Fim de ano é marcado pela alta da demanda, especialmente no varejo, e com isso vem a necessidade de criar vagas de fim de ano para atender os clientes.
De fato, para 2020 a Confederação Nacional do Comércio (CNC) está projetando um aumento das vendas no Natal em 3,4%. Então, para atender a demanda será necessário a contratação de pessoal para lidar com tudo isso.
Ademais, a CNC projeta para o setor de e-commerce um aumento de 64% nas vendas. Ou seja, será necessário criar diversas vagas temporárias para suprir a demanda, especialmente nos setores de logística.
Apesar da pandemia ter desacelerado a economia, ainda é prevista a criação de 70,7 mil empregos temporários no período de festas de 2020.
Então, vamos entender como administrar essas contratações temporárias agora!
Como funcionam as vagas de fim de ano?
As vagas de fim de ano costumam ser funções criadas de forma temporária, apenas para atender a alta demanda dessa época de festividades.
Nesse sentido, diversas empresas, em especial as do setor varejistas, necessitam de mais funcionários para atender com qualidade e rapidez os clientes. Contudo, contratar um funcionário celetista é um custo e trabalho muito grande para um colaborador que ficará por pouco tempo.
Por isso, a contratação temporária se torna uma das melhores opções nesse momento, que alia as necessidades da empresa com o correto cumprimento da legislação trabalhista.
O regime de trabalho temporário foi devidamente regulado e, diferente da contratação convencional, o contrato temporário é feito com uma agência especializada em mão de obra tempora´ria.
Ou seja, em vez de sua empresa contratar diretamente a pessoa que irá trabalhar, ela irá contratar uma agência que deixará à disposição da empresa trabalhadores que irão atender as necessidades do negócio durante o período do contrato.
As vantagens da contratação temporária
Pelo fato de termos uma agência que irá intermediar a relação da empresa com os trabalhadores, podemos ter diversos benefícios relacionados a isso, como:
- Economia: sem dúvidas os custos do contrato temporário são inferiores ao de período indeterminado. Além disso, há menos necessidade de benefícios e programas de desenvolvimento como os funcionários permanentes.
- Flexibilidade: pelo fato de ter um prazo determinado e custos menores, você poderá adequar a força de trabalho para atender as novas vagas de fim de ano. Assim, a folha de pagamento irá onerar menos o negócio em períodos normais.
- Facilidade na contratação: sua empresa não terá que ir atrás de cada funcionário temporário. Fica a cargo da agência contratada recrutar, selecionar e remunerar os trabalhadores. Assim, facilita até na hora de pagar, onde não será necessário apurar a folha de cada colaborador, bastando realizar o pagamento do valor acordado em contrato com a agência e pronto.
Lembrando que o trabalho temporário não pode ser utilizado a qualquer momento. A legislação prevê apenas duas hipótese para o emprego dessa modalidade:
- Para substituição transitória de pessoal permanente;
- Atender demanda incremental de serviços por determinado período.
Aliás, se você precisar de pessoal para lidar com a transição de empregados permanentes, a Lugarh possui uma plataforma que faz isso por você! Conheça mais aqui.
O funcionário em regime temporário precisa ser registrado?
Os trabalhadores para vagas de fim de ano são contratados seguindo todas as normas da legislação trabalhista. Contudo, as empresas não são permitidas de fazer a contratação direta desta modalidade, precisando assim de um intermediário.
Será os intermediários, ou agências de trabalho temporário, que irão garantir a conformidade da contratação. Portanto, é essencial a correta análise da agência para certificar que ela possui a autorização do MTE e siga as orientações, evitando problemas judiciais para sua empresa.
Enfim, o trabalho temporário é um contrato firmado com uma empresa especializada e autorizada na prestação desse serviço. Nesse mesmo contrato estará descrita a justificativa da contratação, conforme as hipóteses comentadas anteriormente. Assim, todos os processos trabalhistas como contratar, remunerar e dirigir os trabalhadores será de responsabilidade da agência.
Como preencher as vagas de fim de ano?
Primeiro, é preciso contratar uma agência que ofereça os serviços de trabalho temporário. Sem essa empresa não é possível preencher as vagas de fim de ano conforme a legislação, dando espaço para diversos problemas trabalhistas, além de vários custos.
Como dito, será de responsabilidade da agência fazer a correta contratação, desde o registro CTPS, remuneração (salários, benefícios e encargos). Assim, como essa empresa é responsável por toda relação trabalhista, é preciso ter certeza que ela é séria e cumpre com a legislação, para não deixar brechas que comprometam a contratação e gere problemas na justiça.
Aliás, tenha em mente que se a empresa contratada falhar com suas obrigações trabalhistas e os trabalhadores forem à justiça, o seu negócio poderá ter que arcar com as consequências.
Cuidados na hora de fazer contratação temporária para vagas de fim de ano
Para garantirmos uma administração tranquila das vagas de fim de ano é essencial ter alguns cuidados antes mesmo da contratação. Assim, observe os seguintes pontos:
Tenha claro suas necessidades
Para conseguir negociar com a agência de mão de obra temporária é necessário ter clareza no que sua empresa precisa para preencher as vagas de fim de ano. Contudo, não se limite às habilidades técnicas, pense também nas qualidades comportamentais que fazem a diferença no atendimento ou qualquer que seja a atividade.
Não negligencie o treinamento
Boa parte do pessoal que irá preencher as vagas de fim de ano são jovens com pouca experiência. Assim, será fundamental ter um treinamento mais conciso para que o trabalhador consiga pegar o ritmo o mais rápido possível.
Aliás, é melhor que o empregado temporário gaste um ou dois dias para o treinamento, mas que irá conseguir performar muito melhor no resto do contrato. Enquanto alguém que não passar por esse processo entregará resultados aquém do esperado.
Tenha sistema de acompanhamento e indicadores
Tomar decisões com base em dados é fundamental para todos os negócios. Afinal, como seu negócio irá definir a quantidade certa de vagas de fim de ano que serão criadas?
Por isso, é necessário ter alguns indicadores e métricas de contratação, além de entender sobre a demanda.
Quer entender mais sobre como funciona o trabalho temporário? Confira esse artigo e fique por dentro dos detalhes!