Uma das dúvidas mais comuns dos gestores é se há diferença entre Departamento Pessoal e Recursos Humanos. Afinal, é muito comum que as duas áreas sejam mencionadas como se fossem sinônimos.
Contudo, você verá nesse artigo que cada uma exerce um papel diferente e fundamental dentro da empresa.
Aliás, é muito importante que a empresa tenha consciência dessas diferenças para que os processos sejam elaborados corretamente e haja maior eficiência — além de melhorar a relação com colaboradores.
Então, continue lendo para entender de uma vez por todas as diferenças entre as duas áreas!
O que é Departamento Pessoal e Recursos Humanos?
Antes de mais nada, é importante entendermos cada área separada. Assim, vamos conseguir visualizar melhor suas diferenças e como elas se complementam dentro da empresa.
Departamento Pessoal
Podemos resumir o Departamento Pessoal como sendo o setor responsável pelo controle e processos burocráticos.
Isso porque o DP lida diretamente com as atividades administrativas que envolvem a gestão de funcionários. Nesse sentido, o setor visa garantir o controle e a organização, também assegurando o cumprimento das leis trabalhistas.
Portanto, vemos que o Departamento Pessoal tem importância fundamental para a empresa evitar processos e multas. Assim como o setor é responsável por garantir o correto andamento dos processos administrativos.
As principais atribuições do setor são:
- Gestão de documentos;
- Processos de registro de novos trabalhadores;
- Gestão das licenças e férias;
- Folha de pagamento;
- Interface com as autoridades trabalhistas;
- Controle de folha de ponto;
- Demissões e seus processos;
- Pagamento de salários e benefícios;
- Encargos trabalhistas; entre outros.
Em grandes corporações, onde há muitos funcionários para lidar, o setor de Departamento Pessoal pode ser dividido em três partes:
- Admissão: lida com toda a parte de registro de novos funcionários;
- Compensação: responsável por apurar a jornada de trabalho, folha de pagamento, licenças, férias e outros;
- Demissão: gestão dos processos de desligamento, como termo rescisório, cálculo das verbas rescisórias, entrevista de desligamento e baixa nos registros.
Enfim, além de evitar multas e processos trabalhistas, o DP também impacta na relação entre empresa e funcionário. Afinal, a concessão de licenças/férias ou problemas no pagamento de salário são situações comuns de conflitos na relação trabalhista.
Então, um Departamento Pessoal bem organizado é fundamental. Dessa forma a empresa garante que seus empregados estão sendo pagos corretamente e as leis sendo cumpridas.
Recursos Humanos
O Departamento Pessoal possui diversas funções, e o que sobrou para o RH? Para esse departamento sobra a gestão do capital humano da empresa. Isto é, responsável pela relação entre empresa e funcionário, buscando garantir um relacionamento saudável e produtivo.
Então, o Recursos Humanos fica responsável por:
- Treinamentos e desenvolvimento profissional;
- Recrutamento e seleção;
- Triagem de currículos;
- Planejamento de cargos;
- Estratégias de motivação;
- Onboarding de novos colaboradores;
- Avaliação de desempenho;
- Cultura organizacional;
- Retenção de talentos;
- Estabelecimento de estratégias de remuneração e plano de carreira; entre outros.
Dessa forma, vemos que o RH tem seu foco no bem-estar, captação e retenção de talentos. Assim, o RH assegura que a equipe esteja entregando o máximo de resultados de forma sustentável.
Na empresa pode ter apenas um dos dois setores?
Podemos observar que o Departamento Pessoal e Recursos Humanos tem funções bem distintas. Então, será que sua empresa pode ter apenas um ou outro?
Sem bem claro: nunca haverá uma empresa que tenha funcionários e tenha só RH ou só DP.
O motivo é simples: toda empresa com funcionários precisa cumprir com a legislação e terá os processos administrativos (admissão, compensação e demissão). Porém, perceba que para ter o funcionário você precisou planejar a remuneração, o cargo, recrutar, selecionar e integrar ele na empresa — funções do RH.
De fato, em empresas menores é comum que não haja essa separação organizacional. Afinal, em pequenas e médias empresas (PME) quem lida com RH costuma ser o próprio dono e ele só coloca um funcionário para lidar com os processos do Departamento Pessoal.
Ainda assim, vemos que tanto o Departamento Pessoal quanto o Recursos Humanos acontecem na empresa de todo modo.
Portanto, podemos entender que as duas áreas são complementares. Enquanto uma garante a organização e regularidade com as leis, a outra assegura o bem-estar das pessoas e a entrega de resultados.
Quais os problemas de confundir Departamento pessoal com Recursos Humanos?
Em grandes corporações pode acontecer problemas devido à confusão de responsabilidades e processos ineficazes.
Entretanto, nas PMEs não haverá grandes complicações. De fato, todas as funções que comentamos dos departamentos serão executadas de modo natural, pois sempre serão necessárias quando a empresa tiver funcionários — mesmo que ela faça essas atividades sem separação hierárquica.
Voltando ao exemplo, é comum que o RH fique por conta do dono da pequena empresa. Afinal, será ele quem determinará o cargo, remuneração e muitas vezes será responsável pela entrevista.
Enquanto os processos burocráticos de registros, controles de jornada de trabalho e outros processos do Departamento Pessoal são delegados a um funcionário dedicado a isso.
Enfim, o problema irá surgir quando a empresa crescer e o dono deixar de lidar com as funções de RH.
Assim, caso não haja distinção entre Departamento Pessoal e RH vai ser natural que os funcionários se confundem em suas responsabilidades. Além de que, a falta divisão de tarefas poderá resultar em queda de produtividade.
Nesse sentido, o ideal é ter um funcionário focado em garantir os controles e registros corretos. Enquanto outro foca em atividades estratégias de gestão de pessoas para extrair o máximo de potencial.
Aliás, as características comportamentais de um profissional de Departamento Pessoal e de Recursos Humanos são diferentes. O DP é atencioso e organizado nos processos administrativos. Já no RH podemos dizer que precisamos de criatividade para termos ações eficazes de atração e retenção dos talentos.
Enfim, qual a diferença entre DP e RH?
Em suma, a diferença entre as duas áreas:
- Departamento Pessoal: responsável por processos administrativos-burocráticos, como gestão de pagamentos, registros de colaboradores, controle de ponto e demissões.
- Recursos Humanos: lida com a gestão do capital humano, envolvendo avaliações de desempenho, capacitação, motivação, e aquisição de novos talentos.
Aliás, nada adianta um RH e DP muito bem organizado se a equipe da empresa não for bem formada. Por isso, preparamos um eBook gratuito de Recrutamento e Seleção para você aprender a como contratar os melhores profissionais de forma eficiente. Clique aqui para baixar!