O que é hunting e qual sua importância no recrutamento da sua empresa?
A busca por profissionais qualificados e alinhados a cultura organizacional da empresa pode ser um grande desafio, especialmente ao buscar colaboradores para posições estratégicas e de liderança. Para ajudar as organizações a contornar essa dificuldade surgiu um processo chamado hunting, que assumiu um espaço de grande importância no recrutamento das companhias.
Usando da agilidade, sigilo e conhecimento, os headhunters, como são chamados os profissionais especialistas em hunting, conseguem auxiliar em buscas que antes poderiam levar um longo tempo e ter um alto custo. Neste artigo, explicaremos qual a importância desse processo, como ele funciona e quais os benefícios para a sua empresa. Confira!
O que é hunting?
O termo hunting é uma palavra oriunda do inglês e pode ser traduzida como “caçando”. Sua função é justamente a de “caçar” profissionais que se encaixem em determinada função ou plano da empresa, aumentando as chances de sucesso duradouro na parceria que se formar entre colaborador e empregador.
O papel do processo de hunting é caçar os melhores profissionais do mercado, mesmo aqueles que não estão em busca de uma realocação profissional no momento. Para isso, é necessário conhecimento, atenção aos detalhes e contatos estratégicos. Algo que torna o recrutamento mais detalhado e também com maior taxa de sucesso.
Quais os benefícios de se aplicar o hunting?
Um dos principais motivos para o surgimento do hunting é necessidade de encontrar os profissionais certos para posições estratégicas e de liderança. Entretanto, esse não é único uso dessa técnica, e a diversidade de benefícios que ela consegue oferecer é a prova disso. A seguir trouxemos os principais deles. Confira!
Contratações mais acertadas
Uma das características principais do processo de hunting é a análise criteriosa e detalhada dos candidatos. Isso significa que, ao buscar por profissionais, o headhunter considera atenciosamente as expectativas da empresa, procurando por indivíduos capazes de apresentar as habilidades, resultados e características necessárias.
No entanto, não é apenas os desejos da empresa que são levados em conta. Ao pesquisar e abordar profissionais, as expectativas e objetivos desses indivíduos também são consideradas. Esse é um ponto fundamental, pois ambos devem ter visões alinhadas, fazendo com que as expectativas consigam ser complementares. Tornando, assim, cada contratação muito mais acertada.
Construção de times com fit cultural alinhado
Um dos maiores desafios das empresas atuais é conseguir encontrar colaboradores alinhados a sua cultura organizacional, processos e visão de carreira. Algo que é importante já quê, ao conseguir fazer isso, é possível diminuir a taxa de turnover e de absenteísmo, além de aumentar a qualidade das atividades e a produtividade das equipes.
Sendo uma técnica de recrutamento que analisa minuciosamente cada candidato, buscando mais do que apenas habilidades e competências, o hunting consegue selecionar profissionais alinhados ao fit cultural de cada empresa. Ao fazer isso a construção das equipes se eleva em qualidade, produtividade e conexão.
Agilidade no fechamento de vagas
Ainda que demande estudo e cuidado em cada etapa, o hunting acaba sendo um processo consideravelmente mais curto do que um recrutamento convencional. Isso porque, os profissionais especialistas nesta técnica possuem a expertise necessária para identificar, atrair e selecionar o profissional de maneira muito mais ágil.
A demora em ocupar uma função após a saída de um colaborador é bastante prejudicial, especialmente em casos de lideranças e cargos estratégicos. Por isso, a capacidade de encontrar e contratar o profissional certo em um curto período é algo benefício, que torna o uso do hunting em algo essencial.
Recrutamento bem-sucedido
Não é incomum que o Recursos Humanos se engaje por semanas e meses na busca de profissionais. E que acabem vendo seus esforços frustrados ao que os candidatos escolhidos acabem desistindo perto do fim do processo ou pouco depois de serem contratados.
Essa é uma possibilidade comum na vida cotidiana desses profissionais, mas que se torna bastante preocupante quando é preciso encontrar candidatos para cargos de gestão ou executivos. Além disso, esses são justamente os cargos mais difíceis de serem ocupados, já que a maioria dos melhores profissionais não estão em busca de uma mudança. Algo que é contornado com o hunting.
Redução de gastos
Como dissemos anteriormente, um dos benefícios do hunting é a capacidade de encontrar o profissional certo dentro de um período muito mais curto que o convencional. Isso faz com que o custo do processo de recrutamento seja consideravelmente menor, ao mesmo tempo em que sua qualidade será maior.
Além disso, quanto mais demorado for o tempo para contratação de novos funcionários, maior será o atraso na entrega de resultados. A sobrecarga sobre os outros colaboradores é outro ponto de atenção, assim como a necessidade de horas extras e outros inconvenientes semelhantes. Todos problemas que serão minimizados com o uso do hunting.
Quem é responsável por realizar o hunting?
Em geral, o hunting é realizado por um profissional especialista no processo, chamado de headhunter, ou por um consultor que tenha vasto conhecimento nessa técnica. Eles utilizam do seu networking para desenvolver uma rede de contatos em diferentes segmentos, o que torna mais fácil monitorar e identificar os candidatos certos a cada vaga.
Por estarem presentes em diferentes empresas, sempre buscando se atualizar quanto a tendências do mercado e habilidades necessárias aos profissionais, eles conseguem fazer uma abordagem mais assertiva e eficiente. Além disso, possuem técnicas específicas para conseguirem sondar até mesmo profissionais que estejam empregados.
Qual a diferença entre o hunting e o recrutamento convencional?
Citamos em alguns pontos sobre o trabalho de recrutamento convencional, e é importante entender quais as diferenças entre ele e o hunting. O trabalho de Recrutamento e Seleção que acontece diariamente nas empresas é essencial, e não deve ser ignorado. Entretanto, seu desenvolvimento costuma ser passivo, algo contrastante com a caçada.
Normalmente o recrutador desenvolve a descrição da vaga e a divulga no site da empresa, redes sociais ou mesmo em classificados de vagas. O networking também está presente, mas o posicionamento do profissional costuma ser o de espera enquanto os currículos chegam até ele e possa dar início a análise seleção entre os candidatos.
Já no processo de hunting existe um envolvimento ativo, onde o profissional utiliza dos seus contatos e canais específicos para caçar os colaboradores mais adequados. Sua busca não se limita apenas aqueles que já estão a procura de emprego, mas também monitora os que estão empregados, e que graças as suas habilidades são profissionais de interesse no recebimento de propostas.
As etapas de um processo de seleção feito através do hunting:
Agora que já sabe a importância do processo de hunting, e quais os seus principais benefícios, chegou o momento de entender quais as suas etapas. A seguir explicaremos os principais pontos dessa técnica, de forma que fique mais fácil compreender seu funcionamento e como ela pode ajudar no recrutamento da sua empresa. Confira!
Definição do perfil desejado para a vaga
O primeiro passo é a definição do perfil que a empresa espera que o profissional escolhido tenha. Essa etapa é feita entre o consultor ou headhunter junto a organização, e tanto membros do Recursos Humanos quanto de gestão e direção devem estar presentes.
Entre as informações que devem estar presentes está: apresentação da empresa e da sua cultura organizacional, habilidades comportamentais e técnicas desejáveis, experiências prévias necessárias, detalhamento das atividades exercidas na função e informações sobre remuneração e salário, quando possível.
Mapeamento do mercado
Para que uma empresa consiga adquirir os melhores profissionais é preciso oferecer condições que sejam atrativas. O mapeamento do mercado é um estudo feito para entender quais condições de trabalho, benefícios e remuneração as outras companhias estão oferecendo, e com isso usar essas informações para desenvolver sua própria proposta.
Essa é uma medida importante para conseguir atrair e manter os melhores profissionais, além de ser uma ação responsável para ajudar a manter a competitividade da empresa no mercado. Sua capacidade de oferecer boas condições aos colaboradores também auxilia na reputação e marca empregadora.
Busca e abordagem inicial
Definidas as informações, e realizado o mapeamento, chegou o momento de começar a caçada. Nesta fase do hunting, o profissional responsável irá efetuar uma busca inicial pelos candidatos e realizar uma abordagem informal para compreender se eles estão abertos a uma realocação profissional e se possuem as características esperadas para a vaga.
Nesse momento é colocado em prática a habilidade do headhunter. Em especial ao analisar e perceber se os profissionais possuem os elementos certos para se alinhar a cultura organizacional da empresa. Através de suas conclusões será feito uma lista de prioridades com aqueles que possuem maior chance de serem uma contratação acertada.
Conversa com os candidatos
Com sua lista de prioridades feita, chegou o momento de convidar os profissionais para uma conversa. Durante a troca realizada nesse momento, o objetivo do headhunter é entender quais são as experiências prévias desses indivíduos, e como elas podem ajudá-lo a se desenvolver na função para a qual está sendo sondado. Assim como, sua facilidade em se encaixar na cultura organizacional da empresa.
Outro ponto importante é a capacidade em demonstrar ao profissional que é benéfico realizar uma mudança profissional. O hunting deve mostrar ao indivíduo abordado que a mudança entre companhias lhe trará vantagens não apenas financeiras.
Apresentação dos finalistas para a empresa
Tendo conversado com os melhores candidatos e entendido quais deles se encaixam melhor a descrição da vaga e a empresa, chegou o momento de definir os finalistas do processo de hunting. Nesse momento, o consultor ou headhunter irá realizar uma apresentação para a organização e levar suas apurações.
É importante pontuar que a honestidade e objetividade são características essenciais durante a apresentação. Nela o especialista irá apresentar os pontos fortes e fracos de cada candidato, assim como pontos que ele demonstra ter a melhorar e soft skills que estão em seu repertório, e são importantes para o mercado atual.
Escolha do candidato e proposta final
A escolha do candidato final é mediada pelo especialista em hunting, mas feita pelos profissionais de Recursos Humanos, diretoria, gestores e demais membros relevantes da empresa. Para que a decisão seja tomada, uma série de elementos devem ser considerados, e uma proposta final deve ser estruturada.
Desenvolvida essa proposta será de responsabilidade do consultor ou headhunter levá-la ao profissional escolhido. Se aceita, estará então finalizado o processo central de hunting. Como vimos, essa caçada é significativamente diferente dos processos comuns de Recrutamento e Seleção.
Técnicas de hunting para agilizar o processo de seleção da sua empresa:
Como explicamos anteriormente, o hunting costuma ser conduzido por profissionais especialistas na área. Entretanto, caso queira aprender mais sobre suas técnicas, ou mesmo implementá-lo de alguma forma no RH da sua empresa, este tópico será de suma importância. Acompanhe!
Dê ênfase no networking
Muitos reconhecem a importância de desenvolver uma ampla rede de contatos, mas poucos conseguem extrair o potencial integral dela. Parte do que torna o processo de hunting tão eficaz e ágil é sua capacidade de desenvolver, manter e utilizar seu networking.
Por isso, se a ideia é utilizar técnicas de hunting dentro da sua empresa, é importante não apenas compreender este fato, mas também investir no seu desenvolvimento. Especialmente porque, ao buscar por vagas estratégicas, é preciso selecionar profissionais de alta confiabilidade.
Foque no segmento desejado
Especialistas em hunting que transitam por diferentes empresas costumam ter uma visão mais ampla do mercado, e acesso a diferentes profissionais. Entretanto, ao inserir esse processo no interior de sua organização, o ideal é focar nos indivíduos integrados ao seu segmento.
Isso facilitará fazer uma análise de suas competências, habilidades e necessidades. Além de diminuir o campo a ser pesquisado, monitorado e abordado. Dessa forma o alcance pode não ser tão amplo, mas o foco na segmentação dará maior especialidade.
Sempre acompanhe os candidatos
A falta de retorno aos candidatos pode gerar desinteresse e até desistência de muitos deles, o que demonstra a importância de monitorá-los de forma constante. Mantê-los informados sobre o processo de seleção é fundamental, tanto para zelar pela honestidade quanto para mantê-los conscientes de que ainda estão sendo considerados.
Dessa forma, caso eles estejam em busca de outras oportunidades ou sejam abordados por outras empresas, as chances da sua companhia perdê-lo será menor. Afinal, o profissional de interesse saberá que ainda possui chance de integrar sua equipe, e caso a proposta seja boa pode priorizá-la.
Expanda seus contatos
A segmentação do seu networking não significa que ele precisa ou deve ser restrito. Muito pelo contrário, é importante estar sempre em busca de expandir seus contatos, sempre prezando pela qualidade e manutenção das conexões.
Uma boa forma de fazer isso é, em casos onde tenha abordado um profissional com todas as características certas, mas que não tenha interesse na vaga atual, peça sugestões de outros profissionais. Indivíduos bem sucedidos em suas posições certamente terão contatos tão bons quanto, e utilizar disso é algo aceitável e até mesmo necessário.
Seja honesto
A honestidade é algo fundamental ao abordar um candidato a empresa. Vagas repletas de informações positivas podem levantar dúvidas quanto a serem boas demais, e com isso gerarem suspeitas sobre sua veracidade. Por isso, é importante ser o mais transparente possível, especialmente em tópicos relacionados a valores e exigências.
Outro item que vem sendo bastante observado por profissionais é descrições de vagas que listam uma série de benefícios, que, na prática, não os são. Isso gera desconforto e uma visão negativa da empresa, e deve ser revista com cuidado.
O ideal é deixar claro quais são os benefícios oferecidos, e se quiser sinalizar vantagens ligadas ao ambiente de trabalho crie um espaço separado com um nome mais de acordo, como “incentivos”.
Quem é o headhunter e qual sua função?
A tradução literal de headhunter é “caçador de cabeça”, e esse significado dá uma imagem clara de qual a sua função. Ele é um profissional especializado em encontrar indivíduos capazes de cumprir aos requisitos de uma empresa contratante, mais especificamente que possuam competências, habilidades e experiências certeiras para determinada função.
Em uma tradução livre, esse termo também pode ser entendido como “caçador de talentos”, e demonstra o papel desse profissional em uma busca ativa pelos melhores talentos do mercado de trabalho. Sua função se torna especialmente importante na atração de pessoas capazes de assumir posições estratégicas, especializadas e de liderança.
Esses são postos que causam grande impacto em uma equipe e empresa, e precisam ser assumidas por pessoas de confiança e competência. A capacidade de detectar candidatos de forma acertada é justamente a função do headhunter e do processo de hunting.
Qual a diferença entre jobhunter e headhunter?
Enquanto o headhunter é normalmente contratado por uma empresa, tendo em vista encontrar os melhores profissionais para determinada função, o jobhunter realiza justamente o oposto. A tradução literal do termo significa “caçador de trabalho”.
O jobhunter costuma ser contratado por um profissional para detectar as melhores oportunidades de emprego do mercado, de acordo com suas expectativas para a carreira e experiências. Entretanto, ele também pode ser admitido por empresas, normalmente quando elas optam por ajudar o profissional que está se desligando a conseguir um novo emprego.
Apesar de suas funções serem fundamentalmente opostas, a verdade é que ambos são complementares. Enquanto o headhunter tem acesso as melhores vagas, o jobhunter tem acesso aos melhores profissionais. Dessa forma sua conexão se torna proveitosa a ambos os lados.
Gostou do artigo de hoje? Esperamos ter sanado todas as suas dúvidas sobre esse processo tão importante para o recrutamento da sua empresa!
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