente, ou já o tenha feito em algum momento de sua vida. Esse é um método que vem ganhando força entre consumidores, especialmente por ser bastante prático e confortável a empresas e clientes em determinados tipos de negócio.
O pagamento recorrente é um método de cobrança onde é realizada uma cobrança periódica, e automática, por um período pré-determinado entre cobrador e pagador. Essa modalidade costuma ser utilizada em dois meios principais: cartão de crédito e boleto bancário.
Ambos possuem suas vantagens, e tem se tornado essenciais a negócios que desejam fidelizar clientes e aumentar suas chances de fechar compras. Especialmente em casos de assinaturas, planos ou mensalidades. Entretanto, hoje iremos nos focar especificamente em um deles: o boleto recorrente.
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Boleto recorrente: o que é?
Antes de entender o que é boleto recorrente é importante entender o que é boleto. Esse é um método de pagamento bastante presente no dia a dia dos compradores, e o preferido de muitos. Mas quantos sabem exatamente o que ele é e como funciona?
O que é boleto?
Segundo a Ebit Nielsen, empresa que monitora a confiabilidade de lojas brasileiras, e o desempenho dos e-commerces, 20% dos brasileiros tem o boleto como meio de pagamento favorito. Esse é um documento que pode ser gerado por instituições bancárias ou pessoas físicas, e serve como um atestado de uma negociação.
Seu maior benefício é que o consumidor não precisa de um cartão de crédito ou mesmo uma conta bancária. O pagamento pode ser feito em casas lotéricas, ou outros espaços que recebam esse tipo de serviço, sem que o pagador precise ter qualquer vínculo com uma instituição ou informar dados bancários.
Ao gerar um boleto o cobrador informa o valor, data de vencimento, juros após a data final, descrição do serviço ou produto e então gera um código que será utilizado no pagamento. Feito isso, ele pode enviar o boleto por e-mail, entregar uma versão física ou mesmo enviar o código por mensagem.
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O que é boleto recorrente?
Agora que entendemos melhor o que é um boleto podemos compreender com maior facilidade o que é um boleto recorrente. Como o próprio nome sugere, essa é uma modalidade de cobrança feita de forma contínua, tendo um período de duração acordado entre cliente e empresa, com renovação automática ou não.
Bastante utilizado em situações onde o cliente deseja assinar um serviço, mas não possui uma conta bancária, o que significa que não tem um cartão de crédito ou débito. Ou mesmo por indivíduos que preferem uma forma de ter um controle mensal dos seus gastos, ou não querem informar dados do cartão ou conta bancária.
Como funciona o boleto recorrente?
A emissão de um boleto recorrente segue o mesmo padrão de um boleto comum, com a inserção de informações relacionadas a valor, descrição, data de vencimento, entre outros. A maior mudança está na automatização para serem gerados de forma contínua, seja o padrão semanal, mensal, semestral ou qualquer outro necessário a ambas as partes.
Em geral, as plataformas usadas por empresas para gerar um boleto já tem buscado automatizar o serviço recorrente. Dessa forma, o cobrador consegue configurar uma determinada cobrança para ser feita no período especificado, e enviado automaticamente ao e-mail do pagador um número de dias ideal antes do vencimento.
O boleto recorrente também pode ser enviado de forma física por correspondência, algo que dependerá da organização e cronograma do serviço. Após chegar no cliente é de responsabilidade dele efetuar o pagamento até a data de vencimento, assim evitando o corte ou problemas com o serviço contratado.
Quais os benefícios do boleto recorrente?
Como pudemos perceber até aqui, o boleto recorrente é um método de pagamento simples, e que exatamente por isso agrada a tantos clientes. Essa é uma de suas maiores vantagens, mas ele possui ainda outras. Se ainda possui dúvidas quanto ao uso desse modelo, não deixe de conferir os benefícios que listamos abaixo. Confira!
Simplicidade para ambas as partes
Como dissemos, o boleto recorrente oferece simplicidade nas transações, tanto aos clientes quanto as empresas. Sua automatização evita que seu negócio precise se preocupar em emitir e enviar um novo comprovante a cada mês, precisando ficar atento apenas aos cenários de renovação ou cancelamento.
Já o cliente consegue utilizar seus serviços ou produtos mesmo que não tenha, ou não queira, utilizar um cartão de crédito ou débito. Ou mesmo aderir a outros meios como transferências ou PIX. Algo bastante atrativo a muitos consumidores que não confiam ou gostam desses meios. Ou mesmo, aqueles que não possuem contas bancárias para conseguir utilizar esses métodos de pagamento.
Retenção de clientes
Sendo um método de pagamento que vem se tornando prioridade a muitos clientes, é esperado que o boleto recorrente também sirva como atrativo para fidelizá-los. Afinal, quanto maior o número de métodos de pagamento que consigam solucionar as necessidades do cliente, maior será a capacidade de sua empresa de retê-los.
O boleto recorrente funciona como um meio de pagamento simplificado aos compradores, e que não possui taxa de cobrança pela empresa. Essa facilidade, somada a possibilidade de não precisar comprometer seu crédito ou utilizar um cartão de débito, aumenta o interesse de muitos clientes pontuais.
Planejamento financeiro
A capacidade de um maior planejamento financeiro é algo especialmente benéfico às empresas. Problemas no pagamento, como atrasos ou inadimplências, ainda podem acontecer, mas as chances são menores. Com a perspectiva das datas de pagamento, número de boletos a serem pagos e valores, as empresas conseguem visualizar suas entradas futuras.
Em casos onde o boleto recorrente é utilizado na assinatura de serviços com datas de finalização definidas, o planejamento é ainda mais importante, tanto a quem cede os serviços quanto a quem assina. É possível também optar por uma renovação automática ou que necessite o pedido do cliente.
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Para quais empresas o boleto recorrente é interessante?
As características do boleto recorrente é algo que pode agradar e atrair clientes para todos os tipos de negócio, mas existem alguns setores que conseguem se beneficiar ainda mais desse método de pagamento. Em sua maioria são empresas que empregam a modalidade de prestação de serviços, e por isso utilizam de meios como assinatura, mensalidade e planos.
Um bom exemplo são negócios ligados ao setor de educação, como escolas, faculdade e cursos. Outros que também costumam utilizar amplamente do boleto recorrente são: academias, clubes de assinatura, imobiliárias, serviços de streaming e empresas que oferecem licenças de softwares.
Um dos benefícios do boleto recorrente a negócios como os de licenças e streaming é a possibilidade de oferecer pacotes de assinatura por períodos determinados, e cessar os serviços de forma automática e sem custos extras quando necessário.
Com a popularização de compras online, assinaturas e plataformas de streaming, um número crescente de consumidores se interessam em adquirir esses serviços. Porém, nem todos possuem meios ou interesse de utilizar seu crédito, ou informar dados bancários.
Ter meios de conseguir alcançar e fidelizar esses clientes é essencial para o crescimento do negócio, tornando o boleto recorrente em uma alternativa extremamente atrativa.
Qual a diferença entre o pagamento parcelado e o pagamento recorrente?
O pagamento recorrente costuma ser adequado a situações onde o cliente recebe um produto ou serviço periodicamente. É o caso de assinantes de plataformas de streaming, clubes de assinatura ou mesmo estudantes de instituições particulares, como escolas ou faculdades.
Já o parcelamento está atrelado a uma compra onde existe um valor total a ser pago, sendo dividido em um determinado número de parcelas a serem pagas em um tempo acordado entre ambas as partes. O serviço ou produto é recebido antes da finalização do pagamento, e não renderá em mais nenhuma entrega.
A diferença entre os dois métodos são sentidos especialmente ao utilizar o cartão de crédito. No caso do pagamento parcelado o valor total será considerado, diminuindo a capacidade de compra do consumidor até que o valor seja liquidado. Isso significa comprometer o limite de crédito do indivíduo.
Já nos pagamentos recorrentes o valor a ser cobrado será apenas o da assinatura. Por exemplo, digamos que o cliente assine um serviço com um plano anual, onde a assinatura mensal é de R$ 100,00. Em um ano ele terá pago R$ 1200,00 ao todo, mas esse valor não irá comprometer seu limite de crédito.
A cada mês será cobrado apenas os R$ 100,00 em sua fatura, limitando seu compromisso ao valor mensal, e não do valor total do plano anual que assinou. Isso torna o pagamento recorrente um excelente aliado também em seu método de pagamento por cartão de crédito.
Existem desvantagens no boleto recorrente?
No decorrer do artigo aprendemos sobre o que é, como usar e quais os benefícios do boleto recorrente. Mas, um item que não abordamos ainda, é se existe alguma desvantagem em seu uso, seja para o cliente ou para a empresa.
Em geral, existe apenas um item que pode não ser tão agradável ao negócio, o fato do pagamento não cair de forma tão rápida quanto ao utilizar meios como o cartão de crédito ou PIX. Isso porque, uma caraterística dos boletos é que ele pode levar de horas a dias para ser transferido a conta bancária da empresa.
Já da parte dos clientes uma desvantagem possível é o esquecimento, o que pode gerar pagamentos fora da data de validade e juros resultantes do atraso. Algo que, com o devido planejamento e cuidado, será facilmente contornado.
E aí, o que achou do artigo? Esperamos que tenha gostado de aprender sobre esse método de pagamento que vem se tornando bastante comum no dia a dia de muitos consumidores. Nos conte nas redes sociais se já conhecia e como tem sido utilizá-lo! E aproveite para nos seguir, e ficar sempre bem informado.