O link de pagamento já vinha crescendo em popularidade há alguns anos, mas foi durante a pandemia que se tornou um dos métodos favoritos de vendedores e compradores. Em um ambiente de isolamento social, ter um meio de realizar transações a distância, com segurança e eficiência, se tornou algo essencial, e é justamente esse o papel do link de pagamento.
Cada vez mais os consumidores vêm buscando formas simples, rápidas e fáceis de realizar suas compras. Os e-commerce’s e a venda por redes sociais se popularizam cada vez mais, e segundo pesquisas o Brasil é o país que mais cresce em compras online. Todos esses fatos potencializam a necessidade de métodos de pagamentos digitais.
Pensando nisso, desenvolvemos este artigo onde você conseguirá aprender tudo o que precisa saber sobre o link de pagamento. Ficou interessado? Então acompanhe até o final!
O que é link de pagamento?
O link de pagamento é um método para pagamentos digitais, bastante utilizado por pequenos empreendedores ou pequenas empresas. Com ele, é possível enviar um link personalizado a um comprador, que ao clicar será enviado a uma tela onde poderá, em poucos cliques, realizar o pagamento do serviço ou produto.
Um dos maiores benefícios do link de pagamento é que o vendedor não precisa ter uma loja física, e-commerce e nem mesmo uma maquininha de cartão de crédito. Além disso, esse método de pagamento digital permite que o comprador escolha como prefere pagar e torna todo o processo em algo muito mais simples, seguro e rápido para ambos.
Como o link de pagamento funciona?
Para utilizar o link de pagamento é essencial que o empresário recorra a um intermediário. Mais especificamente, uma plataforma de pagamentos online. Essa necessidade ocorre, pois, em um processo tão sensível e de alta segurança, é preciso que seja realizado por empresas regulamentadas pelas bandeiras de cartão e pelo Banco Central.
Cada instituição de pagamento terá suas particularidades, algumas permitindo maior detalhamento nas transações e outras menos. Algumas permitem que, além do número de parcelas, o vendedor consiga definir também prazo para expiração do link, possibilidade de juros em caso se atraso e uma data de vencimento para a realização do pagamento.
O recebimento é outro item que pode ser mais ou menos flexível conforme a plataforma. Algumas permitem que o valor integral seja depositado na conta do vendedor após o comprador finalizar sua compra, ainda que tenha optado em pagar parcelado ao usar o link de pagamento. Essas são características que mudam conforme o intermediário utilizado, e que deve ser alvo de reflexão a cada usuário.
5 vantagens de usar o link de pagamento:
Ainda que seja um método de pagamento que se popularizou imensamente durante o isolamento, o link de pagamento ainda é novidade para muitos empresários e clientes. Por isso, separamos neste artigo seus principais benefícios, que explicam o porquê de ser um método cada vez mais buscado e amado por muitos usuários e lojistas. Confira!
1. Venda ativa pelas redes sociais
Um dos maiores benefícios do link de pagamento é sua praticidade, e uma das maiores provas é o fato de permitir vendas por plataformas como Facebook, Instagram, WhatsApp e até mesmo SMS. Após configurado, o link pode ser enviado ao comprador, que precisa apenas abri-lo, escolher sua forma de pagamento e finalizar a compra.
Isso significa que a loja ou empreendedor não precisa ter um site, ou ir até à casa do cliente para utilizar sua maquininha. Tudo é feito através do link, e a encomenda ou serviço pode ser entregue a seguir. Além disso, algumas plataformas de pagamento online permitem que um mesmo link possa ser utilizado por mais de um cliente, trazendo maior versatilidade ao utilizá-lo nas redes sociais.
Dependendo do seu intermediário conseguirá até mesmo limitar o número de pessoas que podem utilizar determinado link de pagamento, evitando problemas com estoque ou realizando promoções de forma otimizada e eficaz.
2. Recuperação de compras não finalizadas
Como dissemos, um dos maiores benefícios do link de pagamento é que ele desobriga o empreendedor da necessidade de precisar de um site para vender seus produtos. No entanto, isso não significa que ele não possa ser utilizado em conjunto, e com isso potencializar seus frutos.
O maior deles é conseguir recuperar a compra após o abandono de itens no carrinho, algo bem comum em vendas online. Ao notar que um usuário abandonou a transação no meio, é possível enviar a ele um link de pagamento já configurado com os itens nos quais tem interesse, tornando a compra personalizada e simplificada.
É importante lembrar que nem sempre o abandono de itens no carrinho é por desinteresse. Às vezes isso acontece devido a problemas na plataforma, lentidão ou erros que fazem com que o usuário perca o interesse. Utilizando o link de pagamento o lojista consegue recuperar o entusiasmo do cliente com a compra, aumentando as chances de recuperação de compras não finalizadas.
3. Formalização do negócio
Para aqueles que já estão acostumados a vender por redes sociais e WhatsApp, o link de pagamento não é apenas uma forma de facilitar suas transações, mas também de dar maior credibilidade ao negócio. Com ele o cliente consegue pagar através de uma plataforma segura e simplificada, evitando transferências avulsas, desorganização nos pagamentos e erros de cálculo.
Para vendas a distância, algumas plataformas de pagamento online até mesmo fazem o cálculo do frete automaticamente, já somando o valor no pagamento final. Com isso, as vendas que antes poderiam ter um tom mais informal acabam se tornando mais seguras, eficazes e oferecendo maior tranquilidade e conforto a ambas as partes.
4. Diversas formas de pagamentos
O número de formas de pagamento pode mudar de uma plataforma de pagamentos online para outra. Mas, em geral, as mais presentes no link de pagamento é cartão de crédito, boleto bancário e pix. Outros meios que também podem ser encontrados é o boleto parcelado, carteira digital, pagamento em casas lotéricas e cartão virtual da Caixa.
A amplitude de possibilidades permite que cliente e vendedor tenham diferentes formas de se organizar, conforme o que for melhor para eles. Isso aumenta o ânimo do usuário em adquirir os produtos ou serviços, enquanto o empreendedor consegue entregar uma experiência mais completa e atrativa aos seus clientes.
5. Controle do fluxo de pagamentos
Um dos maiores benefícios do link de pagamento é sua facilidade em organizar entradas, datas e valores de uma forma otimizada e simples. Algo excelente para manter uma organização e controle do seu fluxo de pagamentos, algo essencial a qualquer empresário, independente do tamanho do negócio.
Cada vez que um cliente realiza um pagamento você receberá uma notificação, o deixando ciente da transação. Além disso, a qualquer momento é possível acessar a plataforma e buscar por informações mais detalhadas, como o histórico de transação, forma de pagamento escolhida por cada comprador e valor total. Com isso consegue organizar seu caixa de forma tranquila e eficaz.
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Os links de pagamento são seguros?
A segurança das plataformas de pagamento online são garantidas pela regulamentação feita pelas bandeiras de cartão e pelo Banco Central. Ou seja, são intermediários que trazem segurança ao usuário, que ao clicar entra em um ambiente totalmente provado para inserir suas informações, e ao lojista que consegue receber pagamentos de forma tranquila e fácil.
O link compartilhado é completamente seguro a ambos, e o sistema das plataformas que oferecem link de pagamento ajudam a proteger os lojistas de contestações indevidas e chargebacks, estornos que ocorrem por erros nas instituições debitantes.
Outro problema evitado com o uso de link de pagamento é de retentativas de pagamento, especialmente quando o link é feito exclusivamente para aquela compra em particular. Com isso, a transação se torna mais segura para ambos, aumentando a atratividade desse método de pagamento digital.
Quais as vantagens do link de pagamento para o empreendedorismo?
O link de pagamento é um método atrativo a todos os modelos de negócio, incluindo empresas já consolidadas que buscam uma forma de aumentar e melhorar sua influência frente aos clientes. No entanto, é nos pequenos e médios empreendedores que ele se mostra ainda mais benéfico, especialmente entre aqueles que usam das redes sociais para realizar suas vendas.
Microempreendedores que trabalham com encomendas também são bastante beneficiados pelo link de pagamento. Além de facilitar na organização do fluxo de caixa, dar mais flexibilidade de pagamento e recebimento, esses produtores conseguem dar um ar de credibilidade ainda maior para o negócio.
As vendas por atacado é outro setor que consegue ser bastante favorecido pelos benefícios do link de pagamento. Especialmente ao utilizar intermediários que permitem criar links com um número máximo de compra, fazendo com que não exista um número de compras superior ao número de produtos disponíveis.
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Precisa ter loja para gerar link de pagamento?
Citamos este fato anteriormente, mas é importante frisar que, para utilizar o link de pagamento, não é preciso ter uma loja física e nem mesmo e-commerce. Um dos seus maiores poderes está justamente no fato de conseguir oferecer simplicidade e facilidade a microempreendedores, que não querem ou não podem investir em um site, ou loja.
Com isso, eles conseguem usar uma plataforma de pagamento online confiável, versátil e simples, ao mesmo tempo em que não precisa desenvolver um site completo para oferecer um ambiente de compras aos clientes. No entanto, é importante também dizer que, ainda que não precise de uma loja, o link de pagamento pode ser usado por quem a tem.
Na verdade, seu uso é extremamente benéfico a todos os modelos de negócio, e quando bem utilizado consegue trazer ainda mais benefícios do que os listados aqui. Sendo a diminuição do abandono de carrinhos de compras um dos principais deles. Por isso, caso tenha seu site ou loja física, reflita sobre o uso do link de pagamento e como ele pode ser benéfico aos seus clientes e negócio.
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O que precisa para gerar link de pagamento?
Como dissemos antes, cada plataforma de pagamento online pode ter suas próprias características, limitações ou opções. Entretanto, para gerar um link de pagamento é preciso ter uma conta em um desses intermediários, buscar pela alternativa de cobrança nesse método e então inserir as informações.
As mais básicas são: métodos de pagamento, como boleto, cartão de crédito e pix, número de parcelas possíveis e a partir de qual será cobrada juros, valor total e descrição do produto ou serviço. Em alguns casos é possível selecionar um número total de pessoas que podem utilizar o mesmo link, cobrança de frete automático e maior número de possibilidades de métodos de pagamento.
Em geral, todo o processo é feito pela plataforma escolhida, seja ela utilizada pelo celular ou computador. Após gerado o link, basta apenas enviá-lo ao cliente, sendo que isso pode ser feito por redes sociais como Instagram e Facebook, aplicativos de troca de mensagens, como WhatsApp e Telegram, e até mesmo enviado por SMS.
Qual o melhor link de pagamento?
Atualmente existem diversas plataformas de pagamento online que oferecem o serviço de link de pagamento. Algumas das mais famosas é o Pagbank, PicPay e Mercado Pago, que possuem uma altíssima credibilidade entre compradores e vendedores.
Além desses existem ainda outras empresas menos conhecidas, mas com características tão boas quanto, ou até melhores. É o caso da SafraPay e da SumUp. Existem ainda outras, e em uma busca detalhada das possibilidades diferentes empresários podem escolher diferentes intermediários como a melhor alternativa.
Trouxemos como complemento um vídeo onde um especialista analisa algumas opções do mercado, considerando questões como sistema antifraude, taxas e credibilidade. Quer saber mais detalhes? Então confere o vídeo!
Já conhecia esse método de pagamento? Conheceu agora e não vê a hora de começar a usar? Nos conte qual a sua experiência com o link de pagamento nas redes sociais! E aproveite para nos seguir e ficar sempre bem informado.
Até o próximo artigo! 💙